Município de Borba investe na Cantina Escolar de Rio de Moinhos

O Município de Borba procedeu a um investimento de aproximadamente quatro mil euros na substituição dos armários da Cantina Escolar de Rio de Moinhos.

A aquisição do novo mobiliário permitirá “o acondicionamento dos bens alimentares, de uma forma mais eficaz, garantindo a sua qualidade e frescura”, revela a autarquia.

Espetáculos no Palco São Mateus têm início na terça-feira

Entre amanhã, terça-feira, 20 de setembro, e sábado, dia 24, a Câmara Municipal de Elvas promove um conjunto de espetáculos, na Expo São Mateus, no decorrer da Feira de São Mateus e das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.

Esta terça-feira, sobem ao Palco São Mateus, Filhos da Madrugada, Quim Barreiros e Dj Diazz. Na quarta-feira, animam o certame o Grupo Voz Amiga da Terrugem, os Anjos e Dj Cyer G.

Na quinta, atuam Os Raiz, Bárbara Tinoco e Dj Grouse. Já na sexta-feira, sobem ao palco principal da Expo São Mateus os B3L2, Plutonio e Oskar Dj. Por fim, no sábado, atuam os Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha.

Os espetáculos, no Palco São Mateus, têm início sempre às 22h30. As entradas são gratuitas. A Expo São Mateus é uma organização da Câmara Municipal de Elvas e da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Exposição de Tapetes de Arraiolos no Centro Interpretativo da vila

Está aberta ao público a exposição “Da Decoração dos Tapetes de Arraiolos dos Pessanhas a Maria José Mendonça”, em Arraiolos que decorre até ao dia 12 de fevereiro de 2023.

Este desafio surgiu no período da pandemia, altura em que as casas de tapetes produziram para o Município de Arraiolos vários tapetes que são réplicas do século XVII. O objetivo desta exposição é “tentar recriar a cor original do tapete, uma vez que, foram realizados vários estudos que provam que os tapetes que chegaram até aos dias de hoje não têm a cor original”.

A presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, Sílvia Pinto, convida toda a população a visitar esta exposição, e explica ainda que “o que nós tentamos produzir nesta exposição, foram tapetes com a cor que supostamente seria a cor original. Quando nós entramos neste espaço de exposições temporárias é um boom de cores que nos surge e que nos surpreende.”.

A exposição decorre no concelho de Arraiolos, na rua Nova e conta com a colaboração das casas de tapetes aderentes ao evento “O tapete está na Rua 2022”.

Aquaelvas na Expo São Mateus para “mostrar serviços”

Uma das presenças habituais na Expo São Mateus, que abriu ao público na passada sexta-feira, 16 de setembro, é a da aquaelvas.

“Fazemos sempre questão de estar nesta feira, para mostrar os nossos serviços, para mostrar a nossa empresa, para darmos a cara pelos elvenses, para darmos a cara pelos elvenses, para melhorar Elvas e sermos uma empresa com qualidade muito alta, neste concelho”, revela Artur Vidal, responsável pela empresa, aos microfones da Rádio ELVAS.

A aquaelvas é a empresa concessionária responsável pela gestão e exploração dos sistemas de distribuição de água para consumo público e de recolha de efluentes do concelho de Elvas desde 1 de maio de 2009.

Ambisolution estreia-se na Expo São Mateus

A Expo São Mateus, que decorre até ao próximo domingo, dia 25, no Parque da Piedade, em Elvas, conta este ano com algumas novidades, com áreas distintas, dedicadas aos espetáculos, com dois palcos, restauração e stands institucionais e de comércio.

Entre os stands da Expo São Mateus, encontra-se o da Ambisolution. O responsável da empresa, Bruno Rodrigues, explica que foram desafiados, pela Câmara de Elvas, a estar presentes no certame, onde marcam presença pela primeira vez. “É uma experiência nova. Aceitámos e desafio e fazemos parte, com todo o gosto, desta Expo São Mateus”, começa por dizer.

Criada em 2007 e com sede em Elvas, a Ambisolution desenvolve a sua atividade, ao nível da energia solar, eólica, aquecimento e arrefecimento por piso radiante e tratamento de águas, em todo o território nacional.

CD Badajoz derrotado pelo Algeciras por 0-1

Na tarde de ontem, o CD Badajoz foi derrotado pelo Algeciras no Estádio Civitas Nuevo Vivero, por zero a um (0-1), no primeiro jogo perdido pela equipa de Badajoz no grupo I da Primeira Divisão RFEF, temporada 2022 -2023.

O encontro de ontem pode ser considerado um jogo para esquecer da formação alvinegra, já que ao pouco futebol mostrado pelos jogadores de Isaac Jové, deve somar-se o infortúnio das lesões (três jogadores tiveram que deixar o campo antes da conclusão do jogo), além de sofrer a expulsão de Mancuso por expulsão (logo após entrar no campo de jogo).

