Na Casa das Flores ficou promessa de Festas em 2023

Foi ao som das tradicionais saias de Campo Maior que abriu portas, este sábado, dia 27, a Casa das Flores. Este centro interpretativo das Festas do Povo está instalado no antigo edifício militar do Assento, requalificado com recurso a fundos comunitários, num investimento total de um milhão e duzentos mil euros, e que agora dá lugar a um espaço que permite compreender e interagir com a maior tradição da vila: as Festas do Povo

A cerimónia foi presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que garantiu tratar-se de “um espaço que permite dar a conhecer aos visitantes o que são as Festas do Povo. Qualquer visitante pode sentir e ver o que são estas festas, desde o início ao fim. Por outro lado, ficou aqui bem assente a vontade de ter as Festas do Povo, em 2023. Quero muito passar cá a noite da enramação e sentir o que é esta vivência única e maravilhosa”.

Para Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, “este dia é muito importante para todos e marca um antes e um depois do contacto com as Festas do Povo. Até agora, só podíamos contactar com este evento quando elas aconteciam. E agora não”.

“Festas do Povo 2023 são um comboio em andamento”, avança Luís Rosinha

Em dia de inauguração, em que não faltaram saias de Campo Maior e flores de papel, ficou bem definida a intenção do município de organizar as Festas do Povo em 2023. De acordo com Luís Rosinha, as Festas do Povo 2023 “são um comboio em andamento. No entanto, há a necessidade do povo querer. Da parte do município temos total disponibilidade e agora só falta o povo dizer de sua justiça”.

Para o Comendador Rui Nabeiro a inauguração deste centro interpretativo “é algo extraordinário. Ando nestas lides da câmara desde os anos 60 e foi sempre um sonho que tive. Se a câmara souber dar um passo importante e acompanhar o desenvolvimento é um espaço que se assume como uma mais-valia que toca no povo todo”.

Já a presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, Vanda Portela, considera que “este é um dia muito feliz para todos”.

“É um enorme orgulho”, diz presidente da CCDR-Alentejo

Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo, mostrou-se muito orgulhoso com esta inauguração, uma vez que fez parte do início da candidatura das Festas do Povo a património Mundial da UNESCO: “este centro interpretativo constava do plano da candidatura a património da UNESCO. São festas que não se realizam com uma periodicidade normal e para o turista quem vem a Campo Maior ter contacto com estas festas era necessário existir um museu. Aqui está ele”.

Na mesma cerimónia foi entregue o diploma da classificação das Festas do Povo como património imaterial da UNESCO. O embaixador José Filipe Moraes Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO, refere que “esta consagração na lista do património é algo muito importante. Ao todo, temos mais de 500 manifestações culturais na lista do património cultural imaterial da humanidade, entre as quais Campo Maior. De modo que, é o reconhecimento internacional da importância destas festas”.

“É necessário fazer da região um destino turístico”, garante Rondão Almeida

Esta casa das flores acaba por ser mais um espaço turístico e de atracão ao território da Eurocidade Badajoz, Elvas Campo Maior (EUROBEC). Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, considera que “é necessário fazer desta região um destino turístico e não turismo de passagem. Temos aqui mais um património da humanidade classificado, juntando ao de Elvas, Évora, Mérida e Cáceres. Por outro lado, dou os parabéns ao meu colega de Campo Maior, pela excelente requalificação deste espaço que o tornou num museu que não fica nada atrás dos outros museus a nível nacional”.

Para o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, este espaço “é muito importante pois permite ao visitante conhecer a tradição das festas do povo. É um centro muito bonito e que mostra uma festa que não se realiza sempre. Por outro lado, estou muito feliz por ouvir que em 2023 vamos poder disfrutar das Festas do Povo”.

A Casa das Flores resulta de um investimento de cerca de um milhão e duzentos mil euros, totalmente financiados por fundos comunitários: um milhão de euros investido na requalificação do antigo edifício do assento e duzentos mil euros para o espaço em si da Casa das flores.

Coral Públia Hortênsia atua no domingo na Sé de Elvas

Foto arquivo

O Coral Públia Hortênsia de Castro vai, em conjunto com um Coral de Barcelona, dar um concerto amanhã, domingo, dia 28 de agosto, na Sé de Elvas.

Este concerto de corais está inserido na 34ª edição do APLEC Internacional, que está a decorrer desde quinta-feira em Elvas.

