Devido à realização da primeira etapa da 83ª Volta a Portugal em Bicicleta, que liga Vila Franca de Xira a Elvas, o trânsito na sexta-feira, 5 de agosto, vai sofrer condicionamentos, informa o município de Elvas.
Assim, tendo em conta que a meta se encontra localizada na Avenida de Badajoz (troço entre as rotundas do Tribunal e do Monumento a Bombeiro), a via entre a rotunda do Aqueduto e a rotunda do Monumento ao Bombeiro vai estar cortada, entre as 7 e as 21 horas, devendo ser usadas as vias alternativas. Está também encerrado o arruamento paralelo (acesso a Santa Luzia) e o estacionamento aí existente.
Neste período de tempo, está também vedado o acesso de viaturas ao espaço denominado “Parque de Merendas” (espaço de lazer situado entre as Avenidas de Badajoz e 1.º de Maio).
A PSP informa ainda que entre as 14 horas e as 19 horas, o trânsito e o estacionamento existente na Avenida D. Sancho Manuel (troço entre as Avenidas de Badajoz e Infante D. Henrique) e na Rua Gil Fernandes ficarão condicionados e reservados a viaturas oficiais da prova. Será, no entanto, permitido o acesso a residentes e veículos prioritários.
No mesmo sentido, entre as 16.45 horas e as 18 horas, para passagem da prova, a circulação rodoviária e pedonal será completamente interdita nas seguintes artérias:
− Avenidas de Badajoz e do Dia de Portugal, em toda a sua extensão, no sentido Elvas–Espanha;
− Estrada Municipal (EM) n.º 512.1 (estrada que liga a antiga fábrica do tomate à zona industrial);
− Rua de Portugal (zona industrial);
− Avenida da Europa;
− Avenida da Boa-Fé;
− Portas de São Vicente;
− Estrada Nacional 246 (circular à cidade entre a Boa-Fé e a Rotunda dos Arcos da Amoreira).
No período de passagem da prova, e para entrar no centro histórico da cidade e, particularmente, aceder ao Hospital de Santa Luzia, recomenda-se a utilização das seguintes vias alternativas:
– Quem se encontrar a Oeste da cidade, ou seja, proveniente da zona de Estremoz, deverá optar pela A6, entrando no nó de Varche ou noutro anterior e saindo no nó de “Elvas-Este” (último de acesso à cidade) e, posteriormente, pela Avenida do Dia de Portugal (sentido ascendente);
– Quem circular de Norte para Sul, pela EN 246 (Portalegre) ou EN 373 (Campo Maior), deverá igualmente tomar a A6 nos nós correspondentes, saindo em “Elvas-Este”;
– A aproximação a Sul deverá fazer-se pela Avenida Dom Sancho Manuel, Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Padre Manuel Coelho, Rua João Franco do Vale e Rotunda da Pousada;
– a entrada no centro histórico deverá fazer-se pelas Portas de Olivença e a saída pelas Portas da Esquina.
A PSP apela a todos os cidadãos para que sigam estritamente as indicações dos polícias colocados ao longo do percurso da prova; assistam à prova nos locais indicados, afastados da berma e sem interferir com a circulação da caravana; não atravessem ou circulem por qualquer meio nos arruamentos de passagem da caravana.
A PSP aproveita ainda para alertar que “a circulação nas vias indicadas será estritamente proibida durante o tempo em que estas se encontrarem cortadas para a passagem da caravana, independentemente do motivo (mesmo operações logísticas como abastecimento de estabelecimentos, entrega de encomendas, entre outros) e, em caso de emergência médica, a polícia avaliará a situação no momento e indicará o itinerário a utilizar”.