O único golo do jogo surgiu aos cinquenta e nove minutos, apontado pelo visitante Álvaro Romero (ex-jogador do CD Badajoz em épocas anteriores).

Após esta derrota, o CD Badajoz continua com cinco pontos na classificação. No próximo domingo, dia 25 de setembro, a equipa de Badajoz disputa a quinta jornada da Liga, onde defronta o Real Madrid Castilla na Cidade Desportiva Real Madrid, em Valdebebas (12h00 espanhol, 11h00 português).

Exposição dos Irmãos Garoz sobre caça e biodiversidade na FECIEX

Termina este domingo, 18 de setembro a edição 31 da FECIEX- Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica, na IFEBA, em Badajoz, depois de três dias a promover estas temáticas.

Para além dos vários stands destaque também para a exposição “Gabinete de Curiosidades Hermanos Garoz. Uma visão do mundo naturalista”, que permite uma viagem única, através da coleção destes irmãos, caçadores, viajantes e colecionadores de tudo o que está relacionado com a biodiversidade da Natureza e a sua complexidade. Pode ver as imagens abaixo:

Expo São Mateus apresenta várias novidades este ano

A Expo São Mateus, que decorre até ao próximo domingo, dia 25, no Parque da Piedade, em Elvas, conta este ano com algumas novidades, com entradas gratuitas e áreas distintas, dedicadas aos espetáculos, com dois palcos, restauração e stands institucionais e de comércio.

Em declarações à Rádio ELVAS, a presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Graça Luna Pais, espera que as pessoas adiram ao evento, dizendo-se “encantada” com o espaço da Expo São Mateus. “Acho que é um conceito totalmente novo, a que não estávamos habituados. O facto de estar aberto para a comunidade, para o recinto, é muito importante e faz um convite às pessoas para que frequentem este espaço, que está muito engraçado”, diz ainda.

Analisadas as edições anteriores do evento, explica o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, este novo formato da Expo São Mateus começou a ser pensado e preparado em abril. “Decidimos alterar e é um formato que alia o tradicional com o vanguardismo, que as pessoas poderão usufruir, e tenho a certeza que todos os elvenses e visitantes vão gostar deste formato”, assegura.

Já o vereador Tiago Afonso diz-se satisfeito por poder voltar a viver o São Mateus, como todos os outros elvenses e visitantes do certame, passados dois anos de pandemia. Também vereadora Vitória Branco considera que, passados estes dois anos, o São Mateus, com toda “a sua grandiosidade”, volta a proporcionar momentos de divertimento a toda a população.

O presidente da Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, Joaquim Feijão, por sua vez, diz ser “espetacular” poder voltar-se a celebrar mais um São Mateus, onde o mais importante é o convívio.

O presidente da Banda 14 de Janeiro, Vicente Grenho, espera que não chova, sobretudo, na terça-feira, para que se possa realizar a Procissão dos Pendões, desejando ainda uma feliz São Mateus a todos.

“Pés no Chão” termina com espetáculo na Matriz de Campo Maior

Este domingo, 18 de setembro, último dia de Festival Internacional de Dança “Pés no Chão”, o evento arranca com um workshop de dança comunitária “Dança para uma Vida”, promovido por Maria Lama, às 10 horas, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Este workshop de dança comunitária destina-se a pessoas de qualquer idade e condição física, com ou sem experiência de dança. Trata-se de partilhar uma experiência através da linguagem do movimento, usando a dança como primeira forma de comunicação, onde construímos o mundo a partir das nossas sensações e experiências corporais. O objetivo é promover, através da dança, a criação artística coletiva, o encontro e a fruição através do movimento, sem restrições ou pré-requisitos.

Pelas 11h30, Laura Jial apresenta “Argia”, no espaço.arte, numa peça que se liga à exposição Toulouse Lautrec e ao Circo através da magia da iluminação e das cores. “Talento Emergente” é apresentado ao meio-dia, na Praça da República.

No Centro Cultural de Campo Maior, pelas 16 horas, o Quorum Ballet sobe ao palco com “No Tempo dos Meus Avós”. Segue-se, no jardim municipal, pelas 17 horas, a apresentação de “Femmes”, por Maria Lama e Laura Jial. O evento termina com o espetáculo “O que uma vez foi”, de Maria Lama, às 18 horas, junto à Igreja Matriz.

Sub-17 de “O Elvas” têm derrota pesada em Alverca

Juvenis de “O Elvas” derrotados em Alverca (Foto: Luís Piçarra)

Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos foram batidos pesadamente, por 5-1, no campo do Alverca. O desafio integrou a quinta jornada da Série C da II Divisão da primeira fase do campeonato nacional e foi disputado na tarde deste sábado, dia 17.

