Multiusos de Arraiolos já tem mostra do Tapete, da Empada e de Gastronomia

A edição 21ª da Mostra Gastronómica e Feira do Tapete de Arraiolos e o 13º Festival da Empada foram inaugurados esta tarde de sexta-feira no Multiusos de Arraiolos, estendendo-se até ao próximo dia 6 de novembro.

A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, disse-nos que “durante 10 dias onde se reúne o que de melhor Arraiolos tem, a gastronomia,  o tapete, os vinhos e os produtos locais. Aliado a tudo isto há animação musical, desde o meio dia até à hora de encerrar pela noite dentro. Há sempre alguma coisa para fazer. Temos um espaço para as crianças, enquanto os pais podem estar a degustar a empada de Arraiolos”. Silvia Pinto garante que “estão reunidas as condições para se passarem bons momentos em Arraiolos”.

O programa tem todos os dias várias iniciativas e pode ser consultado aqui

 

Faleceu Fernando Falcato

Faleceu nesta sexta-feira, dia 28, cerca das 19 horas, Fernando Pires Falcato, no Hospital Santa Luzia de Elvas, onde se encontrava há nove dias, depois de uma indisposição.

Figura muito conhecida em Elvas, onde nasceu a 20 de dezembro de 1927. Trabalhou na fábrica da Sociedade Elvense de Tomate e, à noite, era operador da máquina de projeção do antigo Cine São Mateus e, na Esplanada Parque do Jardim Municipal de Elvas, durante 50 anos, para além de ser um fotógrafo amador muito apreciado.

Fundou, com um colega que se tornou seu sócio, a Casa das Chaves, na Rua da Aboboreira. Tornou-se um especialista a trabalhar com cofres, sendo muito requisitado na região, dadas as suas capacidades no ofício, onde se tornou um grande profissional na área.

Também foi funcionário na Foto Arte, localizada junto à Praça da República, e depois na Foto Marijú, ainda na Rua de Alcamim.

Deixa três filhos, sendo um deles o nosso colega Carlos Falcato, a quem endereçamos os mais sentidos pêsames, nesta hora difícil.

O corpo vai para o Complexo Funerário de Elvas, onde se realiza o velório, neste sábado às 15.30 horas. A celebração da palavra será às 10.30 horas de domingo.

Mini-piloto elvense termina prólogo da Baja em segundo lugar

O mini-piloto elvense Rafael Leonardo terminou esta de sexta-feira, dia 28, o prólogo da Baja de Portalegre como o 2° piloto mais rápido na classe, apenas a 0,5 milésimas do 1º classificado.

Amanhã, a partir das 12.30 horas, arranca de Ponte de Sôr até Portalegre onde terminará a prova.

Transalentejo Walking Festival tem percurso a pé em Monforte dia 6

O Transalentejo Walking Festival, o Festival de Caminhadas do Alentejo, passa, no próximo dia 6 de novembro, por Monforte.

A inscrição para a participação no percurso pedestre da Rota das Antas de Rabuje pode ser feita até dia 4, no Posto de Turismo de Monforte.

A concentração para a caminhada está marcada para as 10 horas, de dia 6 (domingo), na Praça da República.

Estátua de homenagem a José Megre inaugurada em Portalegre

A escultura de Homenagem a José Megre / Baja de Portalegre, da autoria do escultor Luís Félix, foi inaugurada ontem, quinta-feira, dia 28, na rotunda da EN246 em Portalegre.

A peça artística que agora marca uma das entradas da cidade consiste numa composição simbólica que junta o todo o terreno, motores, cidade, campo, a região e José Megre.

A homenagem ao criador da Baja e impulsionador de todo o terreno em Portugal, juntou à presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, o filho do homenageado, Tomás Megre, o presidente do Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, o sócio e fundador do Clube Aventura, Pedro Villas Boas e o escultor portalegrense Luís Félix.

Muitos portalegrenses assistiram à cerimónia juntamente com amigos e companheiros de José Megre, bem como amantes da modalidade.

