Mercado Cá da Terra de regresso este domingo a Campo Maior

O Jardim Municipal de Campo Maior volta a ser palco, este domingo, dia 4 de setembro, de mais uma edição do Mercado Cá da Terra.

Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Município de Campo Maior, que conta com a participação de produtores e artesãos locais, que terão à disposição dos visitantes, entre outros, produtos endógenos e peças de artesanato.

Para o presidente da Câmara, Luís Rosinha, os primeiros domingos de manhã de cada mês, são agora diferentes, com os expositores a poderem vender e, acima de tudo, expor os seus trabalhos, muitos deles que nasceram durante estes dois anos de pandemia.

A primeira edição do Mercado Cá da Terra aconteceu em junho. Com interrupção em agosto, está de regresso amanhã, naquele que é o primeiro domingo de setembro.

Zinko anima noite no Palco Tasquinhas na Feira da Luz

Na noite deste sábado, dia 3 de setembro, no Palco Tasquinhas da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, atua, a partir da meia-noite, o DJ e produtor montemorense Zinko, que em 2020 recebeu o “Prémio Talento” da 100% DJ.

Pedro Loios, artisticamente conhecido como Zinko, regressa à Feira da Luz num novo e irreverente formato ao vivo, desenhado por si e pela sua equipa, acompanhado por convidados como Bruno Chaveiro, Filipe Gonçalves, Mimicat e Mirai.

Recentemente, Zinko lançou o primeiro Single do seu próximo álbum intitulado “Please”, e que é uma afirmação da vontade do artista em mostrar o seu trabalho ao mundo. “Please” é uma faixa contagiante com uma estética retro/new age, com o som inconfundível da clássica “talkbox“. Esta é sem dúvida uma música que vai cativar os amantes de música electrónica/dance music e que traz boas vibrações numa noite que promete ser quente! Sobre o single, é o próprio ZINKO que explica que “O nome Please, surgiu da minha vontade de ir para a estrada mostrar tudo o que andei em estúdio a criar em 2021. Esta é sem dúvida uma música que me enche as medidas, e que faz jus ao resto do álbum, que se vai chamar Fullist, nome também da minha nova Tour.”

Zinko tem sido a trave mestra da “Oficina de Produção” do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde jovens têm aprendido e praticado tudo aquilo que é a produção musical, de forma totalmente gratuita.

Banda do Centro Cultural de Borba tem arruada domingo no Barro Branco

Foto arquivo

Este domingo, 4 de setembro, no âmbito das Festas do Barro Branco há às 8 horas há alvorada com salva de foguetes e morteiros, pelas 9 horas são apresentados os cumprimentos à População pela Banda do Centro Cultural de Borba, percorrendo as ruas da aldeia.

Às 17 horas há missa solene seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora da Vitória, acompanhada pela Banda do Centro Cultural de Borba.

Pelas 21.30 horas atua o Grupo de Cante Os Garridos, de Rio de Moinhos, seguido do baile com Jorge Gomes.

 

Alandroal em festa: manhã deste sábado foi de largada de touros

No âmbito das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e do Festival da Juventude, que decorrem em Alandroal, até segunda-feira, dia 5 de setembro, esta manhã de sábado, dia 3, foi de muita diversão, com uma largada de touros, no Largo de Santo António.

Esta atividade contou com muita gente a assistir, sendo que alguns, mais aventureiros, acabaram mesmo por encarar de perto os animais, no recinto preparado para o efeito, tal como mostramos no vídeo abaixo, captado em direto.

De recordar que esta noite, na Praça da República de Alandroal, às 21.30 horas, tem início o concerto musical da Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca, ainda antes do concerto de  Bárbara Tinoco, às 22.30 horas. À meia-noite há baile tradicional com Rui Grilo.

Para encerrar a noite, no castelo do Alandroal a partir da meia-noite há a atuação do Gao Percussion, Peat´Dj, Baile das Novinhas e Zitech.

