Campo Maior: Município avança com medidas para garantir segurança no centro escolar

No seguimento de uma agressão a uma aluna do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, por parte de uma outra criança, na passada terça-feira, 11 de outubro, o Município de Campo Maior convocou ontem, dia 12, uma reunião de emergência, para debater a questão da segurança naquele estabelecimento de ensino e analisar possíveis medidas a implementar no curto prazo.

Nesta reunião, realizada nos Paços do Concelho, estiveram representadas, para além da Câmara e a Assembleia Municipal de Campo Maior, o Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Guarda Nacional Republicana.

“Foi uma reunião urgente, em que as entidades competentes, ao nível da educação, em Campo Maior, e aqueles que têm responsabilidade na matéria, reuniram, por sugestão da Câmara Municipal – neste caso, minha – para debater todas as situações, até o histórico daquilo que é o posicionamento dos alunos no Centro Escolar, e para olhamos para aquilo que é o contexto total daquilo que possam ser as medidas que possamos tomar”, começa por explicar o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.

A Câmara Municipal, adianta o autarca, irá tomar medidas, “cuja responsabilidade, se calhar, não será totalmente” do município. “Mas, como nós, temos responsabilidade em tudo o que é matéria no nosso concelho, não fugimos a ela e avançaremos”, acrescenta.

Essas medidas, que Luís Rosinha prefere não enumerar, serão implementadas já no início da próxima semana. O objetivo primordial, contudo, passa por “garantir as condições de segurança necessárias à convivência saudável entre alunos, professores e auxiliares de ensino e o bem-estar da comunidade educativa”.