Dicas de Depósito de Bagagem em Lisboa

Quem não gosta de pegar um avião e ir para um destino novo, pagando mais barato, por exemplo? Quais são as melhores dicas para quem viaja para o exterior a passeio sozinho ou de férias com a família? 

Por exemplo, cada vez mais brasileiros estão tendo a oportunidade de conhecer Portugal, por conta da língua ser a mesma e os voos, diretos. E muitos buscam por lugares em Lisboa onde possam guardar suas malas enquanto passeiam pela cidade, ou durante a conexão para algum outro ponto da Europa.

Sendo assim, vejamos aqui alguns dos melhores lugares de luggage storage guide Lisbon.

Custos de Depósitos de Bagagem

O que mais traz dúvidas aos viajantes se refere aos custos envolvidos durante uma viagem, e isso inclui o valor necessário em depósitos de bagagem. No aeroporto de Lisboa, por exemplo, há um serviço de depósito de bagagem, porém os preços podem variar.

E essa variação se dá principalmente pelo peso de cada mala, ou seja, malas que pesam até 10 kg geralmente tem um custo diário de aproximadamente 4 euros. Já para as malas que pesam entre 10 e 30 kg, o valor sobe para 5 euros, e as que pesam mais de 30 kg, 10 euros.

Para muitos viajantes, este valor compensa bastante, já que durante uma conexão e outra (que pode durar até 1 dia), há muito o que se fazer na cidade. Ou seja, o passageiro não precisa ficar o tempo todo andando de um lado para o outro empurrando malas, ou se preocupando em ter sua mala furtada enquanto descansa no saguão. 

Este tipo de serviço é interessante e não se restringe apenas a aeroportos, mas também a rodoviárias e próximos a estações de trem. Até mesmo os mochileiros podem se beneficiar deste tipo de serviço, já que muitos viajam por dias entre cidades e países, e, por não terem paradeiro fixo, precisam guardar seus pertences.

Há ainda um tipo de serviço automático, ou seja, você não precisa contactar ninguém para guardar seus pertences. Em algumas estações em Lisboa, como Cais do Sodré, Cascais e Lisboa Oriente, você pode deixar seus pertences por no máximo um dia enquanto as estações estiverem em funcionamento.

Seja qual for o tipo de viagem a se fazer, saiba que esse Luggage storage guide Lisbon te ajudará e muito!

 

 

Festa das estrelas na Dark Sky Alqueva

A Dark Sky Party Alqueva vai realizar-se nos dias 29 e 30 de julho no parque de merendas do Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. Esta iniciativa organizada pelo Dark Sky Alqueva, Município de Reguengos de Monsaraz e ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva apresenta um cartaz com atividades no Lago Alqueva, workshops, palestras, provas de vinho e observações do céu.

A inauguração da Dark Sky Party Alqueva acontece no dia 29 de julho pelas 21h, seguindo-se meia hora depois a palestra “Poluição luminosa: rejeitar uma herança do século XX”, por Raul Cerveira Lima, Professor Adjunto de Física na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. O programa prossegue pelas 22h com a palestra “Passeio Cósmico”, por Miguel Claro, astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva, e às 22h30, José Augusto Matos, guia do Dark Sky Alqueva e formador na área da astronomia vai falar sobre “Murmúrios da Terra”. José Augusto Matos realizará ainda pelas 23h uma visita guiada ao céu a olho nu e à mesma hora decorre uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No dia 30 de julho o programa integra atividades no Lago Alqueva a partir das 17h, com canoagem, barco com bananaboat e stand up paddle promovidas pela Alentejo Break. Às 18h haverá uma observação solar pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

Segue-se às 18h30 uma prova de vinhos com o produtor vitivinícola Casa de Sabicos e à mesma hora decorrem as primeiras sessões dos workshops “Sistema Solar comestível” (segunda sessão às 19h) e “Universo de papel” (segunda sessão às 19h30), pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

“Viajando do Macro ao Microcosmos” é o tema da aula de ioga que vai realizar-se às 19h30 pelo Áshrama Évora Dhyána – Centro do Yoga. Pelas 21h30 decorre a palestra “Dos buracos negros às ondas gravitacionais”, por Francisco Lobo, coordenador e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A palestra “Ir ao Espaço dá saúde e faz crescer” pelo astrónomo Miguel Gonçalves acontece às 22h, seguindo-se vinte minutos depois Humberto Campins, membro da Missão OSIRIS-REx da NASA e professor de física e astronomia na Universidade da Flórida (Estados Unidos da América), com a palestra “How likely is na asteroid to ruin your day”. Pelas 22h40, a ex-astronauta da NASA e capitã aposentada da Marinha dos Estados Unidos da América, Heidemarie Stefanyshyn-Piper, apresenta a palestra “My Story”.