BIOSTARV quer desenvolver biopesticida não tóxico e biodegradável

A II Conferência BIOSTARV, organizada pelo consórcio liderado pela Neovictus, decorreu no passado dia 7 de outubro, no Auditório Dr. Francisco Tomatas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre.

Este foi um evento científico com o propósito de divulgar os resultados obtidos até à data no projeto de desenvolvimento de um biopesticida alvo-específico, não tóxico para o ambiente e biodegradável.

O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, do diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Portalegre (IPP) e representantes do Instituto Nacional de Investigação Agrária – INIAV, do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, e da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Nota de imprensa:

“A pandemia causada pela COVID-19 e a guerra na Ucrânia evidenciou a Co-Promoção: fragilidade da segurança alimentar europeia, que aumentará com as proibições dos pesticidas utilizados atualmente e que entrarão em efeito ao longo desta década. Para combater esta calamidade em potencial, o European Green Deal propõe a Farm2Fork Strategy para desenvolver um sistema alimentar seguro, saudável e sustentável, protegendo a natureza.

A proposta do Projeto BIOSTARV está alinhada a esta visão, e o consórcio formado pela Neovictus, o Instituto Nacional de Investigação Agrária – INIAV, o Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, e a Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra tem o objetivo de desenvolver pelo menos um biopesticida não-tóxico e biodegradável inovador para o combate a três pragas relevantes da agricultura mediterrânica.

No dia 7 de outubro de 2022, no Auditório Dr. Francisco Tomatas, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre, foi realizada a “II Conferência BIOSTARV” para compartilhar os resultados obtidos nos primeiros 12 meses do Projeto BIOSTARV, os milestones alcançados, e foi tida uma discussão sobre o futuro da agricultura sustentável europeia.

O evento contou com a presença da Camara Municipal de Portalegre (CMP), do Politécnico de Portalegre (IPP), da Escola Superior Agraria de Elvas (ESAE) e do BioBIP, além de representantes e investigadores dos quatro co-promotores.

Na abertura do evento a Presidente da Câmara de Portalegre, Eng. Fermelinda Carvalho, que destacou a importância do Projeto BIOSTARV no contexto do Alentejo, constatando que “Projetos de investigação audaciosos que nos permitem sonhar com um futuro mais sustentável e acessível no sistema alimentar, a ciência para a agricultura é fundamental”.

O Professor Miguel Serafim, em representação do Politécnico de Portalegre (IPP), realçou a importância do vínculo entre a academia e a indústria e como este tem vindo a beneficiar ambas as partes, “O exemplo da Neovictus, em termos de instalação na nossa incubadora de empresas é claramente o exemplo de incubação física que nós queremos”.

O doutor João Transmontano, CEO da empresa Neovictus, deu início à programação científica com uma apresentação introdutória ao evento e ao Projeto BIOSTARV, apresentando o histórico da ciência por detrás do projeto e das ambições futuras para o mesmo.

Ao longo da manhã foram realizadas diversas palestras pelos grupos de investigação dos co-promotores do Projeto BIOSTARV.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária – INIAV, representado pela Dra. Márcia Santos, pela Dra. Fernanda Simões, e pelo Dr. Fernando Felizes, apresentou os temas “Contextualização do papel do INIAV no controlo/deteção de pragas”, “Apresentação da parte relativa da seleção de péptidos”, e “Criação de populações de insetos em laboratório e protocolos de ensaio”, respetivamente, onde destacaram a eficácia demonstrada pelo produto em desenvolvimento nos resultados preliminares contra as moscas, mais especificamente, a mosca do mediterrâneo.

Relativamente ao grupo do Centro de Engenharia Biológica, da Universidade do Minho, a apresentação dos seus resultados passou pelo tema da “Clonagem, expressão e produção de péptidos em leveduras”, realizado pela Doutora Lucília Domingues, e pelo tema do “Desenvolvimento do processo de produção da levedura”, apresentado pelo Doutor José Teixeira. A equipa da universidade do Minho realçou, assim, a importância da obtenção de sistemas de expressão mais adequados ao fabrico do novo produto, nomeadamente, leveduras que tenham a capacidade de o produzir em maior quantidade. Este sistema de expressão, em conjunto com a otimização do processo de fermentação, irá gerar um aumento do rendimento da produção.

