As escolas básicas de primeiro ciclo de São Sebastião da Giesteira (Agrupamento de Escolas Severim de Faria) e de Azaruja (Agrupamento de Escolas André de Gouveia), no concelho de Évora, receberam, no início deste ano letivo, computadores portáteis. Segundo a Câmara Municipal da capital do Alentejo, esta ação “complementa os equipamentos informáticos já existentes naqueles estabelecimentos de ensino e contribui para a diminuição progressiva do rácio de alunos por computador”.
A entrega dos equipamentos teve a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, e de representantes dos Executivos das Juntas de Freguesias locais e dos Agrupamentos de Escolas. A Câmara Municipal de Évora divulga que “tem vindo a apostar significativamente no reforço das tecnologias educativas, contribuindo assim para a implementação de mudanças qualitativas no processo de ensino e aprendizagem”.
Em 2020, foram adquiridos cerca de 60 computadores portáteis, cedidos pela autarquia de forma equitativa aos Agrupamentos de Escolas, para fazer face aos constrangimentos decorrentes dos períodos de confinamento, tendo estes equipamentos sido utilizados pelos alunos na modalidade de ensino à distância. Ultrapassada esta fase, a distribuição destes esquipamentos está a ser reequacionada, tendo-se decidido manter alguns destes equipamentos nos mesmos estabelecimentos de ensino, para apoiar o desenvolvimento dos seus projetos educativos e, por outro lado, reafectar parte destes computadores às escolas das Freguesias rurais, de acordo com o critério de um computador por cada quatro alunos.
Nas próximas semanas, a entrega de computadores vai prosseguir em mais cinco escolas: Valverde, Nossa Senhora de Machede, Graça do Divor, São Manços e São Vicente Pigeiro.