O produtor de vinhos Louro Wines vai realizar às 23h uma prova cega de vinhos intitulada “Via Vínica na Via Láctea” e à mesma hora decorre um concerto meditativo com Moksha Sound Journeys. A fechar, pelas 23h30 realiza-se uma observação noturna pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e pelo Dark Sky Alqueva.

A participação na Dark Sky Party Alqueva é gratuita e os interessados deverão inscrever-se no site do evento (www.darkskypartyalqueva.com).

[/shc_shortcode]

Antiga Farmácia Monte passa a ser coleção visitável

A antiga Farmácia Monte, um espaço emblemático de Vila Viçosa, vai dar lugar a um espaço de exposição.

A “Coleção Visitável” abre ao público na próxima segunda-feira, dia 1 de Agosto, quando se comemoram precisamente os 110 anos desde a sua fundação.

Trata-se da mais antiga farmácia histórica completa existente em Portugal e este projeto resulta da colaboração entre o Município de Vila Viçosa, vários parceiros e os descendentes do fundador, António Victor do Monte.

Município de Avis disponibiliza autocarros na Feira Franca

O Município de Avis e a Rodoviária do Alentejo levam o público à Feira Franca e de regresso a casa.

Os percursos dos autocarros, entre 28 e 31 de julho, são os seis seguintes:

Ponte de Sor – Galveias – Aldeia Velha – Avis;

Estremoz – Sousel – Cano – Casa Branca – Avis;

Monforte – Vaiamonte – Cabeço de Vide – Fronteira – Figueira e Barros – Ervedal – Avis;

Mora – Pavia – Alcórrego – Avis;

Portalegre – Crato – Alter do Chão – Benavila – Avis;

e Valongo – Avis.

Festas de Degolados regressam de 5 a 7 de agosto

A Festa em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados volta a esta freguesia do concelho de Campo Maior, entre os dias 5 e 7 agosto, tendo como cabeças de cartaz Mónica Sintra e Melão.

O programa tem início no dia 5 de agosto com tourada à vara larga (Ganadaria Tinoco), às 18.30 horas; pelas 20 horas abre a quermesse e, às 21.30 horas, dá-se início à festa com a “Charanga das Fresquinhas”. Pelas 23.30 horas, é Mónica Sintra quem sobe ao palco e a animação noturna prossegue com o Dj Diazz.

Já no sábado, dia 6 de agosto, a Festa tem também início com tourada à vara larga, da Ganadaria Tinoco, às 18.30 horas.

Às 19 horas, tem lugar a missa solene seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Graça Dos Degolados e, às 20 horas, abre a quermesse. Pelas 21.30 horas, há espetáculo de fado com Dina Valério e Joana Cota, acompanhadas à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e na viola de fado Miguel Monteiro.

Entre as 22 horas e a meia-noite, há animação infantil e, às 23.30 horas, é o artista Melão quem anima a noite, seguido de Dj Nunes.

Já no domingo, as Festas encerram com torneio de malha, nos campos de jogos Rogério Martins, marcado para as 9.30 horas, mas antes há torneio de pesca com almoço convívio no Centro Polivalente de Degolados, sendo que a concentração está marcada para as 6 horas.

Associação gere Centro de Convívio em São Miguel de Machede

O protocolo entre a Câmara Municipal de Évora e a Associação Amigos dos Reformados Pensionistas e Idosos de São Miguel de Machede foi assinado no passado dia 22. Nos termos deste acordo, a associação pode utilizar as instalações do novo Centro de Convívio de São Miguel de Machede, para cumprimento do seu plano de atividades, centrado no apoio à população da localidade.

Este protocolo, segundo o Município da capital do Alentejo, “enquadra-se na política municipal de apoio ao associativismo social do concelho, em que se incluem as associações que têm como prática promover o bem-estar social dos reformados e idosos e seus familiares”.

No caso da Associação Amigos dos Reformados Pensionistas e Idosos de São Miguel de Machede, trata-se de proporcionar a esta associação “um espaço de lazer com condições ideais para promover o convívio” e, ao mesmo tempo, “a dinamização de uma atividade regular direcionada para o envelhecimento ativo e a manutenção da autonomia dos idosos”

“Periferias” terminou em Arronches com uma caminhada pela vila

Pelo segundo ano consecutivo, Arronches recebeu edição especial do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcántara, um certame que vai na sua décima edição.

