A Câmara Municipal de Elvas e a associação juvenil Arkus têm vindo a promover, ao longo de julho e agosto, várias iniciativas no âmbito das Férias Ativas, que têm atraído várias crianças do concelho.
De acordo com a Arkus, as atividades têm decorrido “com muito sucesso”, nas Escolas de Santa Luzia e Boa-Fé, em Elvas, bem como em São Vicente.
No que diz respeito à Escola da Boa-Fé, as “Férias Ativas”, revela a associação juvenil, em nota de imprensa, “estão a correr muito bem. As crianças são muito participativas e interessam-se pelas atividades propostas. Outro ponto a favor tem sido a colaboração dos pais, sem o apoio deles muitas atividades não se teriam realizado como, por exemplo, as espetadas de frutas, o salame e sumo de laranja, a guerra de balões de água e a saída à praça para assistir à Volta a Portugal. Realizam-se ainda atividades de culinária, expressão plástica, expressão dramática e expressão físico-motora”.
As atividades preferidas das crianças, garante a Arkus, são “as idas à piscina, as aulas de andebol, a guerra de balões de água e as espetadas de frutas”. Na opinião delas, as férias ativas “são giras”, “são fixes”, “as melhoras férias”.
Em Santa Luzia, “o feedback das férias ativas também tem sido muito positivo”. As atividades que as crianças mais gostam são as “idas à piscina, visitas aos museus e todas as atividades que sejam na rua. Também adoraram fazer a bandeira de Portugal e saber mais sobre ela e sobre o nosso país”.
Quanto a São Vicente, “as crianças divertem-se muito, são participativas e muito criativas”. As atividades que mais gostam são “ir à piscina, jogar matraquilhos, ir ao parque, dançar e fazer casas com cadeiras e colchões”. No dia a dia fazem atividades que englobam vários tipos de capacidades, desde realizar sopas de letras, pintar com tintas ou realizar teatros. As crianças têm oportunidade de realizar trabalhos e atividades que em casa provavelmente não conseguiriam fazer.
A Arkus acredita que este tipo de iniciativas “não só ajuda os pais na ocupação das suas crianças durante o período de férias como as mesmas desenvolvem atividades diferentes e que se estivessem em casa não tinham a possibilidade de as realizar”. Desta forma, a associação proporciona aos mais novos “umas férias divertidas com muita brincadeira e diversão”.