Os azuis-e-ouro tiveram uma exibição desastrada em termos defensivos, perante um adversário que conquistou os primeiros ponto e não apresentou argumentos que justifiquem o desnível final do resultado. Porém, a vitória caseira não tem discussão.

A meio do primeiro tempo, o conjunto elvense sofreu dois golos de rajada, que fizeram o resultado ao intervalo. Se havia esperança em recuperar na segunda parte, ela desapareceu no primeiro ataque ribatejano após o descanso, que fez o 3-0. Mais erros defensivos explicam o 4-0, Simão Tinoco ainda marcou para os alentejanos, mas os visitados fixaram o 5-1 final em período de compensação.

Resultados completos da jornada 5: Alverca, 5 – “O Elvas, 1; Benfica B, 1 – Sporting B, 0; Lusitano de Évora, 1 – Barreirense, 1; Despertar de Beja, 1 – Casa Pia, 5; Farense, 0 – Portimonense, 1; e Almeirim, 1 – Louletano, 5.

Classificação: 1º Casa Pia 15 pontos; 2º Sporting B 12 pontos; 3º Barreirense 11 pontos; 4º Benfica B 10 pontos; 5º Louletano 9 pontos; 6º Portimonense 7 pontos; 7º Farense 6 pontos; 8ºs “O Elvas” e Lusitano de Évora 4 pontos; 10ºs Alverca, Despertar e Almeirim todos com 3 pontos.

No próximo dia 25, domingo, na sexta jornada, “O Elvas” recebe o Almeirim.

Iniciados de “O Elvas” começam nacional a ganhar

“O Elvas” vence Torreense por 1-0

A equipa de iniciados (sub-15) de “O Elvas” venceu o Torreense por 1-0, na primeira jornada da Série D da II Divisão da primeira fase do campeonato nacional deste escalão. O encontro não teve público a assistir nas bancadas e foi disputado no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal, na tarde deste sábado, 17 de setembro.

O resultado foi feito a um minuto do intervalo: Simão Cordeiro foi “ensanduichado” na área de Torres Vedras e o árbitro marcou pontapé de penalti, que o mesmo jogador transformou no golo que assegurou os três pontos. O jogo não teve grandes primores técnicos e piorou após o intervalo; os alentejanos com mais garra e a lutar muito, diante de uma equipa do Oeste que trocou melhor a bola mas não criou perigo.

Simão Cordeiro marcou o golo que deu a vitória

Bruno Tomé, treinador de “O Elvas”, considerou que “quando ganhamos, ficamos satisfeitos” e sublinhou que “além de três pontos, ganhámos um grupo”. A ausência de espectadores nas bancadas é vista assim pelo técnico: “todos gostamos de ter o nosso público connosco, por isso sentimos a falta, apesar da nossa missão ser dentro do campo”, numa prova que “vai ser difícil, pelo seu formato, com muitas equipas a descer”.

Resultados completos da primeira jornada: “O Elvas, 1 – Torreense, 0; Sporting B, 1 – Fronteirense, 2; Benfica B, 2 – Oeiras, 2; e Peniche, 1 – União de Tomar, 1.

Classificação: 1ºs “O Elvas” e Fronteirense, com 3 pontos; 3ºs Benfica B, Oeiras, Peniche e Tomar, todos com 1 ponto; e 7ºs Sporting B e Torreense, zero pontos.

No próximo dia 25, domingo, às 11 horas, em Fronteira, “O Elvas” cumpre a segunda jornada, numa partida entre os dois primeiros classificados. Na ronda 3, no fim de semana seguinte, na receção ao Oeiras, o jogo volta a ser à porta fechada, para conclusão dos dois jogos de castigo.

Coliseu de Elvas bem composto na primeira corrida de São Mateus

O Coliseu de Elvas foi palco, na noite deste sábado, 17 de setembro, da primeira de duas corridas da Feira Taurina de São Mateus, com as participações dos cavaleiros Marcos Bastinhas, Luís Rouxinol, a celebrar 35 anos de alternativa, e Francisco Palha.

Pegaram os seis touros da Ganadaria Murteira Grave o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas e os Forcados Amadores de Montemor-o-Novo.

Ainda antes da primeira pega dos académicos de Elvas, o cabo do grupo, Luís Machado, garantia aos microfones da Rádio ELVAS que, perante um coliseu bem composto, em termos de público, o “compromisso era grande”, sempre com o objetivo de, com a sua exibição, “honrar e dignificar a cidade” e a própria imagem do forcado.

A segunda corrida desta Feira Taurina de São Mateus, que será de homenagem a José Caldeira, está marcada para sexta-feira. Vão se juntar, em praça, a Marcos Bastinhas, os cavaleiros João Moura e João Salgueiro. Nesta corrida, pegam os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.