Jaime Magarreiro homenageado no Raide Hípico Luís Tello Barradas

Os silos da Cersul, em Santa Eulália, voltaram, este sábado, 3 de setembro, a ser palco de mais um Raide Hípico Luís Tello Barradas, contudo, com menos cavalos que em edições anteriores.

Para este decréscimo de participações, a rondar as 50, garante o responsável pela organização do evento, Alberto Barradas, contribuiu o facto de o raide ter sido “empurrado”, pela federação da modalidade, de junho para setembro. “Em 2021, por questões de Covid, tivemos de fazer em junho e, este ano, tentámos fazer em junho, mas a Federação Equestre Portuguesa não nos autorizou”, começa por explicar. Ainda assim, Alberto Barradas diz-se satisfeito com “o resultado obtido” em termos de participações, ainda que “bastante mais baixo” que o habitual.

Esta 23ª edição do raide hípico, para além de uma homenagem a Luís Tello Barradas, serve também de homenagem à pessoa que, de acordo com Alberto Barradas, mais vezes ganhou esta prova: Jaime Magarreiro, recentemente falecido.

Entre os 50 cavaleiros em prova, estão representados, para além de Portugal, países como Áustria, Arábia Saudita, França e Espanha. Quanto à próxima edição do raide, Alberto Barradas explica que a data terá de ser decidida até dia 30 deste mês, havendo ainda dúvida entre 3 de junho e a data habitual, em janeiro.

Este raide hípico, organizado pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, teve início por volta das 6h30 horas, com as inspeções veterinárias. As primeiras provas começaram às 8 horas.

Para além de um prova internacional, de cem quilómetros, o raide inclui mais três: uma de 80, outra de 40 quilómetros e uma de 20, apenas para veteranos.