CD Badajoz treina no Estádio de Atletismo em Elvas

O CD Badajoz treinou, nesta terça-feira, dia 9, no Estádio Municipal de Atletismo cedido pela Câmara Municipal de Elvas à equipa principal do clube da vizinha cidade.

O acordo de cedência do Município permite ao Badajoz realizar três treinos por semana naquele equipamento desportivo elvense.

 

UÉ alarga oferta de alojamento com candidaturas aprovadas no PRR

A adaptação de edifício para Residência das Alcaçarias e a reconversão do Antigo Clube dos Sargentos do Exército para alojamento estudantil são os projetos da Universidade de Évora (UÉ), no âmbito do PRR, que têm como objetivo a melhoria das condições para os estudantes no âmbito do alojamento.

Com um investimento de cerca de 9 milhões de euros, estas candidaturas procuram, nas palavras da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, “dar resposta a um problema e a uma preocupação premente da Universidade e da cidade”. “Através destes projetos conseguimos simultaneamente melhorar a atratividade da Universidade e da própria cidade oferecendo um serviço de qualidade e aumentando a oferta” acrescenta a Reitora da UÉ ao reconhecer esta como uma das áreas de atuação prioritárias da academia e da Ação Social.

Estes investimentos permitem assim reforçar em mais 105 camas a oferta de alojamento estudantil da UÉ que passa assim a um universo de cerca de 630 camas disponíveis para os seus alunos.

Hermínia Vasconcelos Vilar, sublinha a este respeito que “a reitoria vai continua a trabalhar no sentido de oferecer mais estruturas atualizadas, com preços acessíveis e em maior distribuição pela malha urbana da cidade de Évora”, onde a eficiência energética dos edifícios, o conforto disponibilizado e a criação de valências com vista à melhoria da qualidade de vida dos estudantes são aspetos assumidos como prioritários.

Os resultados finais das candidaturas ao financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), que prevê a atribuição de 375 milhões de euros para construção, aquisição, adequação e renovação de residências para estudantes de ensino superior, naquele que é o maior investimento de sempre em alojamento estudantil foi, entretanto, homologado pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, entidade a quem compete a gestão desta medida de investimento, irá proceder ao processo de discussão e contratualização dos financiamentos com promotores das operações, de acordo com a lista de ordenação final proposta pelo Painel Independente de Alto Nível, especialmente nomeado para a avaliação e acompanhamento das candidaturas a concurso.

Câmara de Évora reforça sinalização horizontal das vias

O Departamento de Serviços Operacionais da Câmara Municipal de Évora criou novas equipas dedicadas à manutenção da sinalização horizontal das vias de circulação sob a responsabilidade do Município.

Assim, foi possível proceder à contratação de novos trabalhadores, que vieram garantir os efetivos necessários ao funcionamento destas novas equipas com caráter de regularidade. A autarquia “espera cumprir o objetivo de assegurar uma manutenção contínua deste tipo de sinalização, essencial para a segurança dos utentes do espaço público”.

Neste contexto, estão em desenvolvimento trabalhos de pintura e repintura de passadeiras e outra sinalização horizontal em diversos pontos da cidade. Ilustra-se o exemplo dos Canaviais, freguesia onde, na sequência da remodelação efetuada pela Câmara Municipal nas redes de água e saneamento, foi realizado um extenso trabalho de repavimentação.

Em julho, foram concluídos trabalhos idênticos na Estrada dos Aliados, Rua do Viveiro, Avenida Túlio Espanca, Avenida de São Sebastião, Avenida do Dique, Estrada do Penedo de Ouro, Avenida Dom Manuel Trindade Salgueiro, variante à rotunda das Alcáçovas e ciclovia na Rua Cosme Delgado.

Cumprindo o plano de trabalhos estabelecido para o ano de 2022, estão previstas intervenções nos principais eixos rodoviários da cidade e também nas freguesias rurais do concelho.

Câmara de Borba lava contentores enterrados

A Câmara Municipal de Borba procedeu à lavagem dos contentores enterrados, para deposição dos Resíduos Urbanos (lixo), e da respetiva zona envolvente.

De forma a manter as condições de salubridade, a autarquia apela aos utilizadores que adotem boas práticas na utilização dos equipamentos de recolha:

– não efetue despejos de restos de comida ou outros resíduos orgânicos diretamente nos contentores;

– não abandone resíduos junto aos contentores;

– não deposite embalagens que podem ser recicladas nos contentores de lixo;

– e se possuir quintal com algum solo livre ou horta junto à sua habitação, pode requerer junto do município a cedência gratuita de um compostor, para depositar os resíduos orgânicos não cozinhados.

