Assumar: projeto CATA-Vento no Open Day do CRM

Com um aumento da incidência dos casos de Perturbação do Espetro de Autismo, no distrito de Portalegre, o Centro de Recuperação de Menores (CRM) de Assumar, no concelho de Monforte, tem vindo a desenvolver o projeto CATA-Vento, materializado num Centro de Apoio Terapêutico Pedagógico para Autismo, e que tem apoiado crianças e jovens adultos, quer da instituição, quer da comunidade, bem como as suas famílias.

É para dar a conhecer esse projeto a todos os interessados, numa iniciativa ainda inserida no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, que o centro promove amanhã, dia 17, um Open Day. “O que pretendemos é apresentar o projeto, o espaço, alguns materiais, esclarecer algumas dúvidas que possam existir e fazer uma divulgação a toda a comunidade, que é a quem pretendemos chegar com este projeto”, começa por explicar o diretor desta Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, Pedro Valente.

O projeto, disponível para “cuidadores, famílias, pais, técnicos, professores e toda a gente que esteja interessada”, e financiado pelo BPI Capacitar e Fundação La Caixa, entre setembro de 2021 e o mês passado, vai ter continuidade, mas agora através de meios próprios. Até então, a instituição procurou dar “uma reposta o mais rápido e eficaz possível, à comunidade”, através de ações de formação e webinars, para capacitar, sobretudo, os cuidadores. Contudo, não esconde Pedro Valente, o planeamento para este projeto ficou “um bocadinho aquém”, devido à pandemia. “Mas aproveitámos agora este alívio para voltar a divulgar que temos esta resposta disponível, para que as pessoas conheçam e quem estiver interessado possa beneficiar dela”, acrescenta.

Atualmente, o Centro de Recuperação conta com 120 camas, sendo que a sua lotação está muito próxima de estar totalmente preenchida. Pedro Valente, contudo, lembra que as Irmãs Hospitaleiras focam-se não só na questão do internamento, mas também na resposta à comunidade. O projeto CATA-Vento é um dos exemplos. Para além desse, a instituição desenvolveu recentemente o projeto No Stress, desenvolvido no distrito de Portalegre, em que se procurou “intervir na saúde mental de crianças e jovens, em idade escolar, decorrentes da pandemia de Covid-19”.

O Centro de Apoio Terapêutico Pedagógico para Autismo, que conta com um banco de recursos terapêutico-pedagógicos para uso de cuidadores formais e informais, visa dar resposta aos utentes da instituição, mas também permitir o descanso do cuidador sem pernoita. No âmbito deste projeto foi também criado um livro infantil digital facilitador da estimulação em contexto familiar.