Continente incentiva à reciclagem com projeto Cadernão

Até 18 de setembro, o Continente, em conjunto com a marca de cadernos Oxford, está a recolher cadernos e folhas usadas com o intuito de as encaminhar para a reciclagem. Para chamar a atenção dos consumidores, há um ponto de recolha destes materiais, designado “cadernão”.

Esta iniciativa tem dois grandes objetivos: sensibilizar e incentivar os consumidores a separarem, neste caso, os seus papéis usados e cadernos completos é o primeiro.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Dar uma nova vida a estes materiais, através da reciclagem, permite não só criar novos produtos para, por exemplo, um próximo regresso às aulas, como evitar o abate de árvores para produzir novas matérias-primas.

Ajudar na reflorestação de Portugal é o segundo eixo de ação desta iniciativa. Por cada tonelada de papel depositado nestes pontos de recolha, a Sonae, empresa detentora da marca Continente, vai plantar 20 árvores.

Estas árvores irão ganhar nova vida na Floresta Sonae, uma área de 1.100 hectares situada em Mangualde. A plantação irá guiar-se por critérios de diversidade e anti-incêndio e terá também como função compensar as emissões de carbono emitidas pelo grupo em que o Continente se insere.

Estes contentores estão às portas dos hipermercados Continente e das lojas Continente Modelo de Elvas, Portalegre e Bragança. Mais especificamente, vai encontrar o “cadernão” junto dos restantes ecopontos.

[/shc_shortcode]

Benfica B bate “O Elvas” na final e vence Torneio Internacional de Futsal de Elvas

O Benfica B foi o vencedor da segunda edição do Torneio Internacional de futsal para jovens “Elvas World Heritage” (Elvas Património Mundial), que decorreu ao longo do dia de hoje, sábado, 10 de setembro, no Pavilhão desportivo municipal da cidade, depois de vencer, na final, por 5-3 “O Elvas CAD”, que ficou assim em segundo lugar.

Em terceiro lugar ficou o Benfica A, tendo vencido por 4-0, a Escola Internacional Hispanolusa, que ficou em quarto lugar.

Já o Clube de Futebol “Os Elvenses” foi o quinto classificado ao vencer, por 3-2, a União Desportiva de Sousel, que ficou em sexto lugar.

De recordar, que tal como noticiámos, (ver aqui)  este torneio, dedicado à pratica desportiva dos mais novos, era composto por dois grupos (A e B), cada um com três equipas.

“VITAL_Solo à morte de um carregador” este sábado no CAEP

No âmbito do Festival de Curtas-metragens Portalegre Core decorre este sábado, 10 de setembro é apresentado “VITAL_Solo à morte de um carregador”, às 21 horas.

Sinopse: completamente embebida na sua vida virtual, esta mulher vive o drama da avaria do seu carregador de telemóvel, incapaz assim de a conectar com o seu mundo. Sozinha, fechada na sua bolha e entre os seus laivos de loucura, revolta-se pela falta do único elo de ligação ao que a sustenta, alimenta e nutre. Terá de se suportar e de suportar a “realidade” que criou e que não conhece. Redescobrir-se no material e concreto, e ganhar consciência de si, algo que há muito perdeu, enleada em múltiplas camadas que construiu de si própria, pouco francas à sua verdade.

Conceção, Criação e Interpretação: Marta Jardim

A bilheteira funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 19.30 horas, e sábado das 16 às 19 horas. Nos dias de espetáculo, a bilheteira reabre uma hora antes do início do espetáculo. As reservas para os eventos poderão ser feitas através do número 245307498, nos horários indicados.

Jornais centenários do Brasil e Portugal em exposição em Alcáçovas

No âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, o Paço dos Henriques, em Alcáçovas, vai ser palco, no este domingo, 11 de setembro, a partir das 16.30 horas, de uma sessão evocativa dos jornais centenários portugueses e brasileiros.

A sessão vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, do presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, do presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar Neto, e do embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva.

As comemorações terminam com a atuação do Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas, no coreto do jardim público, a partir das 18.30 horas.

Integrada no ciclo “Do Deserto de Notícias à Floresta da Memória” e para assinalar os 200 anos da independência do Brasil, está patente ao público a exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um legado Cultural”, com curadoria de João Palmeiro e Múcio Aguiar Neto.

