Habitação social em Elvas tem inscrições até dia 31
Luís Gomes vence em Braga etapa 7 da Volta a Portugal
Luís Gomes, da Kelly – Simoldes – UDO foi primeiro a cruzar a meta em sprint, em Braga, e assim vencer a sétima etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, esta sexta-feira, 12 de agosto, que teve início em Santo Tirso.
Na Geral, Frederico Figueiredo, da Glassdrive – Q8 – Anicolor, mantém a Camisola Amarela, com diferença de sete segundos para Maurício Moreira, da mesma equipa.
Amanhã, sábado, 13 de agosto, a oitava etapa vai ligar Viana do Castelo a Fafe, numa distância de 182,4 quilómetros, com partida marcada para as 12.25 horas.
Quercus discorda da Barragem do Pisão devido aos impactos negativos
A consulta pública do Estudo de Impacto Ambiental do Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, a Barragem do Pisão, terminou ontem, quinta-feira, 11 de agosto.
O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus participou na consulta pública, tendo apresentado uma participação de discordância.
Na consulta pública foram registadas 166 participações. O número de participantes nesta como noutras consultas “poderia ser muito maior, o que mostra que é necessário facilitar e incentivar a participação pública”, revela a Quercus. Contudo, “o número de participantes está acima da média relativamente a outras consultas públicas, o que é de saudar”.
A Quercus apresentou uma participação fundamentada sobre o estudo de Impacto Ambiental da Barragem do Pisão, onde refere claramente que “o projeto gerará significativos impactos negativos, quer na fase de construção, quer na fase de exploração, com afetação substancial de valores naturais, patrimoniais, ecológicos e socioeconómicos”.
Alguns destes impactos são de carácter de alguma singularidade e relevância (quer conservacionista quer histórica), nomeadamente: “alteração do uso dos solos atuais por outros mais artificiais; redução significativa do sequestro anual de carbono na área de estudo devido à desmatação e desarborização causada pela Barragem do Pisão; possibilidade de contaminação dos solos e das águas superficiais e subterrâneas através do uso de pesticidas e fertilizantes nas atividades agrícolas; alteração do regime de caudais gerada pela barragem na ribeira de Seda, com passagem deste regime de águas correntes para águas paradas, e com influência nas condições naturais de escoamento em direção à foz e no regime de transporte de materiais finos arrastados pela corrente; afetação da flora (particularmente do montado) e da fauna (sobretudo da comunidade de aves), nomeadamente nas áreas intersetadas pela albufeira; conversão de áreas agrícolas de sequeiro em regadio, podendo conduzir a alguma diminuição da biodiversidade; alagamento da aldeia do Pisão e consequente deslocalização da população residente”.
Considerando os impactos identificados no Estudo de Impacto Ambiental e a argumentação descrita a Quercus considera que é obvio que “não é clara a justificação do principal objetivo da construção da barragem do Pisão de abastecimento público”.
“Os dados apresentados sugerem que o volume útil da Barragem de Póvoa e Meadas é suficiente para abastecimento público, considerando o cenário de decréscimo da população das regiões em causa. De acordo com estes dados, não se justifica a construção da barragem com o fim de abastecimento público; o projeto não cumpre os objetivos ambientais, estabelecidos no princípio de não causar dano significativo (DNSH) do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR); a avaliação subjacente ao princípio de DNSH deve implicar uma análise do projeto com a opção 0 (manutenção da situação existente)”.
Essa lógica comparativa “não resulta clara, sequer suficiente, do estudo de impacte ambiental apresentado, pelo que não se cumpriram os critérios de avaliação do princípio”.
Deste modo, o Núcleo Regional de Portalegre da Quercus considera “impreterível a necessidade de reavaliar o cumprimento dos objetivos ambientais dispostos no MRR, considerando as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental agora apresentado”.
Passeios noturno na Praia Fluvial das Azenhas D’el Rei
Dia Internacional da Juventude é nesta sexta-feira
O Dia Internacional da Juventude é assinalado, anualmente, a 12 de agosto.
