O concurso Jovens Tradutores, da Comissão Europeia, decorre desde 2007 e é dirigido às escolas secundárias, com o objetivo de estimular o gosto pelas línguas e a tradução e promover a diversidade linguística.
As inscrições estão abertas até quinta-feira, dia 20 de outubro, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adiantando que depois “há uma seleção aleatória de escolas, sendo que em Portugal podem ser selecionadas 21 escolas”. Depois, adianta, “as escolas devem indicar entre dois a cinco alunos, que tenham nascido em 2005, para fazerem uma prova de tradução”.
Os alunos devem traduzir um texto, que é igual para todos, alusivo à temática da juventude, sendo que o aluno pode escolher em que língua pretende fazer a tradução. No dia 24 de novembro, os alunos fazem esta prova online, em todos os países da União Europeia.
Ana Pereira adianta ainda quais os critérios para a escolha do vencedor: em que um júri “analisa a fidelidade da tradução, bem como estilo, gramática do tradutor e originalidade para encontrar as melhores palavras”.
Mais informações sobre este concurso disponíveis em europedirect.ipportalegre.pt.