Skip to content

Carnaval de Badajoz vai durar dez dias e contará com muitas novidades

Ainda que faltem quatro meses até lá, o Departamento de Festas do Município de Badajoz já prepara as comemorações de Carnaval de 2023, evento considerado de interesse turístico internacional, desde a última edição.

Pela primeira vez, o Carnaval na cidade espanhola vai ser celebrado durante dez dias, de 17 a 26 de fevereiro. Ainda que a programação dos primeiros cinco dias permaneça praticamente igual, novas atividades serão introduzidas nos restantes cinco, com um segundo fim de semana de festa. Para dia 25, um sábado, está prevista a realização de uma Grande Gala de Carnaval, no decorrer da qual serão entregues os prémios aos vencedores dos vários concursos.

Nesta gala, a organização pretende dar outro destaque quer às murgas, quer às comparsas vencedoras, pelo que o evento será realizado num “grande palco”, com apresentadores e música ambiente. Esta gala, ao que tudo indica, será realizada a partir das 17 horas (hora espanhola), em local ainda a definir, mas com capacidade de albergar muito público.

Outra das novidades é a apresentação de um novo pregão, intitulado “A exaltação do Carnaval”. Através deste ato, pretende-se divulgar a história e as personagens que foram defensoras da festa durante décadas. “A exaltação do Carnaval” estará no Teatro López de Ayala, no dia 23 ou 24 de fevereiro. Num desses dois dias será também retomada a realização do concurso de disfarces populares e surgirá um novo, dedicado a animais de estimação.

Com o objetivo de oferecer uma “visão diferente” do evento aos visitantes, no segundo fim de semana, e no âmbito daquela que será a iniciativa “Unidos de Praça em Praça”, murgas, comparsas e artefactos vão estar a atuar em diferentes locais da cidade: na Plaza Alta, Plaza de la Soledad, Plaza de España, San Francisco, Conquistadores ou no Minayo.

Para dia 26 de fevereiro, está ainda a ser avaliada a possibilidade de se organizar um convívio carnavalesco e um desfile “à antiga”, sem qualquer tipo de regras, como se fazia há mais de 40 anos, quando a tradição do Carnaval foi recuperada em Badajoz.

Compartilhe este artigo: