“Sorri” exibido esta sexta-feira à noite no Auditório São Mateus

“Sorri”, para maiores de 16 anos, considerado um dos filmes mais assustadores do ano, é exibido esta sexta-feira, 28 de outubro, às 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Os bilhetes encontram-se à venda meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus, ou em ticketline.sapo.pt.

Sinopse do filme: “Depois de testemunhar um bizarro e traumático incidente envolvendo uma paciente, a Dra. Rose Cotter começa a viver momentos assustadores que não consegue explicar”.

Candidaturas a Bolsas do Ensino Superior até dia 31

As candidaturas para inscrição e renovação das bolsas de estudos para alunos do Ensino Superior, atribuídas pela Câmara Municipal de Elvas, estão a decorrer até dia 31 de outubro.

Os candidatos poderão fazer a sua candidatura após a formalização da matrícula junto da instituição de ensino superior que frequenta. No caso de não ser o primeiro ano, é necessário ter obtido aproveitamento no ano letivo anterior.

Para concorrer, os alunos têm que residir no concelho de Elvas; estar matriculado no ensino superior público, particular ou cooperativo; ter idade igual ou inferior a 25 anos; terem, no conjunto do agregado familiar, um rendimento anual ilíquido, per capita, igual ou inferior a 8962 euros; e ter obtido aproveitamento escolar no ano anterior (ter transitado de ano).

As candidaturas devem ser formalizadas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou no Balcão Virtual, em https://servicosonline.cm-elvas.pt/, entregando a documentação necessária para o efeito.

Torneio de Jogos de Tabuleiro domingo na Biblioteca de Borba

A Biblioteca Municipal de Borba vai organizar a sua 3ª sessão do Torneio de Jogos de Tabuleiro, no dia 30 de outubro, pelas 15.30 horas, no âmbito do seu plano de Atividades de Dinamização da Biblioteca para 2022, em cooperação com a RIBAC – Rede Intermunicipal de Biblioteca do Alentejo Central.

Este projeto visa a promoção do desenvolvimento das capacidades mentais e do convívio entre as diversas gerações, através da exercitação de Jogos de Tabuleiro presenciais.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Neste torneio será apurado um vencedor para a disputa da final distrital em Évora, para os participantes interessados. Porém, decorrerá em simultâneo uma sessão de Jogos de Tabuleiro para todos aqueles que não pretendam disputar o Torneio.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e deverão ser efetuadas na Biblioteca Municipal de Borba, através do endereço de email: biblioteca@cm-borba.pt, ou pelo telefone 268 891 630.

[/shc_shortcode]

Sport Arronches e Benfica retoma treinos de atletismo

Os treinos de atletismo do Sport Arronches e Benfica estão de regresso, já na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro.

As sessões de treino realizam-se todas as segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30, na pista do Estádio Municipal Francisco Palmeiro.

Os treinos são destinados a atletas com idade superior a seis anos.

Sessão de yoga no sábado no Forte da Graça

Depois de uma primeira sessão de yoga, no passado dia 15, no Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça é palco, este sábado, dia 29 de outubro, de uma segunda aula, conduzida por Tânia Melo, a diretora do centro Áshrama, em Elvas.

O início da atividade está marcado para as 16h30, sendo que a participação é gratuita, bastando aos interessados aparecer, levando roupa confortável e tapete de yoga.

De acordo com Tânia Melo, terminada uma sessão de yoga, os participantes vão sentir-se “mais leves, felizes e tranquilos”. “O objetivo do yoga é trazer-nos a nós, seres humanos, para o estado natural, aquele estado de pós-férias, quando estamos mais leves e parece que está tudo ótimo”, explica ainda.

A iniciativa é promovida pelo Município de Elvas e pelo Centro do Yoga Áshrama.

Viatura consumida pelas chamas em Elvas (c/vídeo)

Uma viatura ligeira de passageiros foi totalmente consumida pelas chamas, ao início da tarde desta quinta-feira, 27 de outubro, entre as Portas de Olivença e o Estádio Municipal, em Elvas.