José Velasques, membro fundador do Coral Públia Hortênsia de Castro, explica que, para este concerto, irão participar “entre 20 a 23 elementos” e serão apresentados, principalmente, “temas do cancioneiro de Elvas”.

O concerto conjunto entre o Coral Públia Hortência de Castro e o coral de Barcelona está marcado para amanhã às 15.30 horas, na Sé de Elvas.

Com apoio do PRR, UÉ vai ter mais camas para estudantes

Hermínia Vilar, reitora da Universidade de Évora

A falta de alojamento para os estudantes da Universidade de Évora (UÉ) tem sido um dos maiores problemas com que esta instituição de ensino superior se tem vindo a deparar ao longo dos últimos anos.

A juntar a isso, Évora, no primeiro semestre deste ano, de acordo com um barómetro da plataforma Imovirtual, foi das cidades do país onde o valor das rendas das casas mais subiu.

Sendo esta uma preocupação da reitoria, a Universidade de Évora, que viu aprovada a sua proposta ao Plano de Alojamento Escolar, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), terá disponíveis cerca de nove milhões de euros para requalificar as suas residências de estudantes. “Esperamos encetar este processo, rapidamente, o que nos permitirá aumentar o número de camas”, revela a reitora Hermínia Vilar.

À semelhança de todos os outros programas do PRR, recorda a reitora, também este tem “timings bastante apressados”, pelo que as obras terão que estar terminadas entre “meados de 2024 ou 2025”. “Vamos começar a avançar, no final deste ano, com estas obras, nomeadamente de requalificação das residências de estudantes que já temos e depois vamos tentar aumentar esse número de camas”, adianta Hermínia Vilar. “Vamos tentar aumentar, pelo menos, o que temos previsto, que são 105 camas”, acrescenta.

Com a noção que as obras a realizar nas residências não serão suficientes para resolver “todos os problemas que Évora coloca e à necessidade de alojar mais alunos”, estas intervenções, ainda assim, diz a reitoria, darão alguma ajuda nesse sentido, “no curto e médio prazo”. Por outro lado, a Universidade tem procurado estabelecer parcerias com o objetivo de fazer crescer o número de camas disponíveis para os alunos.

“Esta é uma das áreas em que esta reitoria está mais envolvida, que é responder aos problemas, que temos a perfeita noção, com que os estudantes se debatem, que é o elevado preço dos quartos e a necessidade de assegurar, a esses estudantes, condições de alojamento condignas”, remata a reitora.

A Universidade de Évora dispõe, atualmente, de sete residências, com capacidade de alojar cerca de 530 estudantes. Só para este novo ano letivo, esta instituição de ensino abriu cerca de 1.340 vagas para novos alunos, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Passeio BTT pelos trilhos da freguesia da Boa-Fé este domingo

Os Amigos da Boa-Fé BTT vão realizar, amanhã, domingo, dia 28 de agosto, integrado nas Festas do Senhor Jesus da Boa-Fé (antiga Festa dos Hortelões), o II Passeio BTT pelos trilhos da freguesia.

A partida, para o percurso de 35 quilómetros, está marcada para as 8.30 horas, junto ao CRP da Boa-Fé.

Lucas e Matheus Jr e Henrique Belacorça este sábado na Boa-Fé

As Festas em honra do Senhora Jesus da Boa-Fé prosseguem este sábado com a atuação de Lucas e Matheus Jr e Henrique Belacorça.

O programa  tem início marcado para as 21 horas com o torneio dos Hortelões, no Pavilhão da Escola Básica da Boa-Fé, às 22.30 horas há espetáculo musical com os artistas, Henrique Belacorça e Lucas Matheus Jr, sendo que antes dos espetáculos musicais haverá uma arruada com as Roncas D’ Elvas.

José Galguinho, presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova adianta que “foi grande esforço que conseguiu trazer o duo Lucas e Matheus Jr. para estas festas”, seguindo-se a atuação de Henrique Belacorça.

José Galguinho apela ainda às pessoas do concelho, para que compareçam nestas festas, onde falta animação, para todos os gostos. “Quero fazer um apelo, uma vez que há outro evento no Centro Histórico, às pessoas não só da freguesia, mas também do concelho, para que vão até às festas, onde há divertimento para todos os gostos”.

A noite de festa hoje termina com discoteca e uma garraiada que começa à meia-noite.

