Município de Elvas alvo de investigação judicial

O Município de Elvas está a ser alvo de investigação por parte da Polícia Judiciária, após queixas sobre o concurso de admissão de trabalhadores, em particular o concurso mais recentes de admissão de mais de 20 trabalhadores e a utilização de viaturas pela vereação, no mandato anterior.

Segundo apurou a Rádio ELVAS, foi solicitada diversa documentação, embora o Município não adiante mais pormenores, devido ao facto da investigação estar a decorrer.

Arronches celebra estas segunda-feira as Festas de Nossa Senhora de Assunção

Arronches celebra esta segunda-feira, 15 de agosto, as Festas em honra de Nossa Senhora de Assunção.

O programa tem início às 10 horas com a missa solene, na Igreja Matriz, animada pelo coro da igreja, seguindo-se, às 11 horas, a procissão pelas ruas da vila, acompanhada pela Banda Euterpe (Praça da República, Rua de Olivença, Passeio 1º de maio, LARGO Serpa Pinto, Rua 5 de outubro e Praça da República)

Já à noite, pelas 22 horas, há um espetáculo em frente ao edifício dos Paços do Concelho, com os fadistas Maritina, João Pereira, João Rosado, Valdemar Mochila, Leonor Fartouce e Marina Paulino, acompanhados por Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa e José Geadas, na viola.

Haverá ainda serviço de bar e as receitas revertem a favor da Paróquia de Arronches.

Tendo em conta estas festas, o município informa que amanhã, o trânsito estará condicionado na Praça da República a partir das 10 horas.

Delta Cafés conquista a Polónia com venda de 300 mil máquinas de café em dois anos

Através do acordo de exclusividade com as lojas polacas Biedronka, do grupo Jerónimo Martins, o café da Delta está a conquistar a Polónia.

Em declarações ao jornal Expresso, Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do grupo Nabeiro – Delta Cafés revela que “em apenas dois anos, foram vendidas 300 mil máquinas de café Delta-Q na Polónia” e, explica que a empresa está “a Polónia através de uma parceria de exclusividade com a Jerónimo Martins há dois anos, vendemos à Biedronka. Não podemos vender para mais ninguém, mas a Biedronka dá muito a preferência à Delta”.

“Há muitos anos que se fala de as empresas portuguesas se apoiarem umas às outras e aqui está um bom exemplo. Já temos 300 mil lares com máquinas Delta-Q, com uma quota de mercado de 22%, a crescer, a continuar a investir, e sobretudo a conseguir vender mais máquinas de café. A pandemia ajudou muito, ganhámos muito terreno. 22% de quota de mercado é um número que nos enche de orgulho, o caminho faz-se por aí, daí a necessidade de fazer muitos investimentos na fábrica”, acrescentou em declarações ao semanário.

Rui Miguel Nabeiro referiu ainda que “o crescimento na Polónia é muito robusto e a ambição é continuarmos a crescer num mercado de quase 50 milhões de consumidores”.

 

Corrida noturna decorre em Borba

A oitava corrida noturna de atletismo está de regresso a Borba no próximo domingo, dia 14 de Agosto, numa organização do Centro Cultural e Desportivo da Matriz.

Luís Dias, membro da organização, refere que “a prova destina-se a todos os que consigam correr, desde as crianças aos adultos. A partida, e toda a parte da organização, será junto à câmara municipal de Borba. Mais uma vez a prova está integrada nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos e, tirando os anos em que a pandemia esteve mais ativa, temos organizado sempre”.

“O percurso é maioritariamente urbano e está devidamente delimitado e acompanhado pelas forças de segurança, o que assegura todas as condições de segurança”, garantiu o responsável.

A corrida de noturna tem início marcado para as 20.30 horas e conta com distâncias desde os 100 metros, para os escalões mais baixos, até aos 4800 metros para os veteranos.

Piscinas Municipais de Elvas abrem todo o dia no feriado

O espaço ao ar livre das Piscinas Municipais de Elvas vai estar aberto o dia todo de segunda-feira, dia 15 de agosto, por ser feriado e, assim, possibilitar aos veraneantes de disfrutar um dia completo de banhos.