A exposição que reúne dois séculos de história e 55 jornais, portugueses e brasileiros, publicados continuamente há mais de cem anos, é uma viagem no tempo pelos principais acontecimentos (crises, guerras e descobertas) que tiveram lugar dos dois lados do atlântico.

A mostra revela ainda retratos fotográficos de 22 personalidades do mundo da cultura e do jornalismo, mas também a importância do tratado de Alcáçovas, assinado a 4 de setembro de 1479. Em destaque na exposição estão o Diário de Pernambuco, fundado a 7 de novembro de 1825, e o jornal mais antigo de língua portuguesa, e “O Açoriano”, fundado a 18 de abril de 1835, em São Miguel, nos Açores, o mais antigo jornal em circulação em Portugal.

A exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um legado Cultural” resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco.

A mostra que vai estar patente ao público até abril de 2023, pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 18 horas.

Tertúlia com escritores de Campo Maior decorreu na Biblioteca João Dubraz

O Município de Campo Maior promoveu, na passada quinta-feira, 8 de setembro, na Biblioteca Municipal João Dubraz, uma tertúlia com pessoas de Campo Maior ligadas à literatura.

Esta iniciativa, na qual marcou presença a vereadora São Silveirinha, teve como objetivo a partilha de ideias sobre a organização de Encontros de Escritores que possam vir a ocorrer a curto prazo.

PSP e GNR reforçam conselhos aos idosos na Feira de Atividades Sénior

O Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas foi palco, até ao final da manhã deste sábado, 10 de setembro, da Feira de Atividades Sénior Ativamente, que contou com um vasto leque de iniciativas para os idosos, desde exposições, a sessões de bingo, espetáculos e rastreios, entre outros.

Presentes neste evento estiveram, para além das várias instituições do concelho, ligadas ao envelhecimento, a PSP e a GNR. Para a Guarda, revela o capitão João Lourenço, comandante do Destacamento de Elvas da GNR, esta é uma forma de estar próximo dos idosos, para lhes transmitir alguns conselhos de segurança importantes. “Temos aqui uma oportunidade única e mais fácil de lhes transmitir alguns conselhos e é nessa perspetiva que aqui estamos presentes”, assegura, adiantado que estes mesmos idosos são acompanhados pela GNR “ao longo do tempo”, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário.

Já o chefe Luís Matos, da PSP de Elvas, recorda o apoio prestado na cidade aos idosos, através do programa Apoio 65, com um acompanhamento sempre muito próximo, apesar da falta de efetivos. “Temos um agente afeto apenas a esse serviço, que apoia os idoso, naquilo que eles precisam, seja a comprar medicamentos, mas tudo aquilo que nos é solicitado nós tentamos ajudar”, garante. Já o agente João Agostinho garante que, atualmente, não é possível dar um acompanhamento direto aos cerca de 800 idosos que a PSP tinha identificados, em Elvas, ao nível do Apoio 65, assegurando que, ainda assim, se procura sempre estar próximo, para que possam, sobretudo, sair, evitando-se que fiquem isolados no centro da cidade.

Campo Maior também se fez representar nesta feira, com um stand dedicado às Festas do Povo, onde Céu Militão esteve a ensinar a fazer as famosas flores de papel, “o melhor” que a vila tem, garante. “Estamos mais uma vez a participar, com todo o gosto, para mostrar o melhor que sabemos fazer e o melhor que a nossa terra tem”, assegura. Céu Militão lembra ainda que são, sobretudo, as senhoras que, em Campo Maior, fazem as flores de papel, sendo que as de Elvas também gostam de aprender. “Elas não nos largam, estão deslumbradas”, remata.

Grupo Nabeiro apresenta programa de inovação aberta em Lisboa

O Grupo Nabeiro dá a conhecer, na próxima terça-feira, 13 de setembro, em Lisboa, o Disruption 22 Human – Centered entrepreneurship, um programa de inovação aberta que irá lançar internacionalmente.

Pela mesma ocasião, o grupo dá ainda a conhecer a nova unidade de apoio às start-ups, Delta Ventures.

A apresentação está marcada para as 10h30, no Colectivo 284, na Rua das Amoreiras. O evento contará com a presença do CEO do Grupo Nabeiro, Rui Miguel Nabeiro.

Padre António Carlos toma posse este domingo como pároco da Boa-Fé

A tomada de posse de António Carlos, como novo pároco da paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé tem lugar amanhã, domingo, 11 setembro.

