Feira de Atividades Sénior no CNT com diversas atividades e muita animação

A terceira edição da Feira de Atividades Sénior – AtivaMente arrancou esta manhã de sexta-feira, 9 de setembro, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

A iniciativa conta com a organização conjunta de dez instituições de Solidariedade social ligadas ao setor do envelhecimento.  Isabel Mascarenhas, diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, revela que esta iniciativa regressa em grande, com uma moldura humana fantástica. “É uma rentrée em grande, temos aqui o regressar desta iniciativa, depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, em que as instituições foram levadas ao limite, mas agora voltamos a juntar-nos, a criar espaços momentos, interação entre as diversas instituições, que é fundamental, porque não somos concorrentes, somos parceiros e quando se unem o resultado é este: uma moldura humana fantástica”.

Isabel Mascarenhas acredita ainda que esta é uma boa iniciativa para voltar a juntar as pessoas bem como a interação entre si e as instituições. “Temos aqui aquilo que é ver as pessoas a conviver com pessoas de outras instituições, num dia diferente, nesta partilha institucional de boas-práticas e poder replicá-las, e é isto que caracteriza o tecido associativo de Elvas, nomeadamente as instituições de Solidariedade social, que hoje está aqui bem vivo, ativo e muito dinâmico”.

Atuações musicais, sessões de estimulação cognitiva, ateliers de culinária, execução de cadeiras e capotes, musicoterapia, dança terapêutica, pilates, ginástica adaptada são algumas das atividades disponíveis nesta iniciativa. “São dois dias, com uma série de atividades a decorrer em simultâneo, para que as pessoas possam escolher, com muito dinamismo e proatividade”, acrescenta Isabel Mascarenhas.

Já Sandra Cardoso, diretora Regional da Segurança Social de Portalegre lembra que, “nesta altura de retoma da normalidade, este tipo de atividade é fundamental, por um lado, para consciencializar para a temática do envelhecimento, sobretudo nestes território e, por outro, promover a interação entre idosos e as instituições, bem como momentos de partilha, solidariedade social e parceria”.

Sandra Cardoso acredita que “é na conjugação de esforços e parcerias que se conseguem melhores resultados e melhores condições de vida para estas pessoas, elevar a sua qualidade de vida, e esta iniciativa é de louvar, pela interatividade que promove”.

A APPACDM de Elvas é uma das nove instituições que está representada nesta iniciativa, com a zona de bar e comida, assim como com o stand, alusivo à instituição. Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas adianta que marca presença, uma vez que a instituição “também trabalha com seniores e porque vamos fazer ateliers e atividades adaptadas e este é um complemento ao que é trabalhado, diariamente, nas instituições”.

Luís Mendes destaca ainda o papel da população sénior, sendo objetivo proporcionar-lhe melhor qualidade de vida e conforto. “Tudo o que faz, com esta franja da sociedade, nunca é suficiente para aquilo que merecem, portanto temos que ir todos os dias de encontro às suas necessidades e ao encontro de proporcionar melhor qualidade de vida e conforto”.

Presente no certame, entre outras instituições, encontra-se o Lar de Assistência de Vila Boim. Segundo a animadora Mara Nascimento este “é um dia especial”, de um regresso a uma normalidade que, durante dois anos, “foi roubada”, sobretudo, aos idosos. O objetivo no certame é “mostrar os trabalhos, expostos no stand e dar a conhecer a instituição”.

A esta feira, a Santa Casa da Misericórdia, através da animadora Alexandra Mamede e de seis utentes do lar, levou, esta manhã, um atelier de dança adaptada, através do qual se procura evitar as quedas e vertigens. Alexandra Mamede diz ainda que, este ano, “a iniciativa tem um sabor duplamente especial, uma vez que é o retomar das saídas e do contacto com a sociedade, porque foi a terceira idade que sofreu mais com estes dois anos de isolamento, e este momento marca o contacto com outras instituições e utentes”.

A Feira de atividades sénior, decorre até amanhã, sábado, 10 de setembro, ao meio-dia e meia, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.