“Ao cuidar do ambiente urbano, cuida também de si e dos seus”, divulga a Câmara Municipal de Borba.

Vales para manuais escolares gratuitos pedidos a partir desta terça-feira

A partir desta terça-feira, 9 de agosto já estão disponíveis os vales para aquisição de manuais escolares gratuitos, através da plataforma MEGA.

Estes vales destinam-se a alunos dos 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 12º anos e de outras ofertas formativas. O processo já tinha começado, no passado dia 2 de agosto, para o 1º ciclo, 8º ano e 11º ano.

Os vales ficam disponíveis à medida que os dados dos alunos são exportados pelas escolas para a plataforma. Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de se registar na plataforma MEGA, de forma gratuita, ou descarregar a App “Edu Rede Escolar”.

O encarregado de educação tem de confirmar o seu número de contribuinte, devendo ter consigo os seus dados de acesso ao Portal das Finanças, para que seja efetuada a validação. Quem ainda não tenha estes dados não consegue ter acesso à plataforma. Deve solicitá-los no Portal das Finanças. Se já se registou, mas não se lembra da palavra-chave, conseguirá recuperá-la, informa a Deco.

A partir desta plataforma têm assim acesso aos vales para os manuais escolares, bem como à lista das livrarias aderentes, onde poderá ser feito o levantamento.

Quem não tem acesso à internet, pode solicitar os vouchers em papel na escola onde o aluno está matriculado.

Para fazerem parte do programa MEGA, as livrarias, por sua vez, devem inscrever-se na mesma plataforma, na área reservada para esse efeito.

Rota dos Petiscos em Arronches entre os dias 12 e 21

A Câmara Municipal de Arronches organiza a quarta edição da Rota dos Petiscos este mês, entre os dias 12 (próxima sexta-feira) e 21 (domingo).

Os seis restaurantes aderentes a esta iniciativa são A Estalagem, Bar do Centro Cultural, Hotel Rural de Santo António, O Fartouce, Sede do Sport Arronches e Benfica e Sossega.

“Arronches com Sabor – Cozinha com Alma” é um projeto do Município arronchense, com a finalidade de promover a gastronomia do concelho e aumentar a atratividade da restauração local.

Caminhada ao luar em Arraiolos esta quarta-feira

A Câmara Municipal de Arraiolos promove, na noite desta quarta-feira, dia 10, a já tradicional Caminhada ao Luar.

Num percurso a rondar os nove quilómetros, revela a presidente da Câmara Municipal , Sílvia Pinto, esta é uma iniciativa “diferente”, em que os participantes vão poder desfrutar de uma paisagem única. “Convidamos todos a ver o nosso céu, que é magnifico com o luar, em que, muitas vezes, nem é necessária a lanterna”, adianta.

As inscrições, para os interessados em participar, podem ser feitas até ao arranque da caminhada, mas também, adianta Sílvia Pinto, através do site do município ou do contacto telefónico do município.

A concentração para esta caminhada está marcada para as 20.30 horas, na Praça do Município de Arraiolos.

Junta da Extremadura inicia Plano de Poupança energética nos edifícios

A Junta da Extremadura dá início ao Plano de Poupança energética nos seus edifícios. A partir de hoje, 9 de agosto, a Junta da Extremadura aplicou um plano próprio nas suas dependências, com base na portaria divulgada na semana passada.

Deste modo, a partir de hoje, os edifícios públicos da Administração Regional, que incluem todos os que estão sob o seu domínio (também teatros, cinemas, museus, salas de exposições) terão de regular o ar condicionado, no máximo para 27 graus e o aquecimento, quando chega o inverno, pelo menos a 19 graus.

Estas normas devem ser cumpridas até dia 1 de novembro de 2023.

No entanto, há exceções: “ficam expressamente excluídos do âmbito de aplicação desta medida os edifícios e instalações em que sejam prestados serviços educativos e de saúde”, refere o decreto.

Desta forma, embora a opinião na rua seja diversa, a Extremadura aceitou a iniciativa da Junta e não se demonstrou contra as novas medidas, como o fizeram outras comunidades.