A Eucaristia Dominical decorre, excecionalmente, às 10.30 horas, e é presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, na igreja da Boa-Fé.

Nos próximos domingos, a missa mantém-se no horário habitual, às 12.15 horas.

Guilherme Cortes, formador da EHT Portalegre é finalista dos Hospitality Education Awards

O formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Guilherme Cortes, é um dos cinco finalistas dos Hospitality Education Awards, na categoria Melhor Professor/Formador no Digital.

O anúncio do vencedor, após uma votação restrita, acontecerá no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, numa cerimónia que acontecerá no Estoril e que vai atribuir prémios aos melhores da formação em Turismo em Portugal.

O docente de Língua Espanhola da Escola de Hotelaria de Portalegre, Guilherme Cortes, foi recentemente nomeado para os Hospitality Education Awards na categoria de Melhor Professor/Formador no Digital que reconhece o professor/formador que melhor se adaptou ao recurso da tecnologia como metodologia de aprendizagem durante o período de pandemia.

“Reconheço a responsabilidade da nomeação como finalista numa categoria tão relevante nos últimos tempos. Também reconheço que sou apenas um de uma equipa extraordinária que, desde a escola, contribuiu para uma resposta muito assertiva para o setor”, afirmou o nomeado, Guilherme Cortes.

Os Hospitality Education Awards pretendem reconhecer os melhores na educação e formação na área do Turismo e da Hotelaria e têm como objetivo contribuir para a dignificação dos profissionais e respetivas profissões e, também, estimular a qualidade formativa dando resposta às necessidades de mercado.

Esta é uma iniciativa da Associação Fórum Turismo que, juntamente com o Turismo de Portugal, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) e em colaboração com a Organização Mundial de Turismo (OMT), distingue anualmente estes profissionais.

Ruas de Elvas no último Percurso pelo Património de 2022

“As Ruas de Elvas” foram o mote para o último percurso pelo património, deste ano, que decorreu esta manhã de sábado, 10 de setembro.

As explicações ficaram a cargo do cronista oficial da cidade, Rui Jesuíno que, tal como revela, se baseou no seu livro, que dá o mote para este percurso, para explicar às cerca de 50 pessoas, que participaram na iniciativa a história de muitas ruas da cidade. “Temos sempre muita gente, elvenses e turistas, que querem conhecer o nosso património e, este percurso é de curiosidades, saber porque a rua tem esse nome, história de arte e vamos a locais onde os elvenses não costumam ir, no nosso centro histórico”.

“Percursos pelo património”, uma iniciativa da Câmara de Elvas, que terminou hoje, com Rui Jesuíno a explicar curiosidades sobre as ruas da cidade.

Corrida de Touros no Coliseu de Elvas dias 17 e 23

A Feira Taurina de São Mateus, em Elvas, conta este ano com duas corridas de touros nos dias 17 e 23 deste mês, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Na corrida de dia 17 (sábado), às 22 horas, em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e Francisco Palha, a lidar seis touros da ganadaria Murteira Grave. Pegam os Forcados Amadores de Montemor e Académicos de Elvas.

Já no dia 23 (sexta-feira), às 22 horas, numa corrida de homenagem ao aficionado José Caldeira, em praça vão estar os cavaleiros João Moura, João Salgueiro e Marcos Bastinhas, a lidar seis touros com ferro Canas Vigouroux. Pegam os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Os bilhetes para as corridas podem ser reservados através do do contacto 915 671 146, ou adquiridos nas bilheteiras da praça de touros, de 14 a 16 de setembro (das 10 às 17 horas); dia 17 (das 10 às 22 horas); dias 21 e 22 (das 10 às 17 horas) e dia 23 (das 10 às 22 horas).

Torneio Internacional de Futsal em Elvas

O 2º torneio internacional de futsal para jovens decorre este sábado, 10 de setembro, no Pavilhão no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

A iniciativa conta com dois grupos (A e B) cada um composto por três equipas que se irão defrontar entre si, num total de cerca de 60 atletas, de clubes da região e também de âmbito nacional.

“O Elvas” Clube Alentejanos de Desportos, do Grupo A, foi o primeiro a entrar em campo para defrontar o Benfica A. José Esquetim, treinador da equipa de sub-11 dos azuis e ouro revela que, acima de tudo, este tipo de iniciativas “só acrescenta na evolução dos atletas, que neste escalão ainda nem iniciaram os treinos desta época”, considerando também que o apoio das famílias, que apoiaram a equipa, “fundamental para a motivação dos jogadores”.