Contámos também com a apresentação de resultados do grupo do Centro de Ecologia Funcional, do Dep. Ciências da Vida, da Universidade de Coimbra, sobre a avaliação de risco ambiental de produtos fitofarmacêuticos, onde foram apresentados os temas “Os contributos da investigação desenvolvida na Universidade de Coimbra” e “Resultados preliminares dos ensaios ecotoxicológicos com biopesticidas no âmbito do Projeto BIOSTARV”, realizados pelo Doutor Tiago Natal da Luz e pela Doutora Matilde Moreira Santos, respetivamente. Com base nestas apresentações podemos articular que o produto apresentou resultados promissores nos ensaios preliminares, principalmente na baixa toxicidade nas abelhas.

No encerramento do evento, o Doutor João Transmontano destacou que a proposta de desenvolvimento de um biopesticida, não tóxico e biodegradável inovador, tem potencial disruptivo num segmento dominado por produtos prejudiciais ao ambiente, e, que pode vir a revolucionar o combate a diferentes pragas abrindo caminho para a prática de uma agricultura mais sustentável.

Este projeto tem orçamento global elegível de 949.787,57 € e é cofinanciado em 633.048,37 € pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Sistema de Incentivos à I&DT, integrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiado no âmbito do Portugal 2020”.

[/shc_shortcode]

Rádio ELVAS na final da Taça de Honra da AFP

A final da Taça de Honra de seniores na Associação de Futebol de Portalegre (AFP) vai ser disputada entre Gavionenses e Mosteirense, em partida a ter lugar neste domingo, dia 30, às 15 horas, no Estádio Municipal do Crato. Após as três jornadas da fase de grupos desta prova, o Gavionenses venceu a Série A (à frente de “O Elvas” e Villa), enquanto o Mosteirense foi primeiro na Série B (seguido de Eléctrico e Gafetense).

A Rádio ELVAS, no domingo, 30 de outubro, entre as 15 e as 17 horas, vai transmitir o relato e a reportagem desta final, numa prova que começou a 9 de outubro e vai atribuir o primeiro de quatro títulos da AF de Portalegre.

O campeonato é disputado entre 6 de novembro e 19 de março; a Taça da Associação começa a 20 de novembro e tem a final marcada para 26 de março, no Estádio Municipal de Portalegre; e a Supertaça Comendador Rui Nabeiro é disputada a 2 de abril, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.

Barbaris Team de Barbacena com época positiva

A Barbaris Team de Barbacena recebeu 28 troféus, relativos à época de Atletismo que agora finda, na Gala de entrega de prémios da Associação de Atletismo do distrito de Portalegre, que decorreu no passado fim-de-semana, na Quinta das Argamassas em Campo Maior.

Apesar de ter tido uma época complicada, em que ficou infetada com Covid-19 por duas vezes, Cláudia Batuca (na foto), conseguiu atingir os seus objetivo e vencer, na geral, o circuito de trail curto e o circuito de estrada: “não é fácil, dedico-me muito. Chego a levantar-me às seis da manhã para treinar e volto a treinar às 19 horas mas eu gosto muito de correr”.

Manuel Braçadas (na foto), membro da associação, refere que “a maioria dos atletas pratica trail, havendo também a modalidade de atletismo e caminhada”.

A época desportiva contou com mais de 400 atletas, de 20 equipas de todo o distrito, e a equipa de Barbacena  sagrou-se campeã distrital de trails longos, vice campeã de trails curtos e alcançou o 3º lugar no circuito de estrada e corta matos.

Saiba como evitar burlas com créditos online

Já todos ouvimos falar de alguém que foi burlado num esquema de créditos que alegam ser fáceis e rápidos. A pensar nisso, apresentamos este guia para que saiba identificar possíveis situações em que possa estar a ser vítima de uma burla.

