Programa Emprego Interior MAIS já recebeu mais de 1100 candidaturas

Ana Mendes Godinho: ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Em vigor há dois anos, o programa Emprego Interior MAIS já recebeu 1.114 candidaturas, de acordo com Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

Este programa, que apoia os trabalhadores que se fixem no interior, com as 1114 candidaturas efetuadas, abrange 1973 pessoas.

Até ao momento, e segundo o MTSSS, já foram 1119 as pessoas que se deslocaram para o interior, cerca de metade para os distritos de Portalegre, Évora, Castelo Branco e Guarda.

Das pessoas que se candidataram, mais de 700 pretendem trabalhar por conta de outrem, enquanto mais de 300 procuram criar o seu próprio emprego.

O programa, que foi alargado em dezembro de 2021, até final de 2023, atribui um apoio de até 4827 euros para os trabalhadores que se fixarem no interior e uma comparticipação nos gastos associados à mudança.

Emprego Interior MAIS conheceu também um alargamento da sua abrangência a quem vive fora de Portugal, sendo que, para isso, essas pessoas, após 31 de dezembro de 2015, tenham vivido, pelo menos, um ano no estrangeiro, antes de se terem fixado num território do interior.

O programa foi ainda alargado a situações de teletrabalho e a  estrangeiros que vivam fora de Portugal e pretendam mudar-se para o interior do país.

Álcool e droga originam seis detenções no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 25 e 31 de julho, seis pessoas em flagrante: três por condução sob o efeito do álcool e outras três por posse de produtos estupefacientes.

Foram apreendidos 725 selos de LSD, 42 doses de anfetaminas, 13,40 doses de haxixe, 1,24 doses de liamba, uma dose de MDMA e um grama de cetamina.

No decorrer da semana passada, a GNR registou, nas estradas do distrito, 201 infrações, das quais destaca 12 por falta de inspeção periódica obrigatória, dez por excesso de álcool, nove por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, oito por falta de seguro de responsabilidade civil e duas por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

No mesmo período de tempo foram registados 22 acidentes, dos quis resultaram um ferido grave e três leves.

Os militares da GNR promoveram ainda 84 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 149 idosos; e 32 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 45 comerciantes.

Novos financiamentos impulsionam investigação do Politécnico de Portalegre

O Politécnico de Portalegre viu, recentemente, serem aprovadas várias candidaturas a financiamento para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, “cujos apoios vão permitir aprofundar o trabalho da instituição em áreas-chave, tais como a produção sustentável e ambiente e a inovação formativa”.

Recentemente, o Politécnico de Portalegre viu aprovada a sua participação em dois projetos Europeus, do Horizonte 2020. Um deles é o projeto HyFuelUp – Hybrid biomethane production from integrated biomass conversion, o qual visa demonstrar um caminho flexível e híbrido para a eficiência e produção económica de biometano através de tecnologias termoquímicas combinadas com hidrogénio renovável. Este projeto é ainda mais importante no contexto atual de escalada dos preços dos combustíveis fósseis, uma vez que se pretende ajuda numa implantação completa da cadeia de valor, estando naturalmente sempre focado no aumento do portfólio de tecnologias de produção de biometano com o objetivo de melhorar o bem-estar dos cidadãos por meio da redução dos riscos associados ao clima. Com um financiamento de cerca de 10,3 milhões de euros, o Politécnico de Portalegre conta com um apoio de aproximadamente 1,5 milhões de euros, participando também o BIOREF – Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias, instalado na BioBIP, com um apoio de cerca de 3,5 milhões de euros.

Num outro projeto Europeu, intitulado RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology, pretende-se reforçar a resiliência e capacidade de adaptação de 12 regiões da UE vulneráveis ao clima. Este projeto está ancorado num consórcio alargado, com mais de 50 parceiros, envolvendo associações da UE, grupos de investigação, especialistas científicos, instituições ligadas à comunicação social, agências de inovação e um fundo de capital de risco, com o objetivo de criar e validar soluções inovadoras, sensibilizar, alavancar a participação dos cidadãos e promover a exploração sustentável dos resultados nos diferentes mercados. Com um investimento total estimado superior a 26,8 milhões de euros, o projeto apoiará o consórcio em aproximadamente 25 milhões de euros, cabendo ao Politécnico de Portalegre cerca de 206 mil euros.

O projeto LifeOn – Life Long Learning Opportunities Network, financiado pelo POCH, é um projeto que se enquadra na estratégia recente do Politécnico de Portalegre de desenvolver uma visão de diferenciação, incluindo a promoção da inovação formativa e da investigação aplicada, criando ecossistemas de cocriação multidisciplinares e multiculturais, aliando a comunidade académica do IPP (docentes, colaboradores e estudantes), as empresas e as organizações envolventes. Este projeto, que tem como objetivos gerais melhorar a qualidade pedagógica e das aprendizagens, através da promoção da transferência do conhecimento e da empregabilidade, sempre em sintonia com os alumni do IPP e as respetivas oportunidades de formação ao longo da vida, tem previsto um investimento total de cerca de 498 mil euros, financiado a 85%.

