Dia para a Igualdade e Erradicação da Pobreza celebrado em Monforte

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, bem como o Dia Municipal para a Igualdade, é assinalado esta quinta-feira, 20 de outubro, em Monforte.

As atividades previstas para este dia têm início marcado para as 14h30 e decorrem no recinto desportivo do Agrupamento de Escolas.

Dois idosos detidos em Portalegre por furto de metais não preciosos

Um homem, de 72 anos, e uma mulher, de 70, foram detidos, no passado sábado, dia 15 de outubro, no concelho de Portalegre, pela GNR, pelo crime de furto de metais não preciosos.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre, “no decorrer da atividade diária de patrulhamento, foi detetado que os suspeitos se preparavam para transportar em veículo diversos artigos de metais não preciosos, os quais se encontravam no interior de um depósito”.

No decorrer da ação policial, os militares do Posto Territorial de Portalegre da GNR, apreenderam uma arca congeladora, um frigorífico e diversos artigos em metal e ferro.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

Monforte vai ter unidade de produção de hidrogénio verde

É na freguesia de Assumar, concelho de Monforte, que vai surgir uma unidade de produção de hidrogénio verde e de prestação de serviços de operação e manutenção e uma componente solar fotovoltaica.

Em causa está um investimento na ordem dos 16 milhões de euros, sendo que o projeto vai ser desenvolvido na sequência de uma parceria criada entre a Lightsource BP e a Douro Gás (LSBPDG).

A unidade produzirá “no máximo” 89 quilos de hidrogénio por hora” e deverá estar em funcionamento até ao final de 2023.

Villa Athletic Club “reunia os requisitos” para competir, garante Daniel Pina

O presidente da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, garantiu esta tarde, em conferência de imprensa, que “o Villa Athletic Club cumpria todos os requisitos para participar no campeonato distrital de futebol sénior”.

De acordo com o responsável, “um clube, para se filiar na Associação de Futebol de Portalegre como em qualquer Associação de Futebol do país, tem de ser um clube legalmente constituído, com estatutos e órgãos sociais, e ter sede e campo na área de jurisdição dessa Associação. E foi o que aconteceu. O Villa Athletic Club reunia todos esses requisitos e solicitou filiação na Associação de Futebol de Portalegre que, por sua vez, submeteu na Plataforma Score toda a documentação exigida para aprovação pela Federação Portuguesa de Futebol, a qual veio a acontecer no dia 1 de agosto”.

“Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que criou o clube. Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que fez os estatutos do clube. Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que elegeu os órgãos sociais do clube. Não foi a Associação de Futebol de Portalegre que arrendou uma loja em Ponte de Sor para ser a sede do clube e não foi a Associação de Futebol de Portalegre que cedeu o Estádio Municipal de Ponte de Sor ao clube”, garantiu ainda Daniel Pina.

O presidente da associação deixa “uma palavra de solidariedade aos jogadores que enfrentam dificuldades. Não foi este o projeto que foi apresentado à Associação de Futebol de Portalegre e aos clubes filiados na Assembleia Geral em Monforte, no dia 27 de agosto”.

De acordo com Daniel Pina, na primeira jornada foi informado “verbalmente e por escrito. e-mail, da falta de comparência do Villa. Já na segunda jornada, foi feita a mesma comunicação oral mas nunca chegou a ser formalizada por escrito, pelo que, eu não achei estranho clube comparecer ao jogo em Elvas. Segundo sei, o clube apresentou-se com os 12 jogadores que tinha inscritos, pelo que nenhum estava irregular, e teve alguma dificuldade em inscrever na plataforma o treinador, o diretor e os jogadores. Agora, foi entendimento da equipa de arbitragem que o clube estava em condições de jogar, uma vez que o jogo não se deixa de fazer por não ter treinador ou dirigente. Agora, o relatório do árbitro segue para o conselho de disciplina que atuará de acordo com o regulamento disciplinar”.

Uma vez que o Município de Ponte de Sor revogou o acordo de cedência das instalações ao Villa Athletic Club, “o clube tem agora que encontrar um novo campo para realizar os jogos em casa ou deixará de reunir os requisitos para continuar a competição”.

De recordar que o Villa Athletic Club, cujos treinos decorriam em Lisboa e que contava com jogadores com extensa experiência nos principais escalões do futebol português, foi criado em junho deste ano e inscrito na Associação de Futebol de Portalegre, em Agosto.

Na primeira jornada não compareceu ao jogo e na segunda, em Elvas, apresentou-se com apenas 12 jogadores, equipamentos emprestados e sem equipa técnica ou médica.

A situação tem vindo a agravar-se com queixas de falta de pagamento aos jogadores.