A manutenção e limpeza semanal do espaço vai realizar-se na terça-feira, dia 16; por isso,  nesse dia, as Piscinas Municipais estão encerradas na parte da manhã e reabrem às 14 horas.

Criança morre num acidente por eletrocussão no Rio Jerte (Cáceres)

Uma menina de nove anos morreu ontem, sábado, 13 de agosto, por eletrocussão, no Rio Jerte, na zona da ponte de Galisteo (Cáceres).

A criança encontrava-se com o seu tio, de 44 anos, à pesca. O homem, que ficou em estado grave, bateu com a cana de pesca num cabo de alta tensão, o que provocou uma descarga elétrica e a menor foi projetada do barco, tendo sido encontrada nas imediações da zona.

De momento, desconhecem-se as causas exatas que podem ter causado o acidente, mas segundo relata o El Periodico Extremadura, citando fontes da investigação, o homem atingiu um cabo de alta tensão com a cana de pesca, o que despoletou a eletrocussão. O cabo fornece eletricidade o bar da praia da área e a alguns motores próximos.

O homem foi transportado, de helicóptero para a Unidade de queimados do Hospital La Paz de Madrid, depois de ter sido, inicialmente avaliado no Hospital Virgen del Puerto, de Plasencia.

Cantus D’ Alma encantou Igreja do Salvador

A Igreja do Salvador acolheu ontem, sábado, 13 de agosto, um concerto integrado na edição 2022 do ciclo “A Música Encanta o Património”.

O coletivo “Cantus D’Alma” foi o protagonista desta noite e trouxe à igreja do Largo do Colégio o seu repertório baseado nas Cantigas de Santa Maria, do século XIII.

O ciclo “A Música Encanta o Património”, que nos últimos meses tem vindo a percorrer vários espaços monumentais, é uma iniciativa do Município de Elvas, em colaboração com a Academia de Música local.

Festas em Monforte no feriado atuam Tim e Ensemble Ibérico

As Festas de Monforte, em honra de Nossa Senhora do Parto prosseguem este domingo, 14 de agosto, rally paper, pelas 10 horas, tourada à vara larga, às 18 horas e arraial com Banda Newlook, pelas 22 horas.

Já amanhã, segunda-feira, 15 de agosto, e como revela o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, decorrem as cerimónias religiosas, com eucaristia às 12 horas e “é retomada a tradição de apregoar os pendões”, e à noite é Tim quem sobe ao palco das festas, às 22 horas, encerrando assim, “com chave de ouro”.

Também na segunda-feira a Praça da República de Monforte recebe às 16 horas o concerto da Banda Municipal Alterense e às 17.30 horas acontece o leilão dos andores, seguido da procissão em honra de Nossa Senhora do Parto.

As Festas em honra de Nossa Senhora do Parto, em Monforte encerram amanhã com arraial a cargo do Duo Hélio e Eurico, marcado para a meia-noite.

Roncas D’ Elvas domingo na Feira de Santa Maria de Agosto em Campo Maior

Foto arquivo

A Feira de Santa Maria de Agosto prossegue este domingo, 14 de agosto, no jardim municipal de Campo Maior, com diversas atratividades.

Para além de as crianças poderem desfrutar dos insufláveis, até 13 horas. A partir das 18 horas, as Roncas de Elvas irão animar o jardim municipal. Pelas 21h30, atua Paula Miranda, seguindo-se, no palco do jardim, Os Ciranda sobem ao palco às 22.30 horas e depois segue-se um baile com Sol Nascente, às 23.30 horas.

São Vicente: satisfação pelo regresso das Festas à freguesia

As Festas de São Vicente e Ventosa, em honra de Nossa Senhora do Rosário, prosseguem este domingo, 14 de agosto, com tourada à vara larga, baile e DJ.

Para além destas iniciativas, a freguesia conta com alguns locais de comida e bebida, entre eles a garagem de Manuel Anastácio transforma-se, durante os dias de festa, num bar, algo que acontece há já seis anos. Manuel Anastácio refere é uma forma de criar mais uma opção em São Vicente tentando que “as Festas corram da melhor forma possível e que se divertiam”, adiantando que a pandemia fez com que as pessoas “tivessem mais vontade de festa”.