A situação financeira de muitos portugueses têm-se vindo a agravar desde 2020 com o surgimento da pandemia. A juntar a isso temos os custos de vida cada vez mais elevados devido à inflação que se faz sentir. Sabendo disso, são muitos aqueles que vêem no crédito – seja ele através de financiamento imediato ou cartões de crédito – uma solução rápida para obter alguma folga.

O Banco de Portugal alerta frequentemente para entidades não autorizadas a exercer atividades de foro financeiro ou credor, em Portugal, publicando uma lista disponível a todos para consulta.

No entanto, este tipo de negócios ilícitos continuam a surgir nas caixas de correio em forma de panfletos, através de telefonemas e especialmente nas redes sociais e outros locais da Internet, tentando tirar partido daqueles que se encontram desesperados por uma solução para a sua situação financeira precária.

No artigo de hoje, deixamos uma lista de situações às quais deverá estar atento quando pensar em pedir um crédito online na hora, através da internet.

Presença Inexistente nas Redes Sociais

Hoje em dia é muito pouco provável que uma empresa séria não tenha um perfil ativo nas principais redes sociais, pois este é um dos canais onde devem estar para atrair clientes. É também uma forma de transmitir uma “voz” mais humana pelo que, se procurar pela entidade à qual está a considerar pedir um crédito e não a encontrar nas redes sociais, deverá ver isto como um sinal de alerta.

Muitos destes esquemas fraudulentos evitam a presença online para prevenir que clientes burlados venham a público e os identifiquem através de comentários e publicações.

Ausência de Feedback Positivo

Muitos são os consumidores que procuram por referências positivas das empresas com quem pretendem interagir como forma de validação da experiência que outros possam já ter tido com a entidade em questão.

Ora, ao fazer uma rápida pesquisa, deverá rapidamente encontrar testemunhos, referências da empresa em blogs, meios de comunicação social e até mesmo, nas redes sociais.

Se, no entanto, não consegue encontrar feedback positivo sobre a empresa, está aqui outro sinal de alerta que não deverá ignorar.

Possui um Apartado ao Invés de uma Morada Real

Utilizar um apartado é uma forma eficaz de evitar que a sua morada real seja conhecida. Apesar dos apartados serem totalmente legais, as empresas fidedignas não têm por hábito utilizá-los pois também não tem qualquer problema em que a sua morada real seja conhecida pelos seus clientes.

Pense assim: se não é possível bater-lhes à porta, se calhar é porque eles não querem que lhes batam à porta.

Prometem o Que Não Podem Garantir

As entidades que intermediam pedidos de crédito não são as instituições credoras que lhe irão emprestar o montante que pediu. Estas entidades apenas servem de ponte entre o cliente e a instituição bancária de forma a facilitar o processo de aprovação de crédito.

Por isso, desconfie sempre quando lhe prometerem crédito aprovado em menos de poucas horas ou dias. A única coisa que lhe deverão prometer é celeridade e profissionalismo em fazer chegar o seu pedido de crédito à entidade credora certa para si.

Garantem Conseguir-lhe Crédito Mesmo Se Estiver Na Lista Negra do BdP

Aqui não há margem para dúvidas possível. Se o seu nome está reportado na lista do Banco de Portugal como “mau devedor”, as instituições financeiras estão legalmente impedidas de lhe dar acesso a qualquer forma de crédito.

Estas são as nossas principais dicas para que possa evitar ser vítima de burla com o seu pedido de crédito, mas não se esqueça: confie no seu instinto. Geralmente, está certo.

 

 

Câmara aprova projeto de 60 fogos na Quinta dos Arcos

A Câmara Municipal de Elvas aprovou a proposta de revisão dos projetos de execução de arquitetura e especialidades para a construção de habitação a custos controlados, em sessão do executivo realizada nesta quarta-feira, dia 26, no Jardim de Infância do Revoltilho, em Elvas. A proposta respeita ao projeto de construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos, num total de 24 T2 e 36 T3, num investimento de cerca de cinco milhões e meio de euros.