Depois das atividades que se realizaram na passada quarta-feira, a edição especial da décima edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara em Arronches terminou no passado sábado, 23 de julho, com uma caminhada pelo percurso pedestre “Forte e Valorosa Vila de Arronches”.

Esta atividade vem no seguimento daquilo que é um dos objetivos deste certame e que é o contacto com o ambiente e com o meio onde está inserido e desta forma dar a conhecer o património cultural da região, no caso da caminhada deste sábado, alguns dos monumentos, histórias e lendas da vila de Arronches.

Embora não se tenha percorrido a totalidade do percurso, uma vez que o país se encontra em Situação de Contingência, o que impediu a deslocação para a parte rural do itinerário, os participantes percorreram a zona histórica da povoação, a zona ribeirinha, o passeio do Vassalo, havendo ainda tempo para uma rápida visita ao Centro Interativo da Ruralidade de Arronches.

Ao longo da volta, o técnico do Município, Emílio Moitas, foi dando algumas explicações acerca dos pontos atravessados pelos participantes, entre os quais o presidente e o vice-presidente do Município, respetivamente João Crespo e Paulo Furtado e a diretora do festival, Paula Duque.

Desta forma terminou mais uma edição especial do “Periferias”, com os responsáveis da autarquia, da Associação Cultural Periferias e a associação espanhola “Gato Pardo”, concordaram que esta é uma parceria para continuar e que, no próximo ano, o Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara estará de regresso a Arronches.

Feira da Luz em Montemor com todos os artistas confirmados

A Feira da Luz está de regresso a Montemor-o-Novo, de 31 de agosto de 2021 até 5 de setembro, já havendo nomes confirmados para o palco principal deste certame.

Já confirmados estavam nomes como Carolina Deslandes e Clã, para os primeiro e segundo dias de feira.

Sabe-se agora que atuam Diogo Piçarra na sexta-feira dia 2 de setembro; Luís Represas no sábado; Sara Correia no domingo; e, para encerrar a Feira da Luz 2022, atuam os Calema.

Em breve, vão ser lançados os nomes dos artistas que vão atuar no palco secundário da Feira da Luz 2022.

Quais as melhores praias em Portugal?

O que pode mais combinar com o verão europeu a não ser as praias, certo? Esperado por todos, esta época do ano (tão curta, porém tão intensa) é desejada e aproveitada pela grande maioria dos portugueses que decide ficar no país para usufruir das opções de praias existentes.

Não só Portugal é famoso por seus pontos turísticos e destino de diversos turistas de todo o mundo, como também cada vez mais o país vem insistindo no turismo de verão, fazendo com que suas praias e litoral sejam bastante procurados.

E diversas são as razões pelas quais podemos afirmar que Portugal tem uma das praias mais procuradas do mundo e é exatamente isso o que faremos a seguir aqui no artigo.

As Mais Lindas Praias de Portugal

Não se pode falar de Portugal e verão e não se referir ao Algarve, região mais que procurada por todos os portugueses durante os meses de junho, julho e agosto, principalmente onde a água já está menos fria e é possível mergulhar e nadar.

Sendo assim, vamos aqui trazer algumas das praias mais lindas do país, incluindo essa região tão agraciada pela natureza.

  1. Praia do Camilo – essa é uma das praias mais fotografadas em Portugal! E por que? Porque se localiza em uma minúscula baía que é rodeada por paredões imensos de rochas, na sua maioria de cor dourada. Quando se olha de bem perto, é possível ver algumas pequenas grutas formadas naturalmente com o passar dos anos. Fica a apenas 1 km de uma outra praia bastante famosa, a praia da Dona Ana.
  2. Praia da Dona Ana – o nome é bastante curiosa, mas a praia é uma das mais encantadoras (senão a mais encantadora) de todo o país. Também localizada na região do Algarve, é cercada pelas formações rochosas que tanto atraem turistas (do alto se vê ainda mais impressionante). Uma completa infraestrutura para você usufruir e passar o dia inteiro com a família.
  3. Praia de Galapinhos – mais uma das belezas de Portugal, esta praia ainda é pouco explorada pelos portugueses por ser mais escondida do que as demais. Localiza-se em Setúbal, e para você ter uma ideia, não há nem lacas indicativas de como chegar a essa praia. Há uma trilha cercada de mato, que levam a parte de areia branca e mar

Ocupação ilegal de habitações leva a intervenção de autoridades

A Câmara Municipal de Elvas deslocou-se na manhã desta terça-feira, dia 26, a Vila Boim para proceder à demolição de uma construção ilegal, junto à praça de touros da localidade.

