Air Summit 2022 é “a maior de sempre”, diz Hugo Hilário

A sexta edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que vai decorrer em Ponte de Sor entre os dias 12 e 15 de Outubro, tem como tema central “Flying for a World of Opportunities”, foi apresentado esta manhã em Lisboa, contando com a presença da Rádio ELVAS.

Abrir espaço para a discussão de um pós-pandemia para todos os setores da maior cimeira ibérica sobre aviação e por outro lado, a abordagem a novas oportunidades relacionadas com a necessidade de perfis altamente qualificados, a sustentabilidade, a problemática da energia, a retoma do turismo, os avanços tecnológicos neste salto digital a que o mundo assistiu com a pandemia, entre muitas outras.

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, considera que “os investimentos feitos no aeródromo da cidade, nos últimos anos, têm dado um reconhecimento muito grande, quer a nível nacional quer internacional. Partimos este ano para mais uma edição do Portugal Air Summit, com uma estimativa de números que duplicam em relação às últimas edições, o que é muito bom. No entanto, o mais importante é continuarmos a posicionar-nos como um território e uma localização privilegiada para o investimento”.

A primeira edição da Air Summit, em  2017, assumiu-se como “uma iniciativa lúdica, com espetáculos aéreos e com o intuito de mostrar à população as infraestruturas que a cidade já tinha” referiu Hugo Hilário, acrescentando que “rapidamente passámos para uma cimeira de três dias onde reunimos as principais empresas e instituições do setor”.

Rogério Alves, vice-presidente no município de Ponte de Sor, garante que “este vai ser o maior evento de sempre. Se não fosse a pandemia, já tínhamos chegado antes a este nível e para nós é uma grande expetativa e um grande orgulho por termos conseguido esta notoriedade”.

Na edição deste ano, a grande novidade vai para a apresentação do primeiro avião totalmente feito em Portugal, “o Luz222, cuja fábrica vai ser construída no Aeródromo de Ponte Sor. No Portugal Air Summit vamos apresentar não só a maquete do avião, mas também a da fábrica que vai ser construída em Ponte Sor”, garantiu o vice-presidente.

A Tekever é uma das empresas instaladas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que vai participar nesta edição do Air Summit. O CEO do grupo, Ricardo Mendes, revela “expetativas muito altas com o intuito de mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade, além dos nos projetos que vão ser apresentados”.

O Portugal Air Summit assume-se como a maior cimeira Aeronáutica da Península Ibérica, que reúne intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de Aeronáutica, Espacial e da Defesa, que regista um volume de negócios de 1,7 mil milhões de euros, dos quais 87% dizem respeito a exportações, e conta com mais de 18.500 profissionais em Portugal.