Elvenses Ana e Graça Sinfrónio iniciam vida religiosa no Mosteiro de Campo Maior

As irmãs elvenses Ana e Graça Sinfrónio celebraram este sábado, 3 de setembro, a iniciação à vida religiosa no Mosteiro da Imaculada Conceição, de Campo Maior.

A celebração de tomada de hábito foi presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, na presença de muitos familiares e amigos destas jovens de 22 e 24 anos.

Para o arcebispo de Évora e para a Arquidiocese, é “uma grande alegria” perceber que, com a chegada destas irmãs, o Mosteiro vai-se conseguindo “revitalizar”, com um “sentido muito grande de dádiva na sua vida quotidiana”. No mosteiro, lembra D. Francisco Senra Coelho, as monjas têm “duas grandes marcas”, por um lado, “morrendo para o mundo, no sentido de fazer uma opção radical por Deus”, e, por outro, vivendo “com os olhos em Deus e que sabem que sua renúncia terá a consumação da glória”.

Para o pai de Graça e Ana, José António Sinfrónio, este é um dia “muito importante” para a família, assegurando que esta foi uma escolha, não das filhas, mas de Deus. Apesar do investimento feito nos cursos superiores de ambas, José António não tem dúvidas que esta escolha, de integrar a Ordem da Imaculada Conceição, é a melhor. José António revela ainda que alguns dos amigos das filhas, sobretudo os mais afastados na igreja, ao contrário da família, não entendem a escolha de Ana e Graça.

Para o padre Francisco Bento, que batizou, em Elvas, Ana Sinfrónio, as irmãs disseram “sim” ao chamamento, sendo que, do seu ponto de vista, tudo depende “de um princípio e de uma educação”.

Presente nesta cerimónia esteve também a irmã Maria de Fátima Magalhães, que, como revela, teve, no Colégio Luso Britânico, Ana e Graça como suas alunas, assegurando que cada pessoa “é chamada por Deus a uma vocação”. A irmã diz ainda que esta é uma vocação de silêncio, sendo que Ana e Graça, apesar de se encontrarem em clausura, são felizes.

No decorrer da cerimónia, para além de vestirem o hábito da Ordem da Imaculada Conceição, Ana e Graça cortaram os seus longos cabelos, num ato de renúncia da vaidade.

De recordar que, para trás, Ana e Graça Sinfrónio deixam os cursos de Fisioterapia e Educação Básica, que já tinham concluído.

Borba nas invasões francesas é tema de percurso pedestre

Borba nas invasões francesas é o mote para o passeio pedestre que vai decorrer amanhã, domingo, dia 4.

“A ideia deste passeio é mostrar, associado ao simbolismo das invasões francesas, o património histórico que temos. É sobretudo um passeio sobre Borba e em Borba para que, mais uma vez, as pessoas percebam que a cidade tem história e tem património”, referiu-nos o presidente da câmara, António Anselmo.

O passeio pedestre tem início marcado para as 9 da manhã.

Padre Daniel Jamba apresentado à comunidade de Alandroal este domingo

O cónego Francisco Couto, Vigário Forâneo da Vigararia de Vila Viçosa, apresentará à Comunidade de Alandroal, este domingo, dia 4 de setembro, o padre Daniel Jamba.

A cerimónia de apresentação decorre na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Alandroal, pelas 10 horas.

O padre Daniel Jamba passa a ser o administrador paroquial das paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal), Nossa Senhora do Loreto (Juromenha), Nossa Senhora do Rosário (Rosário), São Pedro (Terena) e São Brás (S. Brás dos Matos) e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, de acordo com a nomeação feita pelo arcebispo de Évora no passado dia 21 de julho.

Feira da Luz conta com comboios turísticos e autocarro panorâmico

Para que seja fácil o acesso de todos ao recinto da Feira da Luz, os visitantes poderão usufruir gratuitamente dos itinerários dos comboios turísticos e o autocarro panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.

Respeitando a tradição, e todos os cuidados de segurança a ter, a Feira da Luz/Expomor terminará segunda-feira, dia 5, com um espetáculo de fogo-de-artifício.