E, sendo estas Festas também uma altura de reencontro, encontrámos Telmo Estalagem que, vive no distrito de Leira, mas esta, é altura de regressar à sua freguesia para “conviver e se reencontrar com família e amigos”.

Rita Castelo afirma que as pessoas já tinham muita vontade das festas, mas ao mesmo tempo “há muitos certames ao mesmo tempo”, adiantando que a parte das touradas à vara larga é o que mais gosta.

Já António Saragoça garante que está é uma altura em que se juntam amigos e familiares, essencialmente pelo “convívio”.

Esta noite, nas Festas de São Vicente e Ventosa, Jorge Pedras sobe ao palco a partir das 22 horas e DJ Diazz anima os presentes, a partir da uma da manhã. Antes, pelas 18 horas há tourada à vara larga, e depois às três da manhã há uma largada de touros.

As festas, que decorrem até dia 15 deste mês, têm ainda presente no palco dia 15 de agosto a Banda 1º de Dezembro de Campo Maior.

Casal português suspeito de assaltos detido em Zamora

A Polícia Nacional espanhola já deteve, na noite de ontem, sábado, 13 de agosto, num supermercado de Zamora, o casal português que era procurado por presumível relação com assaltos cometidos em estações de serviço espanholas, nomeadamente de Badajoz, Toledo e Sevilla.

Foi um cidadão que alertou a Guardia Civil de que teria visto o casal no Carrefour de Zamora, tendo posteriormente a Polícia Nacional espanhola, confirmado e detido o casal, que se encontra numa esquadra local, até ser presente a juiz.

De recordar que a Guarda Civil tinha solicitado a colaboração dos cidadãos através dos seus perfis oficiais, nas redes sociais, para localizar este casal de cerca de 40 anos, uma mulher e um homem.

Estes detidos, segundo a imprensa nacional portuguesa, são também suspeitos de vários assaltos a bombas de gasolina, principalmente no Algarve e de um triplo homicídio ocorrido em, Bragança.

Padre António Carlos deixa paróquia de Vila Boim e assume a da Boa-Fé

Por nomeação do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, o padre António Carlos deixa a paróquia de Vila Boim, mantendo-se ao serviço das de Barbacena, São Vicente e Santa Eulália, no concelho de Elvas.

Por outro lado, António Carlos assume agora a paróquia da Boa-Fé, uma vez que o padre Milton Soares dos Santos terminou o seu contrato na Arquidiocese de Évora.

“O senhor arcebispo solicitou-me a paróquia de Vila Boim para o padre Marcelino e não tinha como dizer que não”, começa por dizer, por mais que lamente a sua saída, uma vez que criou um “grande ciclo de amizades”. “São pessoas por quem eu tenho uma grande estima e tenho a certeza que também têm por mim”, adianta, assegurando levar as gentes de Vila Boim “no coração”. “Tenho a certeza que vão fazer pelo padre Marcelino aquilo que fizeram por mim, nestes 14 anos”, acrescenta.

Relativamente ao facto de passar a celebrar missa na Boa-Fé, o padre assegura estar “preparado”, assegurando que a única diferença é tratar-se de uma paróquia da cidade, lembrando que, antes de chegar a Elvas, já tinha passado por várias outras paróquias, como as de Alandroal e Vila Viçosa.

Padre Jerónimo Fernandes é administrador das paróquias de Campo Maior

O padre Jerónimo Fernandes, capelão do Hospital de Santa Luzia e responsável pela paróquia de Maria de Alcáçova, São Pedro e São Salvador, em Elvas, e mantendo estas funções, foi nomeado, pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, administrador das paróquias de Nossa Senhora da Expectação e São João Batista, em Campo Maior, e capelão do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição.

Estas novas funções, explica o padre, deverão ser assumidas a partir de setembro, sendo que contará com a colaboração de outros dois padres, recentemente ordenados: Rodrigo Oliveira e Gaétan Dama, agora também nomeados vigários das paróquias de Nossa Senhora da Expectação e São João Batista.