Por parte do executivo da Extremadura foi considerado que a adoção dessas normas é “inevitável” no “contexto atual marcado pela guerra na Ucrânia e pelos cortes de abastecimento aos países da União Europeia”. Afirmaram ainda que se pretende também “sensibilizar todos os cidadãos” face a uma “economia de guerra” que poderá alterar o “modo de vida europeu” nos próximos meses.

Duas equipas de seniores nas “meias” do futsal da ADBC

As equipas de seniores de Cláudia Viagens e Cidade Nova, ao vencer os seus jogos dos quartos-de-final na noite desta segunda-feira, já asseguraram a presença nas meias-finais do Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC).

A prova, que se disputa no Polidesportivo do Jardim Municipal até ao próximo dia 19 e é uma homenagem a Ricardo Gama (“Pita”), teve, nesta jornada 8, os resultados seguintes: Meu Super /Quinas, 3 – Boa-Fé, 4 (veteranos); Cláudia Viagens, 8 – Boa-Fé, 4 (seniores, quartos-de-final); e Cidade Nova, 7 – Matraquilhos, 2 (seniores, quartos-de-final).

Em veteranos, a classificação final foi: 1º Unossobar/Cláudia Viagens, 12 pontos; 2º ADBC, 6 pontos, 3º Revoltilho, 6 pontos; 4º Boa-Fé, 3 pontos; e 5º Meu Super/Quinas, zero pontos. Os encontros das meias-finais do torneio de veteranos já estão definidos: ADBC – Revoltilho (no dia 10) e Unossobar/Cláudia Viagens – Boa-Fé (no dia 12).

O torneio prossegue na noite desta quarta-feira, dia 10, com as partidas: às 21 horas, ADBC – Revoltilho (seniores, quartos-de-final); às 22 horas, ADBC – Revoltilho (veteranos, meias-finais); e, às 23 horas, Century 21 – Unossobar (seniores, quartos-de-final).

Feira de Santa Maria de Agosto em Campo Maior de 13 a 21

O Jardim Municipal de Campo Maior volta a acolher, entre os próximos dias 13 e 21, a Feira de Santa Maria de Agosto.

Para além dos espetáculos musicais com os Monda, no sábado, dia 13, Nuno Ribeiro, no dia 19, e Rouxinol Faduncho, a 20 de agosto, bem como dos artistas do concelho, esta feira contará com diversas atividades, para miúdos e graúdos, onde também não ficam esquecidas as famosas flores de papel.

Os artesãos da terra terão ainda espaço para dar a conhecer os seus trabalhos, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha. “Vamos deixar uma marca relativa às nossas Festas do Povo e, com certeza, iremos ter uns brilhantes espetáculos musicais, bem como animações para os mais novos também”, assegura.

Os espetáculos “maiores”, inseridos na programação da feira, adianta Luís Rosinha, realizam-se num palco instalado Largo dos Carvajais, à semelhança daquilo que já aconteceu em edições passadas do evento, sendo que o jardim irá está decorado com as flores de papel, de diferentes formas e através de diversos adereços.

A abertura da feira está marcada para dia 13, às 10 horas, com a atuação da Banda 1º de Dezembro.

Os Monda atuam neste primeiro dia de feira, no palco do jardim, pelas 22.30 horas. Já Nuno Ribeiro sobe ao palco do Largo dos Carvajais no dia 19, também às 22.30 horas, e Rouxinol Faduncho, no dia seguinte, no mesmo local e à mesma hora.

Toda a programação para conhecer aqui.

João Matias vence quarta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

No dia em que se ficou a saber que a Volta do próximo ano vai começar em Viseu e que, em 2024, no âmbito da candidatura da autarquia a Cidade Europeia do Desporto, será aqui o final da competição, João Matias tratou de garantir nova vitória tornando-se, ontem, segunda-feira, 8 de agosto, o primeiro a bisar na 83ª Volta a Portugal Continente.

O ciclista da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados estreou-se a vencer na prova em Castelo Branco e agora, dois dias depois, celebrou novo triunfo.

