Empresa equaciona saída de Elvas após comentário de Rondão Almeida

Um empresário elvense sentiu-se “revoltado” com um comentário do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a uma crítica sua na rede social Facebook. José Candeias (na foto), CEO da empresa elvense Telefac, escreveu na sua página, referindo-se aos cortes de trânsito associados à Volta a Portugal em bicicleta “Bec Bec, carnavais e populismo. A isto se resume este bairro periférico de Badajoz em que vivemos”. Como resposta, por parte do presidente da câmara de Elvas, Rondão Almeida, no Facebook, recebeu o comentário “Quem está mal, muda-se”.

Em declarações à Rádio ELVAS, José Candeias referiu que não reconhece “autoridade ao senhor Rondão Almeida para dizer a nenhum cidadão para mudar de cidade. Para além disso, também me parece de muito mau tom a discussão que depois seguiu. Trocámos vários comentários e mensagens, na minha página de Facebook e acaba de uma forma totalmente abruta, em que sou ameaçado, pelo senhor Rondão Almeida, de queixa no Ministério Público, por ofensas e injúrias”.

José Candeias considera “abusiva a autoritária a atitude de Rondão Almeida”, garantindo que, “em Elvas, por parte da câmara, os empresários apenas têm desdém”.

O empresário assegura que está já a ser “equacionada a saída da empresa Telefac da cidade de Elvas. Por outro lado, vamos reunir a família para que todo o nosso património seja colocado à venda. Depois disto, não temos condições para estar aqui. Quando um presidente de câmara se dirige à maior empresa do concelho de Elvas e diz mude-se, talvez seja para seguirmos o conselho; se ele não quer cá empresas, assim faremos. Vamo-nos embora”.

“Nada, na página do senhor José Candeias, me dava como referência tratar-se de um empresário”, garante Rondão Almeida

Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, justificou a situação à Rádio ELVAS e garantiu que “olhando para o perfil do senhor José Candeias, nada tinha como referência ser um empresário. Não tem o local onde mora, a profissão que exerce nem as habilitações que tem. Olhando para tudo aquilo que escrevia, em relação a Elvas, tudo estava mal para ele. Até que a questão da volta veio à baila e foi referido que Elvas era um bairro de Badajoz. Perante tantos comentários negativos, e na qualidade de presidente de câmara, achei por conveniente colocar uma frase simples: quem está mal mude-se, e é isso que está na página de Facebook, uma vez que, como se costuma dizer, pessoa que não se sente não é filho de boa gente. Essa foi a resposta que eu dei a um senhor José Candeias, que a determinada altura deduzi tratar-se de um perfil falso, uma vez que nada me dá como referência tratar-se de um empresário”.

Passadas algumas horas dessa conversa, telefona-me o senhor Candeias, pai desse senhor, que eu estranhei, e comecei por não entender o que se tinha passado, pois não estava a ligar as duas pessoas. Acabei por ouvir também os desaforos do senhor Candeias, misturando a sua empresa com a simples expressão que eu disse a alguém, que diz mal de tudo e todos e do que se passa na nossa cidade, nunca me referindo a qualquer tipo de empresário, uma vez que não sabia que o senhor José Candeias o era”.

O autarca garante que “foram utilizados fraseados bastante ofensivos, que pós o bom nome do presidente da câmara de Elvas, por escrito. Para terminar a conversa, disse que isto estava a tratar-se de um assunto que deveria ser tratado em tribunal, apenas para evitar mais conversas. Mas este senhor teima em achar-se superior a tudo e a todos. Não sei se, por acaso, tem muito dinheiro e lhe faz mal que decide gastá-lo de qualquer forma, nem que seja a pagar a advogados para defender as frases menos felizes que ele utiliza quando está a falar com o presidente da Câmara Municipal de Elvas”.