Os eleitos aprovaram as normas de acesso aos carrosséis e normas de participação na Feira de Natal, inserida na programação da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, a decorrer em dezembro e janeiro próximos.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Aprovada a proposta de comemoração da quadra natalícia de todos os funcionários da Câmara Municipal de Elvas, que contempla um jantar de Natal para funcionários, colaboradores e aposentados, assim como a oferta de prendas aos filhos dos funcionários.

O executivo aprovou a receção ao professor. Aprovada a proposta de alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, respeitante aos critérios de inscrição para o programa de Ocupação Municipal Temporária Solidária (OMTS), assim como o pagamento de dívidas de refeições fracionado.

Os eleitos aprovaram a aceitação de estágios curriculares no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas, do 12º ano, da Escola Secundária D. Sancho II em Elvas, a realizar nos equipamentos municipais.

Aprovado o protocolo a estabelecer entre a Fundação La Caixa e a Câmara Municipal de Elvas – Mecenas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e o apoio financeiro, do Turismo de Portugal, ao Projeto “15 Anos de MACE: Aqui Somos Rede” do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

Aprovadas as cedências seguintes: da sala de exposições temporárias da Casa da Cultura à Fundación Caja Badajoz para exposição fotográfica “Visitas a Pascualete”; de transporte para o Rugby Clube de Elvas; e do Castelo de Elvas e Forte da Graça para o V Trail Elvas Património Mundial. Atribuídos apoios à Sociedade de Instrução e Recreio e APARSIN.

[/shc_shortcode]

Após infortúnio, Bombeiros de Fornos de Algodres recebem donativo da Delta

Os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, através das suas redes sociais, agradeceram publicamente ao Grupo Nabeiro e à Delta Cafés, na pessoa do comendador Rui Nabeiro, o seu donativo, depois de a 1 de julho, no combate às chamas, no concelho da Guarda, terem visto arder um dos seus veículos de combate a incêndios.

Enaltecendo “o gesto de altruísmo e de responsabilidade social, para com esta causa”, por parte do Grupo Nabeiro, os Bombeiros de Fornos de Algodres garantem sentir, desde do dia do infortúnio, “uma onda de solidariedade proveniente de instituições, associações, empresas e cidadãos (alguns de forma anónima), que cientes das dificuldades de substituição dessa viatura”, têm ajudado de alguma forma.

“Dado que os Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres são particularmente sensíveis a todos os gestos de solidariedade que lhes permitam prosseguir a sua missão junto da comunidade, principalmente em alturas adversas como esta, iremos agradecer publicamente às Instituições, Associações e Empresas que nos ajudaram. Esperamos não nos esquecer de ninguém. Se tal acontecer, solicitamos que ao invés de nos penalizarem, nos perdoem e nos contactem para retificarmos esse esquecimento”, lê-se na referida publicação.

“A todos os cidadãos que também nos têm ajudado, quer por donativo, quer por participação e ajuda nas diversas iniciativas de angariação de fundos o nosso sincero bem-haja”, lê-se ainda na página de Facebook da Associação Humanitária.

O “melhor do concelho” até dia 6 em Arraiolos

A edição deste ano da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada, decorre entre esta sexta-feira, 28 de outubro, e o próximo dia 6 de novembro, no Arraiolos Multiusos. A inauguração do certame está marcada para hoje, às 19 horas.

Recordando que nos dois últimos anos não foi possível realizar o evento, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, garante que, no decorrer desta semana, “o melhor do concelho”, em torno de empresários e produtores locais, volta a ganhar o seu destaque.  Esta é já “uma marca que distingue Arraiolos de outras iniciativas que acontecem pelo país, a nível de gastronomia”. O evento acaba por ir de encontro a um dos grandes objetivos do município: “implementar a economia local e demostrar, a quem visita o concelho, aquilo que há de melhor em Arraiolos”.