No âmbito da proposta da FCT “Verão com Ciência”, foi aprovado um projeto no Politécnico de Portalegre, para apoio a atividades de iniciação à I&D, no âmbito da sua unidade de I&D VALORIZA. Com o objetivo de oferecer estágios de I&D em equipas com projetos de investigação em curso, no caso específico o projeto Guardiões, iniciativa emblemática do Politécnico, foi aprovado um projeto que consta do apoio financeiro a três bolsas de iniciação à investigação, durante um mês, num montante total de 1458,36€.

No âmbito do programa Erasmus+, o Politécnico de Portalegre viu ser aprovado um projeto em que é parceiro. Intitulado “Teach-BEASTs – Teaching to BE Aware Students”, este projeto tem como prioridade estimular práticas inovadoras na aprendizagem e ensino, fomentando a procura por novos métodos de ensino e da melhoria de currículos, com o objetivo de alcançar efetivamente os alunos, despertando a sua imaginação e interesses, através de práticas mais interessantes e atrativas. Com objetivos específicos de apoio aos professores, no planeamento de conteúdos, no moldar das duas competências para práticas mais atrativas e na identificação de práticas mais relevantes para os alunos, através de práticas diferenciadas, este projeto conta com um apoio total de 250.000 euros, repartido por quatro parceiros internacionais, tendo o Politécnico de Portalegre um apoio estimado na ordem dos 54,6 mil euros.

Três detidos por tráfico de estupefacientes em Nisa

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Nisa, deteve, no dia 30 de julho, dois homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 25 e os 31 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Nisa.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da guarda abordaram os ocupantes de um veículo que manifestaram um comportamento suspeito. No seguimento da abordagem, foram detetadas várias substâncias no interior do veículo, tendo sido apreendidos 725 selos de LSD; 42 doses de anfetaminas; 13,40 doses de haxixe; dez doses de MDMA; 1,24 doses de liamba e uma grama de cetamina.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Nisa.

Ialbax representada em Vila Viçosa e Tróia

Os atletas da Ialbax deslocaram-se no passado sábado, dia 30, até Vila Viçosa para participar na corrida noturna de 5 quilómetros, onde alcançaram os seguintes resultados: Ana Duarte terceira na geral e segunda no seu escalão; Eduardo Lagareiro segundo no escalão. Participaram ainda Jorge Martins e Luís Velez.

Já no domingo, dia 31, Lina Comprido participou na 17ª Ultra Maratona Atlântica Melides-Tróia, na distância de 15 quilómetros, concluído a mesma com sucesso.

Ouguela esteve em festa com extensão do festival Periferias

Depois da apresentação de uma maratona de filmes infantis, no Centro Cultural de Campo Maior, e uma caminhada noturna pelo percurso “Ouguela, Sentinela da Raia”, na sexta-feira, a extensão do festival Periferias ao concelho, culminou na noite de sábado, 30 de julho, com várias atividades na Praça de Armas de Ouguela.

Naquela aldeia histórica foi apresentado o livro “Ouguela Milenar”, que surge no âmbito do projeto “Ouguela ComVida”, promovido pela associação AVOAR. A obra, da autoria de Fernando Antunes, foi ilustrada pela população da aldeia. A apresentação deste trabalho contou com a participação do presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, estando ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, assim como Vanda Portela, em representação da Junta de Freguesia de S. João Baptista.

Depois da apresentação do livro, os presentes tiveram oportunidade de visitar uma exposição de trabalhos realizados pelos habitantes de Ouguela. Seguiu-se a projeção do filme “Diários de Otsoga”, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, integrado na programação oficial da edição deste ano do Periferias, tendo a noite terminado com um concerto dos Flor Batom.

Fonte: Município de Campo Maior

Município de Vila Viçosa pondera penalizar consumo excessivo de água

O consumo de água, no concelho de Vila Viçosa, quase que triplicou em relação ao período do inverno. Uma situação muitas vezes associada às piscinas, regas e lavagens de automóveis, mais frequentes nesta altura do ano.

Com o intuito de “penalizar os consumidores excessivos, a autarquia vai fazer uma análise dos consumos, até final do mês de setembro, para depois aplicar os devidos aumentos”, referiu-nos Inácio Esperança (na foto), presidente da câmara de Vila Viçosa.