João Matias afirmou que “hoje era uma das etapas que estava marcada para mim e para a equipa. Estamos tão perto de Mortágua… Vi a placa e as pessoas a dizer ‘Mortágua em frente’… O Pedro Silva está lá em cima a olhar por nós”, afirmou o vencedor em Viseu, lembrando o mentor da equipa falecido o ano passado. “Não gastei uma pinga de força, nem quando furei. Eles [companheiros de equipa] deixam-me orgulhoso. Esta é inteiramente deles. Antes [da etapa] de estar marcada para mim, está para a equipa. O Bruno [Silva] é um amigo. Ele abdicou muitas vezes por mim. Hoje calhou para mim, mas enquanto ele esteve na fuga, acreditei que a fuga vencesse”, acrescentou. “Foi só chegar ao fim e seguir o plano que o Gustavo [Veloso] delineou perfeitamente”, finalizou João Matias apontando agora baterias para a chegada a Maia, na quinta-feira, que possivelmente será também discutida em pelotão compacto.

Já Maurício Moreira manteve a Camisola Amarela Continente, numa etapa em que a Glassdrive-Q8-Anicolor preocupou-se em proteger o líder, enquanto as equipas que ambicionavam um final ao sprint tiveram de trabalhar.

Foi a Wildlife Generation que mais assumiu essa responsabilidade nos 169,1 quilómetros que ligaram Guarda a Viseu. Esta quarta etapa era especialmente concebida para os sprinters, ainda que o terreno não fosse o que se pudesse chamar de plano.

Esta terça-feira, 9 de agosto, não se pedala. O dia está reservado para a 15ª Etapa da Volta Brisa RTP, a já habitual jornada de cicloturismo aberta a todos e que vai animar e percorrer Viseu passando por algumas das paisagens da região.

Iniciados de “O Elvas” no arranque de época no nacional

A equipa de sub-15 (iniciados) de “O Elvas”, que vai competir na II Divisão do campeonato nacional, começou a preparação da temporada 2022/23 ao final da tarde desta segunda-feira, dia 8, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

Os azuis-e-ouro vão defrontar os sete adversários seguintes, na primeira fase da prova nacional: Sporting B, Benfica B, Oeiras, Torreense, União de Tomar, Peniche e Fronteirense.

O treinador Bruno Tomé, à reportagem da Rádio ELVAS, disse que quer “tentar fazer o melhor campeonato possível”, o “objetivo é assegurar a manutenção”, tal como sucedeu na época passada, reconhecendo que o grupo de jogadores “teve muitas alterações”, devido a jogadores que, por idade, subiram de escalão

Gabriel Massaneiro, capitão da equipa, referiu à nossa reportagem que já estavam “com saudades” de reunir o grupo de trabalho, estão “contentes com o início da temporada” e espera que “a preparação corra bem”.

Sérgio Ventura, coordenador do Futebol Juvenil de “O Elvas”, assegurou aos nossos microfones que as duas equipas dos nacionais começaram a trabalhar mais cedo, “primeiro os juvenis, depois os iniciados”, com o “mesmo objetivo de sempre”, que é “manter de divisão”, este ano “com adversários diferentes”, sendo primordial para os atletas serem formados “como jogadores e como jovens” e “fundamental o apoio das famílias”.

MAEE vale distinção de “Autarquia do Ano” à Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas venceu a terceira edição do Prémio Autarquia do Ano, na categoria Cultura e Património, subcategoria “Conservação do Património”.

O projeto candidatado, através do Programa Alentejo 2020, foi o de “Requalificação e Adaptação do Quartel do Assento a Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires” (MAEE), revela a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas, Paula Calado, adiantando que “foi conseguido com muito sucesso”.

Paula Calado garante que se sabia que este Museu “teria muitas hipóteses, porque além da extraordinária recuperação do edifício, também a escolha da museologia é muito atual, há imensa interação através da tecnologia e essa é a tendência atual da museologia”.

A vereadora afirma ainda que “o MAEE, além de ter correspondido a esta necessidade de responder à necessidade de pôr fim à degradação do edifício em simultâneo o projeto, conseguiu devolver o edifício à cidade, numa forma de guardião da nossa memória e nossa alma”.

Esta distinção, para Paula Calado, traz outra visibilidade para a cidade e é algo que recebe “com muito orgulho”. “O Prémio é muito importante e tem uma grande repercussão a nível nacional e isto tem feito eco em toda a comunicação social, trazendo prestigio, boa imagem e curiosidade das pessoas, para visitar o MAEE”.

Esta obra, recorda a vereadora já vinha do mandato anterior e, segundo diz, “justiça lhe seja feita”, afirmando que o novo executivo, agora o que está a fazer é “promovê-lo o mais possível para que tenha o destaque que merece”.

O Prémio Autarquia do Ano é uma organização da Lisbon Awards Group e do jornal ECO, tendo como objetivo homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.