No cemitério de Elvas já se prepara o Dia de Finados

Assinala-se, na próxima quarta-feira, 2 de novembro, o Dia de Finados ou de Fiéis Defuntos, com as tradicionais cerimónias de homenagem a todos aqueles que já faleceram.

Por norma, em Elvas, bem como em todo o país, por estes dias, familiares e amigos procuram fazer uma limpeza mais profunda às campas dos seus entes queridos, depositando, depois, arranjos de flores.

No entanto, este domingo, dia 30, foram muitas as pessoas que já cumpriram esta tradição, como é o caso de Ana Rodrigues, de Elvas, que faz questão de deixar “tudo arrumado nas campas dos familiares. Todos os anos venho, mais que uma vez por ano, e é bom parcebermos que os nossos também têm pessoas vivas que lhe honrem a alma”.

José Romero, veio de Espanha até ao cemitério de Elvas onde tem sepultados o irmão, o pai e a mãe. “Venho aqui de vez em quando porque gosto de os vir visitar. Enquanto puder venho sempre limpar e trazer uma flores”.

Rosete é de Elvas e esteve esta manhã no cemitério para tratar da campa do seu filho: “sempre que posso venho e hoje é mesmo por descargo de consciência. A dor ainda é muito grande e depois de sair daqui ainda é maior”.

Já Maria Arlete sai do cemitério com sensação de “dever cumprido o que me deixa com um alívio muito grande”.

A tradição ainda é o que era e muitas são as pessoas que, nos dias que antecedem o Dia de Finados, ainda se deslocam aos cemitérios para cuidar das campas dos familiares.

De recordar que, na cidade, o Dia de Finados é assinalado na quarta-feira com missa na Igreja do Convento de São Francisco, no cemitério da cidade, ao meio-dia.

Também o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes recorda os sócios já falecidos, com uma cerimónia no Talhão do Núcleo, no cemitério municipal.