A teoria de que “por uns pagam todos” não se aplica neste caso, uma vez que a câmara “vai ver o consumo médio ou máximo de uma família e a partir daí penalizar os escalões que consuma mais”, garantiu o autarca.

Neste momento, estão a ser consumidos cerca de seis mil metros cúbicos por dia. Tendo em conta que o município de Vila Viçosa, à semelhança de outros em redor, é abastecido por furos artesianos, dificilmente é possível fazer uma avaliação correta do que temos de futuro. Logo, é essencial poupar água. Não queremos aumentar a água no que é essencial mas vamos ter que penalizar os consumos excessivos”.

Festas de Vila Boim resultam da união de todos

As Festas de Vila Boim terminam hoje com largada de touros, atuação dos Xumbo Torto e discoteca com dj surpresa.

Liliana Pilha, presidente da Associação Aboim Jovem, refere que “nos últimos quatro dias houve um envolvimento de toda a comunidade para que as festas se pudessem realizar. Por exemplo, a decoração da festa foi feita por uma senhora aqui da vila, com as suas netas, para que fosse o mais tradicional possível”.

Já José Guerra, da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, destaca o trabalho desenvolvido pela Aboim Jovem para que o regresso das festas fosse possível: “é um grupo de trabalho que está de parabéns e que fizeram um esforço enorme para angariar verbas para a realização do evento”.

O programa de hoje conta com largada às seis da tarde, atuação dos Xumbo Torto, às dez da noite e discoteca com dj surpresa, pelas duas da manhã.

ProTEJO denuncia: poluição e algas de Espanha já chegam ao Tejo

O ProTEJO, de que a Quercus faz parte, denunciou a poluição de uma massa de algas, bastante tóxica e com cheiro forte, que tiveram origem em Espanha e já chegaram ao Rio Tejo, nomeadamente a Vila Velha de Ródão, reforçando a necessidade de proceder a uma queixa à Comissão Europeia.

Este elevado número de algas foi detetado na semana passada, sendo que segundo José Janela, da Quercus, poderá progredir e contaminar todo o rio Tejo a montante da barragem do Fratel. “Este episódio repete o que ocorrido a partir de setembro de 2021, identificado pela APA na albufeira de Cedillo no dia 7 de outubro”.

O ambientalista explica alguns dos motivos deste elevado número de algas, nomeadamente “a concentração elevada de nutrientes, como fósforo, depositados no fundo das albufeiras da Extremadura espanhola, Azutan, Torrejon, Valdecañas, Alcantâra e Cedillo, em resultado décadas de descargas de águas residuais sem adequado tratamento e das escorrências de fertilizantes agrícolas”.

Também a ausência de precipitação significativa durante os 10 meses do ano hidrológico de 2021/22, que não permitiu a reposição dos baixos níveis de armazenamento gerados pelo esvaziamento das barragens de Alcântara e Valdecañas de cerca de 80% da sua capacidade em 15 de março para cerca de 40% e 21% no mês de junho, respetivamente, com a finalidade de produzir energia hidroelétrica quando o preço da energia no mercado espanhol estava em níveis bastante elevados”

Para minimizar esta situação o ProTEJO está já a exigir explicações ao Ministro do Ambiente e Ação Climática e, pondera fazer queixa à Comissão Europeia, uma vez que considera que esta situação “constitui um agravamento adicional do estado ecológico das massas de água do rio Tejo em Portugal em incumprimento da Convenção de Albufeira quanto à obrigatoriedade de garantir o bom estado ecológico das massas fronteiriças e transfronteiriças e em incumprimento da Diretiva Quadro da Água que impõe o objetivo de alcançar um bom estado ecológico das massas de água”.

A denúncia por parte do ProTEJO da massa da poluição da massa de algas que já ameaça o Rio Tejo, à Comissão Europeia é o tema em destaque esta semana, no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir hoje, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Futsal da ADBC retomado esta segunda-feira

O Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), em Elvas, prossegue esta segunda-feira, 1 de agosto, com as disputa dos três encontros respeitantes à quinta jornada: às 21 horas, Cidade Nova – Century 21 (seniores, grupo A); às 22 horas, Unossobar/Cláudia Viagens – Revoltilho (veteranos); e às 23 horas, Unossobar – Matraquilhos (seniores, grupo B).

Esta prova, a decorrer no Polidesportivo do Jardim Municipal, desenvolve-se desde 22 de julho e prolonga-se até ao próximo dia 19, nas noites de segundas, quartas e sextas-feiras, com entrada livre do público. No local, é assegurado um serviço de bar durante os jogos.

Em seniores, no grupo A, a classificação é comandada pela Cidade Nova com seis pontos (que já assegurou o primeiro lugar, nesta fase); segue-se Cláudia Viagens com três pontos; ADBC e Century 21, ambas com um ponto.

