Faz esta segunda-feira, 26 de setembro, um ano que o Movimento Cívico por Elvas (MCPE), liderado por Rondão Almeida, ganhou as eleições autárquicas.
Em conferência de imprensa, realizada esta tarde, José Bagorro, membro do MCPE, garantiu que esta vitória eleitoral veio, entre outras coisas, colocar um ponto final no “desequilíbrio financeiro” da autarquia de Elvas. “Perante a gestão ruinosa, que estava a ser levada a cabo pela maioria do Partido Socialista, os elvenses souberam escolher a verdadeira alternativa política, para por fim ao delapidar do nosso património”, assegura.
“O MCPE soube interpretar os resultados obtidos, que traduziram, da parte dos eleitores, uma vontade na obtenção de um consenso entre as várias forças políticas que elegeram representantes no futuro elenco camarário. Foi essa a leitura que o nosso movimento fez dos resultados verificados e que justifica, plenamente, o estarmos aqui hoje, para assinalarmos o percurso de um ano, em que a gestão do município sofreu as correções necessárias, de modo a encararmos o futuro com justas expectativas do desenvolvimento do nosso concelho”, disse ainda.
Já Ana Isabel Canito garante que o município, desde há um ano a esta parte, realizou “todos os esforços”, com a promoção de vários eventos, a nível desportivo, de cultura e lazer, “muito importantes para o desenvolvimento económico do concelho”. Lembrando a pandemia, que “destruiu o futuro de muita gente”, e a herança, por parte do MCPE, de uma “situação verdadeiramente preocupante”, o atual executivo, assegura, conseguiu “encontrar o caminho”.
Com vista a apoiar os pequenos comerciantes, “do artesanato à restauração”, com todos os eventos realizados, Ana Isabel Canito assegura que os mesmos puderam “vislumbrar uma pequena luz ao fundo do túnel, na recuperação da sua confiança no futuro”.
Esmeralda Soças, por sua vez, assegura que o Movimento Cívico vai continuar “atento à situação financeira do município”, nos três anos de mandato que ainda faltam, adiantando que já foram “tomadas várias medidas” que visam melhorar as condições de vida de todos os elvenses. “Todos os jovens, que frequentem a escolaridade obrigatória, têm direito a transporte escolar gratuito; e todos os bebés, que nasçam no nosso concelho, têm direito a um subsídio de 1.500 euros”, assegura.
Um objetivo já “assumido como prioritário”, por parte do MCPE, revela ainda Esmeralda Soças, é “dar resposta a carências que se verificam na área da habitação”, assegurando que serão feitos todos “os esforços para que todos os elvenses usufruam uma habitação condigna, abrangendo todas as camadas sociais, residentes no concelho”.
Nesta conferência de imprensa, a que se seguiu um momento de confraternização, estiveram presentes muitos dos elementos do MCPE, incluindo o presidente da Câmara, Rondão Almeida, os vereadores Anabela Cartas e Hermenegildo Rodrigues, a presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais, para além dos presidentes das Juntas de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, e Santa Eulália, Ana Sofia Alves.


A conferência “Arte da Mesa na Azulejaria: Objetos e representações sociais” tem lugar esta quarta-feira, 28 de setembro, no Museu Berardo Estremoz.
O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 19 e 25 de setembro, deteve 15 homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 17 e os 58 anos.
O auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), em Campo Maior, foi palco, na tarde de ontem, 25 de setembro, para a apresentação em Campo Maior do livro “Campo Maior no Centro de um Conflito Internacional nas Primeiras Décadas do Séc. XIX”, do campomaiorense Rui Rosado Vieira.
Naquilo que está a ser um início de ano letivo cheio de atividade, a turma da disciplina de Cidadania da Academia Sénior de Arronches recebeu na tarde da passada quinta-feira, dia 22 de setembro, a visita de três elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Arronches.
A Semana Desportiva está a decorrer em Monforte entre esta segunda-feira, dia 26 de setembro, e sábado, 1 de outubro. Os interessados têm de inscrever-se, mas as inscrições são gratuitas.
Dui MC, natural de Rio de Moinhos (Borba), lançou, ontem, domingo, 25 de setemebro, com o rapper elvense Don Kapa, a música “Quando Fica Tarde”, que une dois dos rappers alentejanos mais aclamados no momento.


O Clube Elvense Natação (CEN) leva a efeito no dia 1 de outubro, sábado, pelas 10 horas, o evento Kids Athletics “Captação de Campeões”, com vista a proporcionar uma manhã de convívio desportivo às crianças de Elvas no Estádio de Atletismo de Elvas.
“Biodiversidade 2030: Nova Agenda para a Conservação em Contexto de Alterações Climáticas“, é o nome do estudo que foi encomendado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática à Universidade de Évora e coordenado por Miguel Bastos Araújo.
O novo ano letivo arrancou esta segunda-feira, 26 de setembro, na Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), com a receção aos cerca de 100 novos alunos, no auditório desta instituição de ensino superior.
O Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE) tem abertas as inscrições para a nova temporada desportiva.
O último fim-de-semana, dias 24 e 25 de setembro, foi de recriação histórica em Campo Maior. As invasões francesas de 1811 foram o palco para as inúmeras atividades que decorreram na vila e que contaram com cerca de 200 figurantes.
Para José António Faria e Silva, presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, “Campo Maior reúne todas as condições, e mais algumas, para receber estas atividades. Sendo a primeira vez que vim ao Castelo de Campo Maio, fiquei muito bem impressionado”.


O jovem tenista alentejano João António venceu na tarde de ontem, domingo, 25 de setembro, a 30ª edição do Torneio de São Mateus, que decorreu no Clube Escola de Ténis de Elvas.