Nesta data, os municípios de Portalegre e Vila Viçosa concedem, aos jovens, entradas grátis nos museus e piscinas municipais. Em Portalegre, válidas para idades até aos 30 anos e, em Vila Viçosa, o benefício é concedido até aos 35 anos.
Folclore internacional no arranque das Festas de Borba
A cidade de Borba acolhe hoje, sexta-feira, dia 12, um espetáculo de dança, música, canto e tradição com dois grupos de folclore do Egito e da Lituânia.
O espetáculo, que acontece no Anfiteatro do Jardim, chega a Borba “no âmbito do programa “FORA DE CENA” – projeto coordenado pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central”, como nos referiu o presidente da câmara de Borba, António Anselmo Este espetáculo de folclore surge já integrado nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos que começam hoje e decorrem até dia 22 de Agosto.
Estas festas contam com a parte lúdica e religiosa, tentando “ter um programa do agrado de toda a gente. Eu podia dizer que temos um cartaz muito especial, mas digo que temos um cartaz equilibrado”, garante António Anselmo.
Este ano, as festas de Borba contam com uma novidade, uma vez que “as associações do concelho têm oportunidade de marcar presença com um stand, desde artesãos a outras áreas, para podermos alargar o leque de oferta”.
As festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos decorrem em Borba entre hoje e dia 22.
Esta sexta-feira, às dez da noite, há espetáculo de folclore no anfiteatro do Jardim Municipal, com a participação de um grupo da Lituânia e outro do Egipto.
Festas de São Vicente e Ventosa têm início esta sexta-feira
Começam esta sexta-feira, 12 de agosto, as festas de São Vicente e Ventosa em Honra de Nossa Senhora do Rosário, que decorrem até ao dia 15 deste mês.
O programa das festas começa esta tarde com a largada de touros às 18.30 horas, às 22 horas à baile com AR musical e a noite termina com a atuação do Dj Sam a partir da uma da manhã.
A iniciativa, que se estende até dia 15 deste mês, tem presente no palco das festas do concelho, dia 13 de agosto Hélio e Eurico e Dj Boss Dici, dia 14 de agosto Jorge Pedras e Dj Diazz e para terminar no dia 15 de agosto a Banda 1º de Dezembro de Campo Maior acompanha a procissão.
Prática comerciais desleais em destaque na Deco
Práticas comerciais desleais são ações que podem ser enganosas, fraudulentas, ou ilegais e que induzem o consumidor em erro, pois, na grande parte das vezes, promovem informações falsas.
São muitos os consumidores que acabam por assinar contratos fraudulentos e desleais, aquando da intervenção de alegados técnicos, ou representantes de empresas de gás, telecomunicações ou até mesmo, eletricidade.
Esta semana na rubrica da Deco, Neide Brás, jurista na Delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, alerta para estas práticas comerciais desleais, alertando o consumidor para não abrir a porta de sua casa, nem facultar qualquer tipo de dados a estes técnicos que têm por hábito promover promoções porta-a-porta.
As práticas desleais são o tema em destaque esta semana na Deco com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir às 12.45 horas e às 16.30 horas na emissão.
“2 Duros de Roer” para ver em Elvas
“2 Duros de Roer” é o filme que vai estar em exibição esta sexta-feira dia 12, às 21.30 horas, no Auditório São Mateus.
O filme retrata Manuel Venâncio, um típico polícia do Porto, pede transferência para a capital e vê-se emparelhado com José Sobreiro, um polícia de Lisboa folião. Um filme para maiores de 16 anos.
Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus ou em http://ticketline.pt
Festas de Verão animam Monforte entre hoje e segunda-feira
As festas em honra de Nossa Senhora do Parto decorrem em Monforte entre hoje, dia 12 e a próxima segunda-feira, dia 15 de agosto.
As Festas em Honra de Nossa Senhora do Parto estão de regresso a Monforte, depois de dois anos de interregno, têm início hoje e decorrem até segunda-feira.