No decorrer do evento, a Câmara procura promover o fabrico de produtos próprios de Arraiolos. Nesse sentido, para a edição deste ano, foi preparada uma nova iniciativa, “Conversas à Mesa”. Os temas a abordar serão variados, sendo que Sílvia Pinto destaca “a importância da valorização dos produtos locais, dos registos de marca, da alimentação saudável na gastronomia alentejana”, para além de uma conversa sobre os vinhos de Arraiolos e aquilo os distingue dos restantes, com uma degustação associada.

Quando questionada relativamente ao número de expositores em relação às edições anteriores, a presidente da Câmara adianta que “em termos de produtos locais são sensivelmente os mesmos”, ainda que haja uma redução a nível, apenas, da participação do número de restaurantes. Por outro lado, os produtores da empada de Arraiolos terão uma elevada participação no certame.

O evento contará com a participação de várias pastelarias, adegas, produtores de Tapetes de Arraiolos e artesãos. Haverá ainda um espaço dedicado aos mais novos e muita animação com Cante Alentejano e vários artistas.

CNT volta a ser habitat para centenas de exemplares na Ibero Aves

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas volta a ser o habitat, até domingo, 30 de outubro, de várias centenas de exemplares de aves, na sexta edição da Ibero Aves, organizada pela Associação Ornitológica de Elvas.

“Vários tipos de canários, exóticos domésticos, pirequitos ondulados e agapornis roseicolli”, revela o vice-presidente da Associação Ornitológica, José Onofre, são apenas algumas da espécies, muitas delas premiadas, que poderão ser apreciadas no decorrer do evento. “A julgamento tivemos 456 aves e cada ave tem uma pontuação até 95 pontos”, adianta.

Cor, plumagem e a posição da ave, no momento da exposição, explica José Onofre, são alguns dos critérios usados no momento da avaliação. Tendo em conta a participação de vários expositores espanhóis, o vice-presidente da associação tem esperança que o certame possa ser visitado por muita gente, no decorrer, sobretudo, do fim de semana, até porque “as vendas vão ser fracas”.

Este ano, e pela primeira vez, associa-se a este evento a Associação de Criadores de Aves de Capoeira (ACLAC), com a primeira ElvAves – d’Aves de Capoeira.

O evento decorre amanhã, entre as 10 e as 19 horas, à mesma hora em que encerra portas hoje. No domingo, a Ibero Aves termina pelas 13 horas.

Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza peditório anual

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre entre 28 de outubro e 1 de novembro. Desenvolvido anualmente e em contexto de voluntariado, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro representa, não só, a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito da sua missão.

No ano de 2021, “a Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibilizou mais de um milhão e 500 mil euros para medicamentos, próteses, transporte, consultas e alimentação de doentes carenciados. Foram feitas, nas nossas unidades de rastreio, 356 mil mamografias, foram aprovadas bolsas de investigação no valor de 328 mil euros e tivemos ainda mais de 12 mil consultas gratuitas de psico-oncologia”, de acordo com Eduarda Pécurto, responsável pelo grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Por outro lado, “a Liga continua a realizar ações junto das escolas para abordar, com as acrianças e jovens, temáticas relacionadas com o cancro”.

Mais uma vez, este peditório nacional é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, que apela ao voluntariado pontual no peditório, com o objetivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

EHT Portalegre promove formação de Cozinha e Restaurante

A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre vai arrancar com novas propostas formativas, desta vez para as áreas de Cozinha e de Restaurante, com o objetivo de promover a melhoria das competências dos profissionais do setor, mas, também, do público em geral.

Atenta às necessidades de formação de ativos na área da restauração e bebidas e cumprindo a sua função de instituição de referência na qualificação de profissionais de hotelaria e restauração, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre avança, no presente ano letivo, com Cursos Modulares de Cozinha e Restaurante.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Com inicio previsto para o mês de novembro e integrado no Programa de Formação + Próxima, em articulação com os municípios protocolados com o Turismo de Portugal, o Curso Modular de Cozinha e o Curso Modular de Restaurante, compostos por 3 unidades de formação de curta duração (UFCD) devidamente certificadas, constituirão um percurso formativo dirigido não apenas aos profissionais do setor que pretendam melhorar as suas competências técnicas e profissionais, mas também ao público em geral que pretenda melhorar o seu conhecimento sobre o setor e tenha um primeiro contacto com o mundo profissional da cozinha e da restauração e bebidas.