Em causa está a ocupação ilegal de três moradias por parte de cinco famílias, num total de cerca de 30 pessoas. O proprietário das habitações apresentou queixa na Guarda Nacional Republicana, que também esteve no local a acompanhar as ações.

Os funcionários da autarquia elvense procederam à limpeza dos terrenos adjacentes e tanto a Aquaelvas como a EDP levaram a cabo o corte dos serviços de água e eletricidade que estavam a ser fornecidos de forma ilegal.

A demolição da construção não chegou a realizar-se, uma vez que se encontrava num terreno fechado.

“Formação + Próxima” com protocolo no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral

A sessão de assinatura protocolar do programa “Formação + Próxima”, com vários concelhos do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, acontece esta terça-feira, dia 26, no Auditório Centro UNESCO, em Beja.

Serão celebrados protocolos com 13 municípios: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Sines e Viana do Alentejo.

A sessão conta com a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, do presidente da CCDRA, António Ceia da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, e da diretora de Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais.

Mural das Festas do Povo de Campo Maior já está concluído

Inspirado nas Festas do Povo de Campo Maior e na arte centenária dos campomaiorenses de transformar o papel em flores, o mural elaborado por Mariana Duarte Santos já está concluído.

O trabalho final da artista pode agora ser apreciado na antiga Escola do Bairro Novo, em Campo Maior.

De recordar que esta iniciativa de urban street arte decorreu no âmbito da programação da edição deste ano do Festival Raya.

Torneio de Futsal da ADBC continua animado em Elvas

A segunda noite do Torneio de Futsal da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC) foi disputada nesta segunda-feira, dia 25, no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas. Os jogos têm sido presenciados por um público numeroso e disputados com correção.

Nos três encontros desta ronda, foram registados os resultados seguintes: Boa-Fé, 4 – Unossobar, 7 (seniores, grupo B); Unossobar/Cláudia Viagens, 5 – Boa-Fé, 0 (veteranos); e Century 21, 2 – Cláudia Viagens, 6 (seniores, grupo A).

Em seniores, no grupo A, a classificação é comandada por Cidade Nova e Cláudia Viagens, ambas com três pontos, seguidas por ADBC e Century 21 ainda sem pontos; no grupo B, Revoltilho e Unossobar têm três pontos, enquanto Matraquilhos e Boa-Fé têm zero pontos.

Nos veteranos, ADBC e Unossobar/Cláudia Viagens têm três pontos; Revoltilho e Boa-Fé têm zero pontos; e Meu Super ainda não jogou.

Este torneio de homenagem a Ricardo Gama (“Pita”) prossegue na próxima quarta-feira, dia 27, com as partidas Matraquilhos – Boa-Fé (seniores, grupo B), às 21 horas; Meu Super – Revoltilho (veteranos), às 22 horas; e Unossobar – Revoltilho (seniores, grupo A) às 23 horas.

Cuidados redobrados com os mais novos nas piscinas de Campo Maior

Verão é sinónimo de calor, descontração e, claro, de idas a banhos.

Em Campo Maior, nas piscinas municipais descobertas, são as crianças e jovens, sobretudo, durante a semana, que frequentam aquele equipamento, acompanhados dos monitores e responsáveis, quer pelos Clubes de Verão do Município, quer do programa Escolhas.

Com este público mais novo, principalmente, é preciso ter alguns cuidados, sendo que, como explica o nadador-salvador João Trindade (na imagem), o seu papel, acima de tudo, é de prevenir que acidentes aconteçam, fazendo, entre outros, com que as crianças evitem correr e chamando-as à atenção quando mergulham, para que não se magoem.

“Meter protetor, hidratar bem, quando mergulham tentar ver se há alguém na água, ou não, para não se aleijem e evitar as horas de maior calor”: são estas as principais recomendações do nadador-salvador. “Comer bem” é outro dos conselhos de João Trindade, que lembra que, na maioria das vezes, os mais novos “só querem andar na água e não comem”, sendo que, quando assim acontece, podem ocorrer desmaios.

“As crianças vêm divertir-se e nós deixamos andá-las um bocadinho à vontade, mas quando temos de corrigir ou dizer alguma coisa, dizemos. Isto é um espaço agradável, toda a gente deve vir, para aproveitar o verão”, diz ainda.