Nomeados de Mais Prazeres & Sensações da Mais Alentejo

Não foi fácil à revista Mais Alentejo escolher cinco nomeados para categoria Mais Prazeres & Sensações, que privilegia iniciativas ou produtos cujas atividades envolvem o vasto universo do prazer. Escolha recheada de dificuldades devido à circunstância de existirem, no Alentejo, centenas de projetos que muito têm contribuído para a afirmação da região.

O Júri dos Prémios Alentejo optou pelos seguintes cinco nomeados: Cerveja Libata, “fresquinha” produzida em Vila Viçosa; Marmelos Aurora, em Beja, que aproveita aquele fruto para múltiplas funções e assegurando que o mesmo faz bem ao coração; Mostra de Peixe do Rio, evento realizado no concelho de Alandroal, que tem o Guadiana como palco; Paisagindo Bio, também em Alandroal, dedicado a chás, infusões e tisanas; e Passadiços da Serra d’Ossa, em Redondo, um convite irrecusável a saudáveis caminhadas.

Compromisso de Honra de novos militares da GNR decorreu em Portalegre

A Cerimónia do Compromisso de Honra do 47.º Curso de Formação de Guardas, presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, realizou-se ontem, dia 26 de Agosto, na Avenida Movimento das Forças Armadas, em Portalegre.

Após oito meses de formação, divididos por quatro etapas, os 291 formandos, entre os quais 40 mulheres e 251 homens, juraram fidelidade à Pátria e à Guarda Nacional Republicana, demonstrando a sua dedicação, empenho, espírito de grupo e camaradagem, desta que será uma etapa que marca o futuro nas próximas décadas.

Euromilhões com jackpot de 112 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 112 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.

O segundo prémio, de 143 mil euros, saiu a sete apostadores, um deles com aposta registada em Portugal. Já o terceiro prémio, de 22 mil euros, foi entregue a 11 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 22, 23, 25, 38 e 44 e pelas estrelas 11 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Casa das Flores em Campo Maior é inaugurada hoje

A Casa das Flores ou Centro Interpretativo das Festas do Povo, em Campo Maior tem a sua inauguração já hoje, sábado, 27 de agosto.

Este será um museu que proporciona experiências do ponto de vista das Flores de papel e daquilo que são as Festas do Povo, a quem o visitar, revela Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior. “Com um museu aberto, onde todos possamos ir, dará mais força para aquilo que possa vir a ser as Festas do Povo, no próximo ano. Será um Museu brilhante do ponto de vista tecnológico, também da experiência de quem nos visita, poder fazer uma flor de papel, e este é, claramente, um Museu de e para os campomaiorenses e que acrescentará valor e vontade popular, para o ano 2023”.

Nesse dia e, antes da inauguração haverá um desfile etnográfico, bem como a entrega do selo da Unesco por um representante desta entidade e também estará presente um membro do Governo, neste dia que Luís Rosinha considera ser “muito importante para Campo Maior”.

A Casa das Flores, em Campo Maior, instalada no antigo edifício militar do Assento, vai permitir permite a quem a visita experienciar o que são as Festas do Povo e retratam a arte de fazer flores de papel, características do povo campomaiorense.

Programação do APLEC no sábado dia 27 em Elvas

O segundo de três dias da manifestação cultural APLEC, no sábado, 27 de agosto, em Elvas, tem a programação seguinte:

  • das 10 às 13 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, amostra de jogos tradicionais catalães;
  • às 10.30 horas, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, espaço de debate; conferência “Do fona à morra, tour pelos jogos tradicionais catalães”, pela Federação Catalã de Jogos Tradicionais;
  • às 11 horas, nas ruas centrais da cidade e na Praça da República, grande desfile popular do APLEC; à chegada à Praça da República, grande Tirabol, baile final com todos os grupos;
  • ao meio-dia e meia hora, na Praça da República, baile de Sardanas, com exibição de grupos sardanistas;
  • das 12 às 14 horas, na Praça da República, L’Aplec del Caragol de Lleida, degustação da cozinha tradicional catalã: caracóis e caçarolas;
  • às 17.30 horas, na Sé, concerto das bandas de música e corais;
  •  às 19.30 horas, na Praça da República, amostra de danças catalãs: Esbarts, Baile de Bastões e Gitanes;
  • às 21.30 horas, na Praça da República, espetáculo “La Festa Major a Catalunya”;
  • às 22.30 horas, na Praça da República, noite do fogo;
  • e às 23 horas, na Praça da República, dança folclórica catalã.