O veículo circulava no sentido Portas-Estádio, quando o condutor foi surpreendido pelo incidente, sem que fosse possível evitar que o automóvel tivesse ardido por completo. Não há danos pessoais a registar.

No local, estão os Bombeiros Voluntários de Elvas e também a PSP.

O trânsito encontra-se cortado entre a rotunda do Combatente no Ultramar e as Portas de Olivença, pelo que, para entrar por estas portas, o acesso deve ser feito pela zona do Hospital de Santa Luzia.

O alerta para a ocorrência foi dado às 13.54 horas.

Aulas de Karaté em Monforte às segundas-feiras

O Clube de Artes Marciais do Alto Alentejo promove em Monforte, às segundas-feiras, desde o passado dia 19 de setembro, aulas de Karaté.

As aulas decorrem entre as 17h30 e as 18h20, no Pavilhão Municipal de Monforte. O instrutor é o sensei Gil Boné. As inscrições podem ser feitas no local.

Através destas aulas, destinadas a crianças a partir dos cinco anos, procura-se promover uma melhoria da condição física e psicológica, bem como da autoconfiança e autoestima, coordenação motora, defesa pessoal, disciplina, concentração, flexibilidade e coragem.

Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em Portugal

Rui Miguel Nabeiro, o CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, ocupa pela segunda vez consecutiva a primeira posição do ranking de líderes, segundo os resultados do estudo “Merco Empresas e Líderes” deste ano, sendo o líder com melhor reputação no território nacional.

O Merco é o monitor de referência que avalia a reputação das empresas e dos seus líderes. Esta é já a terceira edição em Portugal e são listadas as cem empresas e os cem líderes com melhor reputação em Portugal.

Europa Criativa apoia artistas em mobilidades e residências

A mobilidade, quer seja para fins de trabalho, estudos, investigação, coprodução ou participação num programa de residência ou de intercâmbio, faz parte da vida e da carreira dos artistas e dos profissionais da cultura. A mobilidade pode não ser apenas uma questão de escolha pessoal, mas também uma questão de sobrevivência profissional.

A Comissão Europeia, através do Programa Europa Criativa, “vai apoiar os artistas, quer individuais, quer em grupo, na viagem para outro país para aí realizarem as suas coproduções”, como nos referiu Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

A primeira fase de candidaturas decorre até Maio de 2023, no âmbito do programa Europa Criativa. O programa “Cultura Move Europa” para a mobilidade dos profissionais da cultura na Europa conta com um orçamento de 21 milhões de euros e deverá promover a mobilidade de 7000 artistas dentro e fora da UE através de dois tipos de ações: mobilidade individual e, a partir de 2023, residências artísticas.

O programa “Cultura Move Europa” é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Há 31 jogos na AF de Portalegre entre sábado e terça-feira

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre organiza 31 encontros, durante o fim de semana alargado, entre sábado, dia 29, e o feriado nacional de terça-feira, 1 de novembro. Destes desafios, 16 são de futebol e 15 de futsal, como descriminamos abaixo.

A Taça de Honra de seniores de futebol tem a final marcada para domingo, às 15 horas, no Crato, entre Gavionenses e Mosteirense.

O campeonato distrital de juvenis de futebol, fase única, tem quatro partidas no feriado de terça-feira: Estrela Verde – “Os Elvenses” (9.30 horas), Eléctrico – Portalegrense, Hispanoluso – Estrela Branco (ambos às 10.30 horas) e Campomaiorense – Fronteirense (15 horas).

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No campeonato distrital de iniciados de futebol, fase única, há três jogos no feriado de tarça-feira: “O Elvas” B – Campomaiorense (9.30 horas), Fronteirense B – Estrela (10.30 horas) e Portalegrense – Eléctrico (11.15 horas).