O presidente da Camara de Monforte, Gonçalo Lagem, revela que estas Festas são uma organização da Santa Casa da Misericórdia de Monforte em colaboração com o município e que regressam este ano, nos moldes habituais. “Há dois anos que estamos privados de nos encontrar e festejar, nestas efemérides que marcam o encontro das famílias e a nossa identidade, se bem que no ano passado já houve festas, mas num registo mais cultural e entretanto, este ano, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia e com o apoio do município, regressamos às Festas, no registo que as conhecemos”.
Estas são umas festas dedicadas essencialmente “ao reencontro de famílias e é uma altura em que os monfortenses, que não estão no concelho, regressam para as festejar em conjunto”.
As Festas contam com “um vasto programa”, revela Gonçalo Lagem, adiantando que neste primeiro dia, o programa conta com tourada à vara larga, pelas 17 horas e espetáculo musical com “a prata da casa”, ou seja, artistas monfortenses, a partir das 22 horas.
Já no sábado, dia 13, há convívio de pesca (7 horas), corrida de touros (18.30 horas) e arraial com Rui Alves e com a banda 7ª Arte (22 horas), acompanhado de abertura da quermesse.
Domingo, dia 14 de agosto, há rally paper, pelas 10 horas, tourada à vara larga, às 18 horas e arraial com Banda Newlook, pelas 22 horas.
Para terminar, na segunda-feira, dia 15 de agosto, a banda municipal Alterense cumprimenta a população às 10 da manhã, seguindo-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora do Parto, ao meio dia. A Praça da República de Monforte recebe às 16 horas o concerto da Banda Municipal Alterense e às 17.30 horas acontece o leilão dos andores, seguido da procissão em honra de Nossa Senhora do Parto. O espetáculo com TIM e Ensemble Ibérico está marcado para as dez da noite seguindo-se o arraial com o Duo Hélio e Eurico e o sorteio da bezerra.
Durante todos os dias dos festejos há serviço de bar e refeições que abre às 20 horas.
.
Três jogos de acesso a finais na noite desta sexta-feira
As três partidas, duas de seniores e uma de veteranos, marcadas para a noite desta sexta-feira, 12 de agosto, no Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), dão acesso às finais da prova: às 21 horas, Cidade Nova – Revoltilho (seniores, meias-finais); às 22 horas, Unossobar/Cláudia Viagens – Boa-Fé (veteranos, meias-finais); e, às 23 horas, Cláudia Viagens – Unossobar (seniores, meias-finais).
O torneio vem sendo realizado no Polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas, desde 22 de julho e termina no próximo dia 19. Esta realização tem lugar nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada livre do público que tem comparecido em número elevado.
A ADBC organiza esta prova em homenagem a Ricardo Gama (“Pita”), um praticante e amante desta modalidade, que arbitrou jogos em edições anteriores deste torneio, tendo falecido de doença súbita em fevereiro de 2017.
“O Elvas” (sub-17) empata 4-4 com o Estrela (sub-19)
Um empate 4-4 foi o resultado de um jogo-treino entre as equipas de sub-17 de “O Elvas” e de sub-19 do Estrela de Portalegre, disputado no Campo Patalino do Estádio Municipal, ao final da tarde desta quinta-feira, dia 11.
O conjunto verde marcou primeiro, mas ao intervalo, os azuis-e-ouro estavam com dois golos de vantagem (3-1), que a equipa da capital de distrito recuperou no segundo tempo até à igualdade final. Pelos elvenses, marcaram Bernardo Soares, Simão Tinoco (dois) e Gonçalo Palmeiro.
Cada uma destas duas equipas vai participar na II Divisão dos campeonatos nacionais dos respetivos escalões. No caso de “O Elvas”, o campeonato de sub-17 vai começar no próximo dia 21, com a receção ao Casa Pia; para o Estrela, a prova de sub-19 começa a 27 de agosto, recebendo o Peniche.