No grupo B, Unossobar tem seis pontos (e também já garantiu o primeiro posto, nesta fase); Revoltilho e Boa-Fé têm três pontos; e Matraquilhos tem zero pontos.

Na classificação dos veteranos, em primeiro Unossobar/Cláudia Viagens com seis pontos; ADBC e Revoltilho têm três pontos; Boa-Fé e Meu Super/Quinas têm ambas zero pontos.

Grupo de Missionários de Barcelos e Gondomar passou por Elvas

Um grupo de 26 Missionários, provenientes de Barcelos e Gondomar, esteve durante uma semana, em Elvas, para preparar as Jornadas Mundiais da Juventude.

A Rádio ELVAS encontrou este grupo no quartel dos bombeiros de Elvas onde o Frei Hermano Filipe, membro deste grupo, nos explicou que se colocaram à disposição do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, quem os enviou para Elvas. “Durante toda a semana percorremos várias instituições e ruas de Elvas e viemos agradecer aos bombeiros o trabalho que eles fazem por toda a comunidade. Por norma, estamos mais focados em Barcelos e Gondomar. Alguns de nós também têm estado em Angola mas experiência missionária em Portugal é a primeira vez”.

O grupo de missionários visitou diversas instituições da cidade, como os bombeiros, PSP e câmara de Elvas.

Clubes de Verão ocupam crianças de Campo Maior nas férias

Os Clubes de Verão, um projeto do Município de Campo Maior, já com alguns anos de existência e que tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores, entre as crianças campomaiorenses e as suas famílias, decorrem desde o passado dia 4 e até 26 de agosto.

Trata-se de uma iniciativa que permite às crianças, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, de passarem a pausa letiva do verão de uma forma mais divertida. Por outro lado, disponibiliza às famílias um local onde as suas crianças podem passar o seu tempo livre.

“A maior parte das atividades pretende-se que sejam ao ar livre, mas a sede dos Clubes de Verão será o Centro Comunitário de Campo Maior”, revela a vereadora São Silveirinha.

Dentro das atividades previstas encontram-se artes, teatro, cinema, idas à piscina, “Aprender para Crescer”, “Aventuras no Jardim” e jogos aquáticos, a serem desenvolvidas em espaços como o Jardim Municipal, o jardim do Palácio Visconde d’Olivã, a Ermida de São Pedro e as piscinas descobertas da vila.

Alentejo acima de 40 graus no domingo

Quatro estações meteorológicas no Alentejo registavam temperaturas do ar acima de 40 graus, às 17 horas deste domingo, 31 de julho: São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) e Amareleja (Moura) tinham ambas 40,5 graus; Elvas suportava 40,4 graus; e Oriola (Portel) estava com 40,2 graus.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para Elvas, nesta segunda-feira, 1 de agosto, uma temperatura máxima do ar de 42 graus e, para esta terça-feira, dia 2, uma máxima de 40 graus.

Estas segunda e terça-feira são dois dias que requerem cuidados no que respeita ao índice de radiações ultravioletas (UV): índice dez em ambos os dias, anuncia o IPMA.

Espaço artesanato com diversos expositores na Feira da Luz

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda na Feira da Luz, vai promover atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato e a habitual mostra de atividades artesanais.

Hoje, pelas 16.30 horas, A Ciranda promove uma oficina de construção de talegos com Ermelinda Abelha e pelas 18 horas uma oficina de iniciação ao crochet com Cristina Parreira.

A Feira da Luz conta, este ano, com 210 expositores e decorre até segunda-feira, dia 5 de setembro.

Bombeiros de Elvas têm mais cinco garrafas de ar comprimido

Os Bombeiros Voluntários de Elvas já receberam as cinco garrafas de ar comprimido para apoiar no combate aos incêndios. Três destas garrafas resultam da verba angariada na Festa do Sericaia, organizada pela Rádio ELVAS, no passado dia 28 de Maio.

Amadeu Martins, presidente da Associação Humanitária, explica que “estas garrafas agora adquiridas são mais leves para que seja mais fácil para os operacionais quando as transportam às costas. Estas garrafas são um pouco mais caras mas decidimos investir para que não seja tão difícil para os nossos operacionais quando fazem o combate às chamas”.

Para a corporação, estes donativos são muito importantes para ajudar a fazer face a todas as despesas: “com o aumento dos combustíveis e dos vencimentos dos operacionais, torna-se muito difícil, pelo que qualquer donativo é bem recebido”.

De recordar que, a Rádio ELVAS angariou 1360 euros na Festa do Sericaia para entregar aos bombeiros da cidade. A juntar à verba angariada pela Casa do Benfica de Elvas e a algum investimento por parte da associação foi possível adquirir cinco garrafas de ar comprimido.