No jogo seguinte o Clube de Futebol “Os Elvenses”, do Grupo B, defrontou o Benfica B. Antes do jogo, Bruno Germano, do clube afirma que este torneio é bastante importante “para o desenvolvimento dos atletas e a sua evolução”, adiantando que o “essencial é jogarem futebol e é com todo o gosto e orgulho” que participam neste torneio.

Outra das equipas que participa no Torneio é Escola Internacional Hispanolusa, de Vila Boim, no Grupo B. O treinador da equipa, Nelson Alfaia, revela que este torneio “é muito bom, para iniciar a época de forma positiva”, sendo o mais importante “ganhar gosto pela modalidade e se os jogadores se divirtam”.

Manuel Grosa, coordenador da modalidade de futsal na União Desportiva de Sousel, que se encontra no Grupo A, demonstra-se feliz com a realização deste torneio, considerando que “ peca por escassez”, parabenizando o município de Elvas, porque “devia haver mais eventos destes na região, e é uma alegria para todos”.

Já o Sport Lisboa e Benfica fez-se deslocar com duas equipas A e B. Bruno Varandas, coordenador de futsal da equipa de Lisboa refere que este torneio é uma “oportunidade, não só, para conhecer a cidade, mas também para o desenvolvimento das crianças e, para que conheçam outras realidades e está ser espetacular esta experiência”. O objetivo “é também desenvolver o futsal, que no interior é menos desenvolvido e, isso, proporciona outras vivências quer às crianças quer à cidade”.

O Grupo A é composto pelo “O Elvas” CAD, Benfica A e UD Sousel, já o Grupo B: CF “Os Elvenses, Escola Internacional Hispanolusa e Benfica B.


Rita Guerra atua este sábado na Feira das Cebolas em Portalegre

A já tradicional Feira das Cebolas, que teve início ontem em Portalegre, decorre até amanhã, no Jardim da Avenida da Liberdade.

O programa deste sábado, dia 10 de setembro, começa com o espetáculo de homenagem à Música Portuguesa, concebido pela Banda Euterpe, na Rota dos Coretos. Pelas 15 horas, a abertura da Feira é celebrada com a animação de rua dos Farra Fanfarra e às 15.30 horas, há uma demonstração de Dança Oriental, seguida da atuação da atriz e encenadora Cátia Terrinca, com Poesia das Mulheres.

A terminar a tarde deste sábado, decorrerão mais dois eventos a não perder, um baile com o artista João Carlos, pelas 17.30 horas e, pelas 19 horas, um teatrinho de rua, com os Chimichurri.

Esta noite marca um dos momentos altos da Feira das Cebolas, com a presença em palco de Rita Guerra, pelas 22.30 horas, uma das vozes mais icónicas do nosso país.

Para acabar a noite de sábado da melhor forma, o Jardim da Avenida da Liberdade recebe ainda o dj Nuno Krespo, que irá proporcionar ao público presente muita animação.

O certame conta com muitos divertimentos infantis e com demostrações de Tiro ao Alvo e Tiro Olímpico nas disciplinas de Carabina e Pistola de Ar Comprimido.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Carlos Catalão Panaças apresenta livro este sábado nas Festas de Barbacena

As Festas em Honra da Nossa Senhora do Paço, em Barbacena prosseguem este sábado, 10 de setembro, com diversas atividades.

Às onze da manhã há cavalhadas no recinto das festas. Já pelas 16 horas, no Pavilhão Multiusos, há uma apresentação do livro “Barbacena a Meus olhos”, de Carlos Catalão Panaças, natural de Barbacena, mas erradicado em Setúbal há cerca de 40 anos.

“Barbacena a meus olhos” retrata histórias e memórias antigas sobre acontecimentos que se passaram na localidade. “Este livro é o produto de textos que eu tenho publicado nas redes sociais. Depois de ter sido influenciado por diversas pessoas, acabei por lançar o livro”, referiu Carlos Panaças.

Hoje, às 18 horas, há largada com gado da ganadaria Pedro Tinoco e pelas 21.30 horas abre o arraial. Para fechar a noite, o duo Hélio e Eurico atua, às 22 horas, no palco da freguesia.

Segundo prémio do Euromilhões sai em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 143 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 9 de setembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 164 mil euros, saiu a sete apostadores, um deles com aposta registada em Portugal.