“Na ausência do pároco, alguém tem de administrar a paróquia e foi-me confiada essa responsabilidade”, adianta, assegurando que a sua principal missão passa por “organizar a vida da paróquia”, bem como visitar o mosteiro e “prestar a assistência religiosa que for necessária”.

Estas novas responsabilidades, resultado da nomeação do arcebispo, surgem na sequência da doença do padre Francisco Bento. “Ultrapassada esta crise de saúde, que possa voltar ao seu lugar, que continuará a ser o pároco”, diz Jerónimo Fernandes.

Pelo menos, uma vez por mês, ao domingo, será o padre Jerónimo a celebrar missa em Campo Maior. Durante a semana, irá também à vila, “se necessário”.

Duo Hélio e Eurico animou noite de sábado em São Vicente

O Duo Hélio e Eurico animou na noite de ontem, sábado, 13 de agosto, o recinto das festas de são Vicente e Ventosa, em honra de Nossa Senhora do Rosário.

depois deste duo, seguiu-se a animação noite dentro com o Dj Boss Dici, a partir da uma da manhã. Para terminar esta noite, às três da manhã realizou-se uma largada de touros.

Praça da República de Elvas cheia no Festival Internacional de Folclore

A 32ª edição do Festival Internacional de Folclore decorre desde sexta-feira, na Praça da República de Elvas, contando com grupos portugueses e de outras nacionalidades.

Para Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, este tipo de certames que têm decorrido no coração da cidade, são o “renascer do que habituamos os elvenses, nas noites de verão”, que a pandemia impediu, “e tenho verificado que todos os sábados esta Praça da República enche por completo”.

Rondão Almeida acrescenta que este Festival “é já uma grande tradição, entre Elvas e a Estremadura espanhola”, recordando o Festival APLEC que trará “mais de 600 artistas catalães irão abrilhanta a cidade” de 26 a 28 deste mês, e “é grato verificar que a Câmara conta com um conjunto de técnicos excelentes e vereadores com uma certa dinâmica e, termos a possibilidade, de continuar, apesar de algumas crises, a oferecer aos elvenses este tipo de noites”.

Ontem atuaram na Praça da República o Rancho Folclórico de Paço dos Negros e Grupo Folklorico “Acuarelas Americanas”, da Argentina.

Já hoje, pelas 21.30 horas,a encerrar o certame sobem ao palco o Conjunto Danzas Folklóricas da República Checa, e Compañia Artística “Crea Danza”, da Colômbia.

Padre Marcelino Caldeira regressa a Vila Boim e Terrugem

Passados 20 anos, o padre Marcelino Caldeira, por nomeação do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está de regresso às freguesias de Vila Boim e Terrugem, passando agora a ser também o pároco de Vila Fernando.

Até aqui, e ao serviço das paróquias e da Santa Casa da Misericórdia do Alandroal, o padre, a enfrentar alguns problemas de saúde, vê nesta mudança uma possibilidade de recuperação, assegurando estar satisfeito com esta vinda para o concelho de Elvas.

“Quando o padre Teotónio, há vinte anos, por motivos pessoais, abandonou essas paróquias – eu na altura estava em Vila Viçosa, no seminário – fui pároco, durante três meses, de Terrugem e Vila Boim e fiquei com memórias muito simpáticas dessas comunidades”, confessa.

Do trabalho relacionado com “uma herança muito complexa, muito complicada” que recebeu do Centro Social e Paroquial do Alandroal, Marcelino Caldeira sofreu um esgotamento, que o fez quase perder o andar. “Para arrumar a casa, foi muito duro. Assim que a casa ficou arrumada, a saúde desgastou-se”, explica.

Agora, por indiciação médica, precisa de estar em “comunidades mais tranquilas, mais serenas, menos trabalhosas e sem obras sociais”, para poder recuperar a sua saúde.

O padre Marcelino Caldeira deverá assumir as suas novas funções, nas paróquias de Vila Boim, Terrugem e Vila Fernando, no decorrer do mês de setembro.