A competição informal de futebol de benjamins (sub-11), fase única tem quatro encontros no feriado de terça-feira: Arronches – Monfortense, Castelo de Vide – Covões (ambos às 10.30 horas), Campomaiorense – Eléctrico e “O Elvas” – Campomaiorense (estes dois às 11.15 horas).

Na competição informal de futebol de benjamins (sub-10), fase única, há quatro desafios no feriado de terça-feira às 10.30 horas: Estrela Verde – “O Elvas”, Hispanolusa – “Os Elvenses”, Nisa – Crato e Estrela Branco – Campomaiorense.

O campeonato distrital de seniores de futsal masculino, primeira fase, tem cinco partidas: Esperança – Avisenses, Belhó Raposeira – Alpalhão, Alter – Arenense (todos no sábado às 17 horas), Sousel – Degoladense (sábado às 18 horas) e Nisa Futsal – Casa do Benfica de Portalegre (terça-feira às 17 horas).

No campeonato distrital de futebol de seniores de futal femininos (com equipas dos distritos de Portalegre e Évora) há três jogos no domingo às 18 horas: São Cristóvão – Vendas Novas, Avisenses – Baronia e Eléctrico – A Planície.

O campeonato distrital de juvenis de futsal masculino, fase única, tem dois encontros no sábado às 10.30 horas: Belhó Raposeira – Avisenses e Sousel – Monfortense.

No campeonato distrital de infantis de futsal, fase única, há três desafios no domingo: Avisenses – Eléctrico B (10.30 horas), Eléctrico A – Monfortense e Montargilense – Sousel (ambos às 11.30 horas).

A competição informal de benjamins de futsal tem duas partidas no domingo às 10 horas: Montargilense – Eléctrico A e Elétrico B – Avisenses.

[/shc_shortcode]

Baja Portalegre tem um dos maiores números de participantes de sempre

A 36ª edição da Baja Portalegre está na estrada entre hoje, 27 de outubro, e sábado, dia 29. Esta é uma prova, que a contar para a Taça do Mundo da Federação Internacional de Automobilismo, tem também uma importância incontornável nos campeonatos nacionais de todo-o-terreno em autos e motos.

Desta feita, e segundo a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, a prova, com um percurso melhorado e com várias chegadas à cidade, conta com um dos maiores números de participantes de sempre. “Temos cerca de 650 participantes, mais de 425 equipas. É muita gente, mas temos tudo preparado”, garante.

“Temos muito mais chegadas a Portalegre, o que não aconteceu nas últimas edições, em que a prova – e era uma das queixas da região – se estava a afastar muito para outros concelhos e a ficar muito pouco em Portalegre”, revela Fermelinda Carvalho. A prova, diz ainda, “não pode fugir de Portalegre a tal ponto de ficar quase ausente do concelho”. “Isso eu não podia permitir e consegui, com autorização dos proprietários, que todos disseram que sim, quando lhes foi pedido que permitissem a passagem da prova nos seus terrenos”, acrescenta.

Com a prova, garante a autarca, serão “muitos milhares de pessoas” que, por estes dias, vão passar por Portalegre, sendo que os hotéis da região estão totalmente lotados. “As pessoas procuram alojamento até em Évora para assistir à prova”, assegura.

Esta noite, na Avenida da Liberdade, no centro de Portalegre, realiza-se a já habitual apresentação dos pilotos e das suas viaturas. Ainda hoje, pelas 17h30 será também inaugurada uma escultura de homenagem ao fundador da Baja Portalegre, José Megre. A inauguração da escultura, que ficará instalada na Rotunda José Megre, na Estrada Nacional 246, está marcada para as 17h30.

A competição propriamente dita arranca, amanhã de manhã, com o prólogo na Herdade das Coutadas, antes de um setor seletivo com 70 quilómetros cronometrados. No sábado, as motos, SSV e quads percorrem um setor único, com 335 quilómetros de extensão.

