A partir de segunda-feira,1 de agosto, o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) será reforçado com mais dez ambulâncias a funcionar em zonas onde se tem verificado uma maior procura dos serviços, informa o INEM.
No total, o reforço do dispositivo de emergência médica traduz-se no acréscimo de 33 meios a nível nacional.
Segundo o INEM, “face ao aumento do volume de serviços de emergência médica que se tem verificado, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em articulação com os seus parceiros do SIEM: Corpos de Bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), preparou um novo reforço do dispositivo dos meios de emergência médica, de forma a torná-lo mais eficiente neste período”.
No norte do país, o dispositivo passa a contar com mais três Postos de Emergência Médica (PEM) nas delegações da CVP de Braga, Vila do Conde (ambulância a operar em Matosinhos) e Sanguedo (Santa Maria da Feira).
Na zona sul, e concretamente no distrito de Setúbal, haverá o acréscimo de sete novos PEM, localizados nos seguintes CB: BV Pinhal Novo, BV Santo André, BV Alvalade (Sado), BV Grândola, BV Barreiro – Corpo de Salvação Pública, BV Sesimbra e BV de Santiago do Cacém.
A atividade destes novos PEM decorre até dia 30 de setembro, juntando-se assim aos meios que desde o início de junho têm reforçado o dispositivo, num total de 33 meios de emergência médica.
Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal Continental, cabe ao INEM “acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema”.
Desta forma, “o presente plano continuará a ser monitorizado, com acompanhamento constante da evolução dos níveis de acionamentos por região, podendo ser ajustado ou reforçado em função da procura operacional, em termos temporais e geográficos”.

Toy é o cabeça de cartaz deste último dia de Feira Franca de Avis, que anima o Parque de Feiras e Exposições deste quinta-feira, dia 28 de julho.
As Noites de Verão nas freguesias rurais do concelho prosseguem este domingo, 31 de julho, na Calçadinha, a partir das 22 horas.
O ponto de saída da segunda etapa da 83ª Volta a Portugal em Bicicleta, que tem passagem por Badajoz, foi modificado, informa o Ayuntamiento de Badajoz.
As vias rodoviárias, todos os anos, registam um aumento substancial de tráfego, por esta altura do verão, pelo que a GNR, até 11 de setembro, está nas estradas com a operação “Hermes – Viajar em Segurança”, em complemento à operação “Verão Seguro”.
O superintendente Joaquim Simão é o novo Comandante Distrital da PSP de Évora.
Um Grupo de cerca de 30 Missionários provenientes de Barcelos e Gondomar, esteve durante esta semana, em Elvas, para preparar as Jornadas Mundiais da Juventude.
As Festas de Vila Boim, que decorrem na Praça da República da vila, desde sexta-feira, contaram ontem com o concerto dos Rumo ao Sul, que animaram a população na noite de sábado, 30 de julho.
A elvense Bianca animou a noite de ontem, sábado, 30 de julho, na Praça da República de Elvas.
Depois de mais um ano letivo a procurar a integração e a inclusão social de crianças e jovens, a nível educacional e social, provenientes de contextos mais vulneráveis, em Campo Maior, o programa Escolhas, através do projeto “Integrar – E8G” não interrompe a sua missão, mesmo no verão.
Tendo por base a inclusão, o programa Escolhas expande-se, mesmo durante o ano letivo, para fora da escola, continuando a ser a comunidade cigana “uma grande lacuna” em Campo Maior. Nesse sentido, o trabalho é feito também com os pais das crianças, “a nível do bairro e da comunidade”. Com o pouco que consiga fazer, todos os dias, tenta-se chegar “a alguma mudança, no futuro”.
As Festas de Verão, em Vila Boim, vivem hoje o seu terceiro dia com a missa solene, seguida de procissão acompanhada pela Charanga das Fresquinhas, marcada para as 10 horas.
A Câmara Municipal de Elvas aprovou na passada quarta-feira, dia 27, em sessão do executivo a proposta de Concessão de Auxílios Económicos para a Aquisição de Material Escolar para o Ano Letivo 2022/2023.