Jaime Magarreiro homenageado no Raide Hípico Luís Tello Barradas

Os silos da Cersul, em Santa Eulália, voltaram, este sábado, 3 de setembro, a ser palco de mais um Raide Hípico Luís Tello Barradas, contudo, com menos cavalos que em edições anteriores.

Para este decréscimo de participações, a rondar as 50, garante o responsável pela organização do evento, Alberto Barradas, contribuiu o facto de o raide ter sido “empurrado”, pela federação da modalidade, de junho para setembro. “Em 2021, por questões de Covid, tivemos de fazer em junho e, este ano, tentámos fazer em junho, mas a Federação Equestre Portuguesa não nos autorizou”, começa por explicar. Ainda assim, Alberto Barradas diz-se satisfeito com “o resultado obtido” em termos de participações, ainda que “bastante mais baixo” que o habitual.

Esta 23ª edição do raide hípico, para além de uma homenagem a Luís Tello Barradas, serve também de homenagem à pessoa que, de acordo com Alberto Barradas, mais vezes ganhou esta prova: Jaime Magarreiro, recentemente falecido.

Entre os 50 cavaleiros em prova, estão representados, para além de Portugal, países como Áustria, Arábia Saudita, França e Espanha. Quanto à próxima edição do raide, Alberto Barradas explica que a data terá de ser decidida até dia 30 deste mês, havendo ainda dúvida entre 3 de junho e a data habitual, em janeiro.

Este raide hípico, organizado pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, teve início por volta das 6h30 horas, com as inspeções veterinárias. As primeiras provas começaram às 8 horas.

Para além de um prova internacional, de cem quilómetros, o raide inclui mais três: uma de 80, outra de 40 quilómetros e uma de 20, apenas para veteranos.

Assumar organiza largada de touros noturna

No âmbito das festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, realiza-se esta noite, pelas 2.30 horas, uma largada de toiros em Assumar, no concelho de Monforte.

As Festas de Assumar estão a decorrer até quinta-feira, dia 8 de setembro.

Seniores de “O Elvas” já estão a treinar

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos já tem a sua equipa sénior a treinar, com vista à participação no plano distrital da Associação de Futebol de Portalegre. Os treinos de preparação da temporada 2022/23 começaram neste sábado, dia 3, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Pedro Canário, treinador, salientou à Rádio ELVAS o “gosto de trabalhar neste clube”, apontou “objetivos claros, de lutar pelo primeiro lugar e colocar o clube no lugar que merece”.

Luís Dias, capitão de equipa, à nossa reportagem, foi claro a apontar a meta do grupo: “é sermos campeões”, pois “representar um clube como «O Elvas» é vencer o distrital e voltar às provas nacionais”; vincou ainda a importância de “receber bem e integrar os jogadores que vêm de novo”.

Ao microfone da Rádio ELVAS, Paulo Canhão, presidente do clube, reiterou o objetivo da temporada: “é a subida de divisão”, afirma o dirigente. Quanto ao plantel, “não está fechado”, vai ser reforçado ainda com “mais dois ou três jogadores”.

A equipa técnica tem quatro treinadores: Pedro Canário, José Maia, Ricardo Carvalho e André Alfaia. Os enfermeiros Carlos Mendes e José Pernas estão na equipa médica, enquanto José Bonifácio é o técnico de equipamentos.

Para já, os azuis-e-ouro, têm os jogadores seguintes: Caio Rosa e Guilherme Branco (guarda-redes); André Canoa, Oleg, Gabriel Silva, Thiago Ota, Gabriel Gomes e Yago Santos (defesas); Matheus, Luís Carapinha, Assou e Duarte Carapinha (médios); Luís Dias, João Carlos Lopes, Tiago Espírito Santo, Okebe e Franceschi (avançados).

