MAEE vale distinção de “Autarquia do Ano” à Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas venceu a terceira edição do Prémio Autarquia do Ano, na categoria Cultura e Património, subcategoria “Conservação do Património”.

O projeto candidatado, através do Programa Alentejo 2020, foi o de “Requalificação e Adaptação do Quartel do Assento a Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires” (MAEE), revela a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas, Paula Calado, adiantando que “foi conseguido com muito sucesso”.

Paula Calado garante que se sabia que este Museu “teria muitas hipóteses, porque além da extraordinária recuperação do edifício, também a escolha da museologia é muito atual, há imensa interação através da tecnologia e essa é a tendência atual da museologia”.

A vereadora afirma ainda que “o MAEE, além de ter correspondido a esta necessidade de responder à necessidade de pôr fim à degradação do edifício em simultâneo o projeto, conseguiu devolver o edifício à cidade, numa forma de guardião da nossa memória e nossa alma”.

Esta distinção, para Paula Calado, traz outra visibilidade para a cidade e é algo que recebe “com muito orgulho”. “O Prémio é muito importante e tem uma grande repercussão a nível nacional e isto tem feito eco em toda a comunicação social, trazendo prestigio, boa imagem e curiosidade das pessoas, para visitar o MAEE”.

Esta obra, recorda a vereadora já vinha do mandato anterior e, segundo diz, “justiça lhe seja feita”, afirmando que o novo executivo, agora o que está a fazer é “promovê-lo o mais possível para que tenha o destaque que merece”.

O Prémio Autarquia do Ano é uma organização da Lisbon Awards Group e do jornal ECO, tendo como objetivo homenagear os municípios e freguesias que se destacam, nas mais variadas áreas, pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.