ACP assenta época desportiva na competição, eventos e convívio

O Atletismo Clube de Portalegre (ACP) preparou, para a época 2022/2023, um plano de atividades assente em três eixos: + Competição, + Eventos, + Convívio.

João Carlos Correia, presidente da Direção do clube, refere que “após os dois anos de pandemia, o clube regressa em pleno com as suas atividades. Na vertente dos eventos, vão organizar já em novembro, dia 13, o Trail Convívio do Magusto, sendo que o grande evento que o Atletismo Clube de Portalegre organiza continua a ser a prova internacional UTSM – Ultra Trail de São Mamede agendado para 5, 6 e 7 de maio de 2023”.

No que diz respeito à competição, o Atletismo Clube de Portalegre aposta em várias áreas, apesar de, atualmente, “o trail running é o que atrai mais atletas (50), em estrada temos 30 atletas e em pista 20. Queremos ainda dar uma dinâmica nova aos escalões jovens”.

Já em relação ao convívio, segundo João Carlos Correia, o clube desenvolve duas iniciativas: Caminhadas & Gargalhadas, normalmente à quarta-feira, e o ACP Com Vida, que decorre às quintas-feiras, às 18 horas”.

A 13 de novembro, realiza-se o Trail Convívio do Magusto e a 8 de janeiro o Corta-Mato do ACP. O Atletismo Clube de Portalegre assinala a 29 de janeiro os seus 32 anos.

Casa das Flores aberta em Campo Maior de terça a domingo

O Centro Interpretativo das Festas do Povo, também chamado de Casa das Flores, no Museu Aberto de Campo Maior, funciona de terça-feira a domingo, encerrando às segundas-feiras.

O mais recente museu da vila, em que as Festas do Povo são o principal ingrediente, mantendo viva a tradição mesmo quando as festas não se realizam, está de portas abertas das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.

As origens e a história das Festas do Povo, a forma como elas se organizam, a magia da noite da enramação e a beleza das flores de papel feitas pelas mãos dos campomaiorenses são algumas das temáticas que os visitantes terão oportunidade de experienciar. Este espaço tem uma forte componente tecnológica que resulta numa experiência interativa para todos aqueles que o visitam o espaço. As entradas são gratuitas.

Autocarro Creactivity pretende incentivar crianças a usar a imaginação

O autocarro Creactivity, do BPI e da Fundação “La Caixa”, está na Praça da República, em Elvas, aberto ao público, para dar a conhecer um projeto inovador de aprendizagem, até amanhã, sexta-feira.

Teresa Silva, responsável pelas atividades desenvolvidas, explica que “este projeto tem como objetivo incentivar as crianças a trabalhar a criatividade, usando a imaginação para construir coisas. Nós temos um autocarro, transformado em atelier e dividido por quatro zonas de trabalho”.

O autocarro Creactivity oferece à comunidade educativa recursos, atividades e programas educativos dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos, bem como a grupos familiares com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências dos jovens.

Monforte assinala Dia Internacional do Idoso

O Município de Monforte vai comemorar o Dia Internacional do idos, no próximo sábado, dia 22.

As comemorações começam com um almoço, na Sala Polivalente Municipal, seguindo do espetáculo “Insónia”, de Fernando Mendes, no Auditório da Escola de Monforte.

A terminar, realiza-se um lanche, pelas 18 horas, na Sala Polivalente Municipal.

O município assegura transporte a todos os idosos, estando marcado o ponto de encontro para as 12 horas, no Centro Cultural de Santo Aleixo, às 12.30 horas, no Centro Cultural de Assumar e às 12.45 horas, no Largo da Igreja de Vaiamonte.

Arronches assinala Dia para a Igualdade e Erradicação da Pobreza

A Câmara Municipal de Arronches assinala esta quinta-feira, dia 20 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no Centro Cultural, pelas 14 horas.

A iniciativa surge no âmbito das atividades que as Redes Sociais do distrito de Portalegre, juntamente com a Rede Europeia Anti-Pobreza, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, têm vindo a desenvolver, para a sensibilização de temáticas ligadas à igualdade, exclusão social e pobreza, de modo a assinalar, simultaneamente, o Dia Municipal para a Igualdade e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

O desenvolvimento de iniciativas desta natureza é percebido como tendo um impacto significativo na opinião pública, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local.

Espera-se que este seja um dia de sensibilização e de reflexão entre os cidadãos do distrito de Portalegre, onde os concelhos deste distrito estejam em sintonia e onde todos, à mesma hora, estejam a promover a Igualdade e o Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Tal como em anos anteriores, pretende-se promover e organizar uma atividade de rua, em local estratégico de cada concelho, onde todas as instituições e sociedade civil possam estar representadas.