Em articulação com o Centro Qualifica da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, a frequência das Unidades de Formação de Curta Duração possibilita o acesso à certificação profissional de nível 4 do Catálogo Nacional de Qualificações, como Técnico de Cozinha/Pastelaria e/ou Técnico de Restaurante/Bar. O protocolo com o Centro Qualifica mencionado possibilita, ainda, a certificação escolar do 12º ano de escolaridade, mediante processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre procura estar atenta às necessidades do setor do Turismo e, a partir do momento em que as mesmas estão identificadas, desenvolver uma série de soluções formativas que respondam a essas mesmas necessidades. A criação destes cursos modulares é uma dessas respostas que, no caso, resulta de um trabalho de parceria com os municípios do Alentejo e com os centros Qualifica”, explicou a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.

[/shc_shortcode]

Papelaria Juanito vende 1º prémio da Lotaria

Papelaria do Juanito, nos cantos da Carreira, em Elvas, vendeu o primeiro prémio da Lotaria Clássica, na extratação 43/2022 de 24 de outubro.

O primeiro prémio saiu ao número 16.527 como mostramos na foto do lado. Um dos cliente da casa comprou um décimo do bilhete, a que coube 60 mil euros.

Junta da Expectação atribui dez bolsas de estudo a alunos do Superior

As candidaturas às bolsas de estudo, destinadas aos alunos do Ensino Superior, da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, encontram-se abertas até ao último dia deste mês.

Ao todo, revela o presidente da junta, Hugo Milton, serão entregues dez bolsas, sendo que, “a situação financeira dos pais” será um dos parâmetros a ter em conta, e que será “melhor estudado”, na atribuição deste “importante apoio”. “As bolsas, já no ano passado, foram muito bem elaboradas e debatidas, para que não haja aqui uma injustiça”, comenta.

“Posso agradecer ao meio em que vivemos, porque muitas vezes as coisas que estão declaradas não correspondem à realidade da situação financeira dos pais. Ninguém vê a carteira de ninguém, nem conta o dinheiro de ninguém, mas nestas situações é bom conhecermos o povo e fazer uma melhor apreciação sobre isso”, acrescenta Hugo Milton.

Com o objetivo de ajudar “quem mais necessita”, adianta o presidente, quem já recebe outras bolsas não terá direito à junta de freguesia. O número de irmãos é outro dos parâmetros a ter em conta na avaliação das candidaturas.

Ao todo, estas bolsas representam um valor total de 800 euros para cada um dos dez estudantes contemplados, sendo que, os alunos recebem 80 euros, durante dez meses. “Isto é uma mais-valia para Campo Maior, para os jovens e para os pais, que, ao final do mês, têm este apoio, que é sempre bem-vindo”, diz ainda Hugo Milton.

Até segunda-feira, 31 de outubro, ao final do dia, os pais dos alunos interessados neste apoio, devem dirigir-se à junta de freguesia, para preencher os documentos necessários, com vista a formalizar a candidatura.

Os resultados destas candidaturas só serão conhecidos depois de revelados os contemplados com as bolsas atribuídas pela Câmara Municipal de Campo Maior.

Receção ao professor junta mais de 200 docentes do concelho de Elvas

Mais de 200 professores dos estabelecimentos de ensino público e privado do concelho de Elvas juntaram-se na noite de ontem, quinta-feira, 27 de outubro, no Centro de Negócios Transfronteiriço, para o jantar de receção ao professor promovido pelo Município.

Segundo divulga o Município de Elvas, na saudação aos presentes, José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal, deixou palavras de apreço para com a classe docente, destacando os professores que se encontram deslocados das suas zonas de residência, “que em alguns casos têm de fazer centenas de quilómetros para ir passar os fins-de-semana a suas casas”.

