A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre passou a ser um membro da IBEROATUR, o Instituto Ibero-Americano de Turismo Rural. A escola assinou um memorando de colaboração com esta entidade no sentido de promover o desenvolvimento das “áreas temáticas relacionadas com o Turismo Rural e o Turismo de Natureza, no âmbito do quadro da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a garantia da identidade cultural dos destinos e produtos turísticos, assim como para a valorização identitária das regiões e das comunidades”, lê-se no memorando.
A cerimónia de assinatura deste protocolo de colaboração, firmada pela diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, pelo presidente da IBEROATUR, Humberto Lopez Tironne, e pelo vice-presidente da IBEROATUR, Henrique Sim-Sim, aconteceu durante um jantar no âmbito do VII Encontro IberoAmericano e Turismo Rural.
“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre passou a fazer parte da IBEROATUR e, desde então, tem procurado desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento do Turismo Rural e criem mais e melhores oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional para os nossos formandos. O trabalho desenvolvido em rede aporta muito valor para a escola e a sua comunidade e acreditamos que o realizado com a IBEROATUR pode representar, mais uma vez, valor acrescentado. É neste sentido que a escola assina, agora, este memorando de colaboração”, explicou a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.
O VII Encontro Ibero-Americano e Turismo Rural realizou-se entre os dias 3 e 9 de outubro. Nesta organização conjunta entre Espanha e Portugal participaram 17 delegações de países como México, Guatemala, Panamá, S. Salvador (organizador do VIII Encontro, em 2024), Cuba, Colômbia, Peru, Brasil, entre outros.