ESAE dá as boas-vindas aos novos alunos

O novo ano letivo arrancou esta segunda-feira, 26 de setembro, na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), com a receção aos cerca de 100 novos alunos, no auditório desta instituição de ensino superior.

Depois desta receção, seguiu-se uma visita às instalações da ESAE. O objetivo, revela a diretora da instituição, Rute Santos, passa por “acolher da melhor forma os novos alunos, temos muitos alunos deslocados e achámos que era uma forma lúdica e formativa dar-lhe a conhecer, não só a escola, mas também a cidade”.

Assim, esta tarde haverá um peddy-paper, com os novos alunos, que incide em “alguns dos pontos emblemáticos da cidade”. Já amanhã, e com vista a integrar os novos alunos, decorre uma visita ao Museu Militar de Elvas, que é utilizado também em termos letivos para algumas atividades, sendo que, a ideia “é que os alunos conheçam também o Museu e o seu espólio”, adianta Rute Santos.

Depois de dois anos, com diversas restrições, devido à pandemia, este ano letivo arranca dentro da normalidade. A diretora da ESAE revela que “estamos ansiosos para começar, este novo ano, sem essas limitações e podermos ter essa experiência normal de ensino superior, quer para os alunos, quer para nós e isso deixa-nos bastante entusiasmados, a todos”.

Foram os alunos mais antigos que ficaram responsáveis por depois, da receção, mostrar as instalações da ESAE. Olga Fernandes, aluna de terceiro ano, do curso de enfermagem veterinária, foi uma das mentoras da receção dos novos alunos, adiantando que é objetivo “integrar e mostrar aos alunos tanto a Escola onde vão estudar, como a cidade, onde estes vão viver”. Tendo em conta que, este ano não há restrições, Olga, considera que permite ter “uma melhor interação com os novos alunos, vem facilitar a integração deles”.

Quanto às praxes académicas, Olga Fernandes garante que estas estão a ser preparadas, mas principalmente com vista “à integração dos alunos e não para discriminação”.

Falámos também com alguns dos novos alunos. Vânia Rodrigues, veio de Albufeira para estudar enfermagem veterinária, porque adora animais e tem como objetivo tratar deles, até agora está a gostar “bastante” e esta apresentação ajuda-a sentir-se “integrada”.

Já Guilherme Cruz, veio de Ponte de Sor, e escolheu a ESAE principalmente devido à proximidade com a sua cidade, e espera ter convívio e que as aulas correspondam às suas expetativas.

Carlota Pinto, vem de Santarém e ingressou também em enfermagem veterinária. Esta nova aluna garante que “de todas as escolas agrárias, achei que esta era aquela que tinha melhor oferta formativa e prática e espero que as pessoas sejam simpáticas e consigamos aproveitar mais, a nível de convívio e aprender o expectável deste curso e aquilo de que gostamos”:

Ano letivo que arrancou hoje, na Escola Superior Agrária de Elvas, não só com a sessão de boas-vindas, mas também com um programa que leva os novos alunos a conhecerem melhor, quer as instalações desta instituição de ensino superior, como também a própria cidade.