O autarca destacou o facto de “o concelho estar devidamente equipado com infraestruturas e recursos humanos, desde os professores aos auxiliares e pessoal administrativo”. Rondão Almeida deixou ainda um reparo ao poder central por não compensar com as devidas dotações financeiras as competências transferidas para as autarquias no setor do ensino.

Duas docentes que integram o executivo municipal, a vice-presidente Anabela Cartas e a vereadora Paula Calado, saudaram os colegas e manifestaram as disponibilidades pessoal e da autarquia para colaborar.

O serão terminou com animação pelo Grupo das Roncas da associação Arkus, na sua versão dedicada à música tradicional do Alentejo.

Fonte: Município de Elvas

Iberoaves no CNT de Elvas de sexta-feira a domingo

A sexta edição da Iberoaves, promovida pela Associação Ornitológica de Elvas, decorre entre hoje e domingo, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), em Elvas.

A abertura da mostra está marcada para as dez horas desta sexta-feira, dia 28.

A exposição decorre, na sexta-feira e sábado, das 10 às 19 horas e, no domingo, das 10 às 13 horas.

Blindados a rolar no Museu Militar de Elvas

O Museu Militar de Elvas, no âmbito das comemorações do seu 13º aniversário, promove amanhã, dia 29, um passeio em viaturas blindadas.

“Vamos ter a iniciativa blindados a rolar, ou seja, para todas as pessoa que queiram estar juntos das viaturas, conhecer a sua história e inclusive andar nos blindados”, referiu-nos o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas.

O primeiro passeio acontece às 10 horas e o segundo às 15 horas de sábado. De recordar que o Museu Militar de Elvas está a assinalar o seu 13º aniversário com diversas iniciativas, sendo a cerimónia oficial marcada para 8 de novembro (terça-feira).

Ministro da Saúde em Campo Maior em Encontro de Intervenção Precoce

O Coração Delta, a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, promove, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, quinta e sexta-feira, o XIV Encontro de Intervenção Precoce, no Centro Cultural de Campo Maior. O encerramento, no primeiro dia, estará a cargo do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Desenvolvimento Infantil: Um passo depois do outro” é o tema deste encontro que reúne especialistas, pais e educadores para analisar as condições de desenvolvimento das crianças, o seu crescimento pessoal e social bem como a necessidade de vigilância de crianças com risco de atraso no desenvolvimento.

A sessão de abertura é presidida por Luís Rosinha, presidente do Município de Campo Maior, Rita Nabeiro, presidente do XIV Encontro de Intervenção Precoce e Maria Inês Amparo, presidente do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

O primeiro painel “Intervenção Precoce: e depois?”, conta com a participação de duas mães com uma voz ativa neste assunto – Andreia Paes de Vasconcellos, autora do blog Tomás – my Special Baby e Andreia Neves dos Santos, autora do blog Autismo, bem como da mãe Vanessa Bicho e do psicólogo Eduardo Sá.

Os neuropediatras Frederico Duque e Rita Lopes Silva vão abordar o neurodesenvolvimento e o neuropediatra José Boavida Fernandes e o Professor Catedrático Carlos Neto a “Prática centrada no movimento”.

Para capacitar os cuidadores, Robin McWilliam, Professor, Special Education and Multiple Abilities Director, da Universidade do Alabama, e Marian Fuertes, Mestre em Intervenção Precoce, Doutorada em Psicologia e Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa, falarão da importância do seio familiar e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil.

No último dia do encontro estão agendados seis workshops. “Clown, Clown – Uma Metodologia de Sorrisos”; “Recusa Alimentar Infantil: prevenção e sinais de alerta”; “Mindfulness”, “Cuidar a Motricidade fina para evoluir em relação”; “Rotinas para famílias felizes” e “Recusa Alimentar Infantil: avaliação e intervenção em terapia da fala” têm participação aberta a todos os profissionais do setor e interessados nas temáticas.