Kiko Miranda já treina, mas aguarda autorização da sua entidade profissional para saber se tem condições para integrar o grupo. Estão dois futebolistas à experiência: Pedro Dores e Vítor Henrique. Quanto a Diogo Ventura e João Garcia, que já integraram a equipa na última época, treinam com o grupo até definição das suas vidas académicas.

No plano distrital, “O Elvas” começa a disputa da Taça de Honra a 9 de outubro (deslocação ao Crato) e o campeonato a 6 de novembro (recebe o Elétrico).

Sub-15 de “O Elvas” perdem em Évora com o Juventude

Foto de arquivo

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” foram derrotados em Évora com o Juventude, num encontro de preparação na nova temporada futebolística, em que o conjunto elvense compete na II Divisão do campeonato nacional, que começa no próximo dia 18.

Este jogo-treino decorreu na manhã desta sábado, 3 de setembro, teve duas partes de 40 minutos e ao intervalo havia 1-1: a equipa da capital do Alentejo adiantou-se no marcador, mas “O Elvas” empatou, com um golo de Miguel Chamorra. No segundo tempo, os eborenses chegaram ao triunfo.

A preparação da equipa comandada por Bruno Tomé prossegue na próxima semana, já com mais um jogo-treino, agendado para sábado, dia 10, às 17 horas, em Elvas, no Campo Pedro Barrena, diante do Lusitano de Évora.

Luís Represas atua este sábado na Feira da Luz

Luís Represas sobe ao palco principal, este sábado, dia 3 de setembro, pelas 22 horas na feira da Luz em Montemor-o-Novo, enquanto Zinko, filho da terra, sobe ao palco secundário pela meia-noite.

“Luís Represas um grande músico, um grande cantor, trará com ele excelentes músicos, irá cantar com certeza muitos êxitos do trovante. Irá dar um grande concerto no palco principal e “iremos ter um montemorense Zinko com alguns convidados, um espetáculo que promete, a apresentação de alguns temas do seu novo álbum” explica o presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Artistas como Sara Correia, e Calema ainda vão atuar nesta edição da Feira da Luz.

Corrida de touros este domingo em Montemor

Montemor-o-Novo é Praça Cheia este sábado e domingo, dias 3 e 4 de setembro, com espetáculo de variedades taurinas, no sábado, e corrida de touros, no domingo, integradas na edição deste ano da Feira da Luz.

A corrida de touros “é já um momento habitual”, por esta altura em Montemor, recorda Paulo Vacas de Carvalho, da empresa “Montemor é Praça Cheia” adiantando que tem todos o ingredientes para ser uma boa corrida e o cartel foi construído com os melhores cavaleiros do momento”.

Na corrida de touros de domingo entram em Praça os Cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Júnior e Francisco Palha. Para Paulo Vacas de Carvalho “estão reunidas as condições para que esta seja uma grande corrida de touros”.

O Grupo de Forcados de Montemor, pega os seis touros em solitário. O empresário destaca “o momento extraordinário” que os forcados montemorenses vivem, neste momento, e penso que será do agrado de todos nós ver o grupo de Montemor a triunfar na sua terra”.

Quanto aos seis touros da Ganadaria São Torcato, Paulo Vacas de Carvalho está convencido que “estão num tamanho ótimo e esta é uma ganadaria brava, por isso penso que serão de sucesso”.

Para além da corrida de domingo, amanhã, 3 de setembro, pelas 18 horas, há um espetáculo de variedades, com o objetivo de “promover a festa brava, sem esquecer dos mais novos e por isso, vêm três cavaleiros jovens, para tourear três novilhos da ganadaria São Torcato”. Os cavaleiros são Francisco Maldonado Cortes, João Dias e Vasco Veiga, e pegam os forcados jovens do Grupo de Forcados de Montemor”.

A abrilhantar a corrida de domingo está Banda da Sociedade Carlista. Paulo Vacas de Carvalho afirma que “Montemor é uma cidade de aficionados e temos que continuar com esta obra, da qual Simão Comenda fez parte”, acreditando que esta corrida “será um sucesso”.