Governador do Distrito 1960 visitou Rotary Clube de Portalegre

A visita oficial do Governador do Distrito 1960 ao Rotary Clube de Portalegre decorreu no passado dia 13. Esta cerimónia é realizada todos os anos, com o objetivo de fazer uma análise às ações realizadas e mostrar o planeamento para o ano 2022/2023 do Rotary Clube de Portalegre.

O Companheiro Governador Vítor Cordeiro foi recebido pelo Presidente do clube, Nuno Tavares, e elementos do Conselho Diretor.

O programa começou com uma pequena reunião na Câmara Municipal, onde foi efetuado um enquadramento dos projetos em curso do Rotary Clube de Portalegre à presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

De seguida, foi realizada uma visita às instalações do Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente as instalações da BioBip no Campus Politécnico de Portalegre, onde foi apresentando o desenvolvimento das obras de ampliação bem como o conjunto de projetos em torno da investigação de biomassa. Esta visita terminou com uma pequena reuniões onde foram identificadas sinergias futuras entre o IPP e o Rotary Clube de Portalegre

O jantar festivo, este ano, já com uma abertura genérica pós pandemia, contou com um conjunto de companheiros do Clube, bem como com a presença de companheiros de outros clubes, nomeadamente Abrantes, Castelo Branco e Évora. As intervenções realizadas pelos representantes das Instituições visitadas, bem como do Presidente do Rotary Clube de Portalegre e do Governador do Distrito 1960, reforçaram bem a dinâmica que se pretende em tornos das várias áreas de intervenção, sempre com o foco do lema deste ano rotário “Imagine o Rotary”.

[/shc_shortcode]

O desafio é “elevar o ensino superior do país”, diz Joaquim Mourato

Joaquim Mourato (na foto) vai ser o novo responsável pela Direção-geral do Ensino Superior (DGES), tal como noticiámos anteriormente (ver aqui).

Em declarações à Rádio ELVAS, o novo diretor-geral do Ensino Superior, refere que “esta é uma área do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e que pretende a conceção e implementação das políticas, trabalhando de uma forma muito próxima com o ministério e as instituições, sendo esse o principal desafio, o de aproximar mais a DGES das instituições”.

Com estas novas funções, Joaquim Mourato pretende “elevar o ensino superior do país, sem distinção entre o interior e o litoral ou se é pública ou privada. Eu costumo dizer que o ensino superior é um corpo e se algum dos membros está frágil, todo o sistema se sente. E é isso que nós não queremos. Precisamos perceber. no dia a dia., as fragilidades de cada instituição e encontrar respostas à medida”.

O antigo presidente do Instituto Politécnico de Portalegre e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses começa a exercer funções no início de novembro.

Espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!” este sábado em Campo Maior

A nova associação cultural de Campo Maior, “Agora Quer’Arte”, apresenta na noite de sábado, 22 de outubro, pelas 21 horas, no centro cultural da vila, o espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!”.

Mais que uma noite de fados, este será um espetáculo que, no seguimento do sucesso da revista à portuguesa “Agora é que é!”, une a música ao teatro e à dança. “Quisemos fazer mais que uma noite de fados normal, como fazemos teatro de revista, e juntamos as áreas da música, do teatro e da dança, porque gostaríamos também de ter, nesta noite de fados, essas áreas implementadas”, explica Leonor Alegria, atriz, cantora e membro da associação.

Esta noite de fados, adianta outro dos membros da associação, Duarte Silvério, surge num momento em que estão já a preparar uma nova revista à portuguesa. “O grupo continua unido (depois da apresentação de “Agora é que é!”), o público pediu muito mais espetáculos e coisas diferentes e, por isso, nós pensámos em fazer uma nova revista à portuguesa. Enquanto não estreamos a nova revista, pensámos em fazer uma noite de fados”, revela.

Esta será uma noite de fados “muito diferente” daquilo que é habitual, que promete um espetáculo muito abrangente, capaz, entre outros, de levar o público às gargalhadas. “As pessoas que entrarem para a sala vão estar à espera de qualquer coisa, só com a ideia de que há fado, que há teatro e que há dança”, comenta ainda Duarte Silvério.

Juntam-se a Leonor Alegria e Duarte Silvério neste espetáculo os fadistas Dina Valério, Helena Brita, João Carita e Toy Faria, que serão acompanhados por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e Miguel Monteiro na viola de fado.

Os bilhetes para o espetáculo estão esgotados há já algum tempo. Tendo em conta a forte adesão do público, a associação tem em mente avançar com uma nova edição do evento, por mais que possa não ser exatamente igual.

Euromilhões com jackpot de 48 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com um jackpot de 47 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 155 mil euros, saiu a quatro apostador no estrangeiro, bem como o terceiro prémio, de 29 mil euros, também contemplou cinco apostadores com boletim registado fora de Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 2, 5, 13, 42 e 48 e pelas estrelas 1 e 6.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.