Vera Guelha quer lutar pela “igualdade entre homens e mulheres”

Vera Guelha (na foto) tomou posse, nesta quarta-feira, dia 27, como presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas das Mulheres Socialistas, Igualdade e Direitos.

Vera Guelha decidiu aceitar este desafio “por ser um órgão que trata de problemas que ainda existem na sociedade em que vivemos, como é o caso da desigualdade de género e das desvantagens da mulher em relação ao homem. São essas as linhas em que nos vamos focar nos próximos dois anos e sobre as quais vamos tentar organizar atividades para sensibilizar para esta temática”.

“As questões salariais e hierárquicas são as que mais desigualdades levantam. Se olharmos para as estatísticas, as mulheres têm um nível académico superior à maioria dos homens mas acabam por ter cargos inferiores. Depois temos a vertente social em que a mulher é responsabilizada por todos os serviços domésticos e de cuidador, do homem e dos filhos, e depois ainda têm que complementar com a vida profissional, o que não é fácil”.

Vera Guelha quer que este projeto “vá muito além daquilo que é o partido e queremos o contributo de todos. Aproveito também, para agradecer ao atual presidente da concelhia de Elvas, ao Bruno Mocinha, porque ele foi o grande impulsionador desta Comissão e é bastante sensível a este tipo de problemas”.

A tomada de posse contou com a presença da presidente nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, Elza Pais, da representante federativa do distrito, Margarida Corinha, do presidente da federação distrital de Portalegre do Partido Socialista, Ricardo Pinheiro, e do presidente da Distrital da JS, João Meira.

Jantar da receção aos professores no CNT em Elvas

O jantar de receção aos professores que se encontram colocados nas escolas do concelho de Elvas, promovido pela câmara municipal, tem lugar nesta quinta-feira, dia 28, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).

A iniciativa acontece “há vários anos e pretende realçar a importância da classe profissional que tantas dificuldades enfrenta”, de acordo com José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas.

O autarca lamenta que “esta seja uma classe profissional muito semelhante à de um caixeiro viajante, que tem de andar sempre com a mala às costas e não tem estabilidade nenhuma em termos familiares e no que diz respeito à sua residência. É uma classe profissional que eu considero e, por isso mesmo, a Câmara Municipal de Elvas quer ter um dia dedicado aos docentes, muito especialmente aos que ainda não conseguiram, até aos dias de hoje, ter a sua estabilidade”.

Para Rondão Almeida, “o Governo deveria ponderar bem e olhar com atenção para a vertente da educação. Eles são o pilar principal. Nós sabemos que sem alunos não há professores, mas uma coisa é certa, a classe dos professores precisa ter estabilidade”.

A iniciativa tem como objetivo promover o convívio entre todos, ao mesmo tempo que dá as boas vindas aos docentes que iniciaram mais um ano letivo. O jantar está marcado para as 20 horas no CNT de Elvas.

Festival de Caminhadas: percurso pedestre das Linhas de Elvas no dia 6

O TransAlentejo Walking Festival, o festival de caminhadas do Alentejo, que teve início no passado dia 14, termina a 6 de novembro, entre outros, com o percurso pedestre das Linhas de Elvas.

A caminhada, que se inicia junto ao Forte da Graça, pelas 10 horas, e que termina no Forte de Santa Luzia, insere-se num evento que, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, tem como base “a lógica de sustentabilidade”, sendo gerido pelos municípios do Alentejo,” no seu conjunto”.

Os interessados em participar nesta caminhada, em Elvas, devem fazer a sua inscrição através do site do evento ou junto dos serviços de turismo do município.

No dia anterior, 5 de novembro, serão as Defesas de Campo Maior a ser percorridas, num percurso que, segundo José Pedro Calheiros, “dignifica a recuperação” que tem vindo ser feita ao nível do castelo e das muralhas da vila.

A participação em todos os passeios pedestres do festival é gratuita, sendo a inscrição obrigatória. Cada passeio está limitado a um máximo de 40 participantes.