O terceiro prémio de 24 mil euros, saiu a 11apostadores, dois dos quais com aposta registada em território nacional.

O quarto prémio, no valor de 1.183 euros, saiu a 71 apostadores, seis com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 17 – 23 – 24 – 26 – 27 e pelas estrelas 04 e 09.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

ExpoMora destaca as gentes do concelho e as tradições

A ExpoMora foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 9 de setembro, contando com as tradições do concelho, em destaque. O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.

Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora evidencia que foi objetivo, nesta edição da ExpoMora, dar destaque a todas as freguesias, “dando palco às gentes do concelho, mostrando as diferentes tradições, neste evento que é de todos nós. A Expomora 2022 procura integrar-se nos valores que a conduzirão a um futuro próspero, procura-se ter uma ExpoMora sustentável, dinâmica e com uma grande participação associativa, que tanto a caracteriza, sendo um evento que conta a participação de todos para mostrar aquilo que de mais rico se faz no concelho”.

A presidente destaca que “foram as tradições que construíram o património que hoje temos e que cimentaram as nossas terras para que se tornassem aquilo que hoje temos, por isso homenageamos as tradições com o palco cultura, através da atuação dos grupos das freguesias e uma exposição no Museu do Megalitismo”.

A edição deste ano, foi para o novo executivo “um desafio,” mas Paula Chuço garante que “foi conseguida com êxito”.

Vários presidentes dos municípios do Alentejo Central marcaram presença na inauguração deste certame. João Grilo, presidente da Camara de Alandroal, presente na inauguração do certame, afirma que “é importante mostrar ao Alentejo o que de inovador se faz, neste território”.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, afirma que esta é uma forma de Mora “expor o que de melhor tem no seu concelho”, enaltecendo a proximidade dos concelhos vizinhos.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor afirma que “todos os concelhos da CIMAC estão muito unidos e é muito importante estarmos jutos e participarmos nas iniciativas dos outros municípios”.

O presidente Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, destaca também a importância dos autarcas “estarem solidários nas iniciativas que promovem os nossos territórios, nomeadamente no desenvolvimento económico e fixação de populações”.

O deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, Capoulas Santos afirma que “a ExpoMora “este ano tem um sabor especial, por ser organizado por uma nova equipa e, sobretudo é um momento de reencontro depois da pandemia”, e acredita que será “um êxito e revelará as grandes potencialidades deste concelho”. Já Norberto Patinho, também deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, revela que este “é um momento alto do concelho de Mora, sendo uma feira de referência na região e este ano”.

Revoltilho e ADBC vencem finais do futsal do Jardim

Revoltilho venceu a final de seniores

As equipas do Revoltilho (seniores) e da ADBC (veteranos) ganharam as duas finais do Torneio de Futsal de São Mateus KO, realizado no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas e organizado pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC) e Associação Cultural e Desportiva do Revoltilho e Santo Onofre.

ADBC ganhou o torneio em veteranos

Os dois jogos da noite desta sexta-feira, dia 7, foram equilibrados e disputados até final, onde o Revoltilho bateu os Galáticos por 2-1, na final de seniores, enquanto a ADBC se impôs ao Revoltilho também por 2-1, no jogo decisivo de veteranos.

Antes das duas finais, as equipas de infantis do CF “Os Elvenses” realizaram um encontro de convívio. Este torneio foi disputado com jogos a eliminar e começou a ser jogado no passado dia 2, com acesso livre de público.

Diogo Piçarra esta noite na ExpoMora

Diogo Piçarra, um grande nome da música portuguesa atua esta noite no palco principal da feira ExpoMora. O espetáculo tem início marcado para as 23 horas.

O programa de hoje, do certame, começa com uma caminhada de 5 quilómetros, às 9 horas.

À tarde, no palco cultural, o Grupo de Cantares de Cabeção e o Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção atuam às 17 horas. Pelas 18.30 horas decorre uma homenagem aos atletas Do Grupo Desportivo de Pavia, uma atuação de “As Cachopas” da Associação de Reformados de Pavia e Grupos de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Pavia.

No palco museu Daniel Catarino é o primeiro artista a atuar pelas 21.30 horas, seguindo-se o cabeça de cartaz Diogo Piçarra pelas 23 horas.

À uma da manhã no palco bares, o artista Progressivu (Mário Costa) vai animar todos os presentes.

O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.