A Corrida de Touros que decorre domingo na Praça de Touros de Montemor, está marcada para as 18 horas, e a reserva de bilhetes pode ser feita através do número 300 505 171.

Concurso pretende “divulgar a raça”, diz elvense Mário Mendes

O 36º Concurso Ibérico da raça merina precoce decorreu na passada quinta-feira, dia 1, na Expomor 2022, em Montemor-o-Novo e teve “como objetivo a preservação de uma raça praticamente extinta. Além de divulgarmos a raça, procuramos negócio para que possamos ganhar algum dinheiro”. “, de acordo com o elvense Mário Mendes (na foto), da criador da raça e membro da Associação Portuguesa de Criadores de Ovinos da Raça Merina Precoce.

De acordo com o criador elvense, a Expomor tem evoluído “extraordinariamente. É uma feira muito boa e que dá total apoio aos criadores que aqui se deslocam. Só temos que agradecer uma vez que é gente desta que precisamos para apoiar a agricultura portuguesa”. No que diz respeito a concursos de animais da raça merina precoce, o que decorreu na Expomor foi o último de um ano que “correu muito bem, uma vez que contou com jovens a participar”, concluiu.

 

Bárbara Tinoco anima esta noite as festas do Alandroal

Bárbara Tinoco é a artista que vai subir este sábado, dia 3 de setembro, ao palco das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal.

O programa começa às nove da manhã com uma Arruada pela Banda do Centro Cultural de Alandroal, que decorre nas ruas da vila, seguindo-se às 09.30 horas o torneio de futebol infantil “ Vila do Alandroal”, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias e pelas 10.30 horas há uma largada de touros, no Largo de Santo António.

À noite realiza-se o tríduo preparatório às 21 horas na Igreja Matriz de Alandroal. Na Praça da República, às 21.30 horas começa o concerto musical da Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca, e a artista Bárbara Tinoco sobe ao palco às 22.30 horas. À meia-noite há baile tradicional com Rui Grilo.

Para encerrar a noite, no castelo do Alandroal a partir da meia-noite há a atuação do Gao Percussions, Peat´Dj, Baile das novinhas e Zitech.

Campo Maior: Taberna “O Ministro” já reabriu ao público

Encerrada desde o passado dia 16, a Taberna “O Ministro”, em Campo Maior, reabriu ontem ao público, sexta-feira, 2 de setembro.

Este encerramento forçado, de cerca de duas semanas, explica o proprietário do estabelecimento, João Paulo Borrega (na imagem abaixo), teve origem numa intervenção cirúrgica a que teve de ser submetido. “Como sou o chef de cozinha e, de certo modo, a cara da casa, vi-me obrigado a fechar, porque fui submetido a uma cirurgia à anca, que andava a adiar, mas agora teve de ser e, por isso, fechámos esta quinzena”, começa por explicar.

Ainda a recuperar, João Paulo quer já estar junto dos seus funcionários, por mais que confesse que apenas a meio do mês poderá voltar a assumir as rédeas da cozinha, como tanto gosta. A vontade de reabrir, para além de sua, garante, era também daqueles que, diariamente, trabalham consigo. “Tenho uma equipa de trabalho muito boa, capacitada para abrir a casa”, não esconde.

Com o objetivo de manter o nível gastronómico já alcançado, João Paulo sente que “O Ministro” tem já uma responsabilidade gastronómica para com quem visita o estabelecimento. Com a crise, adianta, o restaurante “não podia estar mais tempo fechado”, ainda que, durante este período, aproveitou-se para fazer a manutenção de alguns equipamentos.

Com esta reabertura, e com o turismo crescente em Campo Maior, o proprietário quer continuar a adaptar o serviço a quem visita o concelho, assegurando que, a nível gastronómico, “não há grandes mudanças a fazer”. “Acho que estamos no bom caminho, porque atingimos um patamar de satisfação do cliente”, diz ainda, adiantando que o turismo cultural e rural “de qualidade” existente em Campo Maior terá de ser acompanhado pela hotelaria e restauração. “Temos de saber receber bem quem vem”.