As piscinas municipais de Campo Maior abriram ao público, de forma ininterrupta, a 1 de julho. Abertas até 15 de setembro, funcionam às segundas-feiras, das 15 às 20 horas, e de terça-feira a domingo, das 9.30 às 20 horas.

Dia dos Avós: longe ou perto, os netos “são a melhor coisa do mundo”

Celebra-se esta terça-feira, 26 de julho, o Dia dos Avós, um dia também instituído na Igreja, em 2021, pelo Papa Francisco, numa efeméride que, este ano, é subordinada ao tema “Dão fruto mesmo na velhice”.

António Miranda, aos 63 anos, para além de netos, tem já bisnetos. Considerando os mais pequenos da família seus filhos “duas vezes”, garante que tem tentado sempre a ajudar na sua educação. “Fazemos, às vezes, aos netos, aquilo que não fazíamos aos filhos”, comenta, ainda assim. António conta ainda que procura fazer as vontades aos netos, como passeá-los, sempre que pode, e quando as crianças têm vontade.

Já para Regina Trindade, o seu único neto é “a melhor coisa do mundo”, assegurando que este adora deliciar-se com as suas iguarias. “Gosta muito de migas, açordas, essas coisinhas que a avó faz”, garante, comentando ainda que espera que todos os avós e netos “se respeitem uns aos outros”.

Com uma mão cheia de netos, Luís Silva garante que os cinco são tudo para si, embora só tenha dois por perto, todos os dias. Apesar das saudades daqueles que estão longe, no estrangeiro, através de videochamada consegue, todos os dias, “matar as saudades”.

Também Olinda Vacas garante gostar muito dos seus netos, embora vivam longe de si, pelo que tem muito pouco contacto com eles: “vivem muito longe, mas sabem que eu gosto muito deles”. “Os outros avós que sejam mais felizes que eu, nesse sentido”, diz ainda.

Com dois netos e mais uma a caminho, prestes a nascer, Luís Correia garante ser um “avô babado”. “É bom ser avô. Ficamos numa idade mais terna e vamos pensando que os netos se vão recordar de nós. Gostamos de brincar com eles e, às vezes, deixamos fazer coisas que não deixávamos aos nossos filhos”, acrescenta.

Uma das lembranças que Ana da Conceição tem dos seus netos quando eles eram pequenos é de levá-los ao jardim para brincarem, assegurando que os netos são o melhor que há no mundo, considerando-se uma “segunda mãe”.

Sendo celebrado noutros países, este dia dos Avós teve origem em Portugal, com Ana Elisa Couto, que reivindicou a existência de uma data para que a figura dos avós fosse valorizada. Avó de seis netos, esta mulher, de Penafiel, tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. A data foi instituída pela Assembleia da República em 2003, a 26 de julho, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Sub-17 de “O Elvas” já preparam a temporada

A equipa de juvenis (sub-17) de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos começou a temporada 2022/2023 no final da tarde de ontem, segunda-feira, dia 25, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal. Um grupo com cerca de três dezenas de jogadores vai preparar-se para, a partir do fim de semana de 20 e 21 de agosto, participar na II Divisão do campeonato nacional deste escalão.

A prova vai ser disputada por 12 equipas, numa primeira fase, sendo muito provável que “O Elvas” jogue com os 11 adversários seguintes: Portimonense, Farense, Louletano, Despertar de Beja, Lusitano de Évora, Benfica B, Sporting B, Alverca, Casa Pia, Barreirense e Almeirim.

Francisco Carvão, treinador dos azuis-e-ouro, referiu à Rádio ELVAS que vai ter pela frente um grupo de adversários “muito competitivo”, em especial os clubes da zona de Lisboa “com uma grande base de recrutamento”. Gonçalo Piçarra, capitão de equipa, mostrou-se “muito entusiasmado” com o desafio desta temporada, num grupo que “já se conhece de épocas anteriores”. Por fim, Sérgio Ventura, coordenador do futebol juvenil de “O Elvas”, vincou “a importância de haver duas equipas nos nacionais” (juvenis e iniciados) e a necessidade destes grupos se “reforçarem com jogadores fora do concelho”.

Com menos de um mês de trabalho até à primeira jornada, a equipa vai trabalhar cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira, nos primeiros 15 dias, diminuindo a cadência dos treinos com o avançar da temporada, em especial quando começar a competir aos fins de semana.