Quanto a novidades, João Paulo Borrega revela que o serviço de take away será adaptado, com preços, agora, mais reduzidos. “Vamos reduzir os preços, entre um a dois euros, por dose”, revela, por mais que tenha consciência das despesas: “também não podemos perder dinheiro, porque queremos cá estar muito tempo”.

Relativamente aos pontos fortes da carta de “O Ministro”, o proprietário destaca, entre outros, as sopas alentejanas, as migas e a carne de porco alentejano. João Paulo Borrega pede ainda desculpa aos clientes por este encerramento, esperando voltar a reencontrá-los, a todos, no seu estabelecimento.

A taberna “O Ministro”, situada na Travessa dos Combatentes da Grande Guerra, voltou ontem a abrir portas, sendo que só encerra às terças-feiras, depois do almoço.

Euromilhões: jackpot de 128 milhões sai no estrangeiro

O jackpot de mais de 128 milhões de euros do sorteio de ontem, 2 de setembro, do Euromilhões saiu a um apostador no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de 193.666 euros, saiu a um apostador que registou o boletim em Portugal. Outros cinco apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Em Portugal saíram ainda três terceiros prémios, num total de 17, no valor de 13 mil euros cada.

O quarto prémio, de 1.762 euros, contemplou um total de 40 jogadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 7, 12, 13, 20 e 45 e as estrelas 3 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficinais na página dos Jogos Santa Casa.

Ano letivo 2022/2023 tem início a 16 de setembro

O calendário escolar para o ano letivo 2022/2023, já foi divulgado, sendo que as aulas têm início a 16 de setembro.

O primeiro período letivo decorre assim entre 16 de setembro e 16 de dezembro.

O segundo período decorre entre 3 de janeiro e 31 de março.

Já o terceiro período tem início a 17 de abril e termina a 7 de junho de 2023 para 9º, 11º e 12º anos de escolaridade, já a 14 de junho termina para 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos de escolaridade; e a 30 de junho termina para o pré-Escolar e1º ciclo do ensino básico) Cursos Profissionais e EFA de acordo com o cumprimento do respetivo volume de formação.

Foguetes e morteiros abrem Festas do Barro Branco este sábado

As Festas em honra de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco (Borba) prosseguem este sábado, 3 de setembro.

Hoje às 8 horas há alvorada com salva de foguetes e morteiros, dando início ao segundo dia de Festa, segue-se às 10 horas a missa Solene.

Pelas 17 horas há arruada pela KALIPOLEMUSIC, percorrendo algumas ruas da aldeia, meia hora mais tarde há largada junto ao Antigo Posto Médico, com gado de Francisco Carrão, de Sousel, com animação musical a cargo de KALIPOLEMUSIC.

Neste segundo dia, a partir das 22 horas o baile é abrilhantado pela Banda SÓ PIMBA, e à uma da manhã há fogo de artifício, seguido de Discoteca ao Ar Livre com DJ CYER GI.

 

Torneio de futsal do Jardim tem os primeiros apurados

O Torneio São Mateus KO, de futsal, está a decorrer entre os dias 2 e 9, no Polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas. A organização conjunta é da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC) e Associação Cultural e Desportiva do Revoltilho e Santo Onofre.

Nesta sexta-feira, dia 2, os jogos tiveram os resultados que se seguem: Matraquilhos, 0 – Cláudia Viagens, 3 (seniores); ADBC, 3 – Boa-Fé, 0 (veteranos); e ADBC, 2 – Galáticos, 4 (seniores). Uma vez que os jogos são a eliminar, os vencedores seguem em prova e os derrotados foram eliminados.

Na próxima segunda-feira, dia 5, os encontros são os seguintes: às 21 horas, Papinha Mobiliário – Boa-Fé, em seniores; às 22 horas, Revoltilho – Papinha Mobiliário, em veteranos; e às 23 horas, Century 21 – Revoltilho, em seniores.