Ambisolution celebra 15 anos e inaugura escritório na Rua da Carreira

A empresa Ambisolution, especializada em energias renováveis, inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 22 de julho, as suas novas instalações, na Rua da Carreira (número 33-B), em pleno centro histórico de Elvas, depois de também hoje ter sido assinada a escritura para a abertura de um novo armazém na zona industrial da cidade.

Segundo explica o responsável pela empresa, Bruno Rodrigues, este escritório, agora aberto ao público, na Rua da Carreira, era já “uma necessidade”, sendo agora possível acolher os clientes, para, entre outros, realizar reuniões. “Aqui podemos mostrar o nosso trabalho, projetar, reunir com os clientes, dar formações, com sala de formação, como temos aqui agora”, adianta. A escolha do centro histórico de Elvas para a abertura do escritório prende-se com uma “obrigação moral e social” que Bruno Rodrigues considera que as empresas devem ter, no sentido de não “deixar morrer” o “coração” da cidade.

Com o novo espaço de armazém, adianta o responsável, a empresa detém agora um total de “800 metros quadrados”, nos quais se pretende “fazer um projeto no futuro”. “Já estamos a projetá-lo”, garante, sem adiantar grandes pormenores.

Com a Ambisolution a celebrar o seu 15º aniversário, estes, garante Bruno Rodrigues, têm sido anos de uma “evolução gratificante”, em que a preocupação tem sido também a de empregar pessoas de Elvas, daí também o protocolo estabelecido com a Secundária D. Sancho II. “Vamos buscar os nossos trabalhadores à escola da nossa cidade. Vêm, fazem o estágio curricular, acabam por fazer o estágio profissional e depois ficam nos quadros da empresa”, explica ainda.

Criada em 2007 e com sede em Elvas, a Ambisolution desenvolve a sua atividade, ao nível da energia solar, eólica, aquecimento e arrefecimento por piso radiante e tratamento de águas, em todo o território nacional.

Fortes da Graça e de Santa Luzia com quatro visitas teatralizadas

A Câmara Municipal de Elvas organiza, em julho, agosto e outubro, quatro visitas teatralizadas: duas ao Forte da Graça e duas Forte de Santa Luzia.

No próximo dia 30, a visita é ao Forte da Graça e, a 13 de agosto, ao Forte de Santa Luzia. Em outubro, no dia 15, a visita é ao Forte da Graça e, no dia 22, ao Forte de Santa Luzia. Todas as visitas são aos sábados e começam às 10 horas.

Estas visitas aos Fortes da Graça e de Santa Luzia são guiadas, realizadas por um ator e incluem diversos momentos teatrais, protagonizados com o apoio da Arkus Associação Juvenil.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

As inscrições são limitadas a 20 pessoas por visita, sendo sujeitas a marcação prévia e ao pagamento de “valores de acordo com o preçário habitual dos espaços”, segundo informa a autarquia.

Pode fazer inscrição através de email: forte.graca@cm-elvas.pt ou telefone 268 639 741, tendo um custo de oito euros; ou forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou telefone 268 623 287, com um custo de cinco euros.

[/shc_shortcode]

Arronches: Esperança é candidata a “aldeia para o futuro”

O Município de Arronches, juntamente com as autarquias de Pampilhosa da Serra, Reguengos de Monsaraz, e Sabugal e ainda com a Comunidade Autónoma da Estremadura de Espanha, vai integrar o projeto, apoiado pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo, assim como da Região Autónoma da Estremadura e com a colaboração das Redes Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto, denominado ‘Rede de Aldeias para o Futuro’ que foi candidato e um dos vinte selecionados no âmbito do Novo Bauhaus Europeu.

O Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa que visa conceder apoios a projetos e ideias que contribuam para a criação de espaços que aliem simultaneamente beleza, sustentabilidade e inclusão, em quatro categorias: restabelecer a ligação com a natureza; recuperar um sentimento de pertença; dar prioridade aos lugares e às pessoas mais necessitadas e promover uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial.

A candidatura ‘Rede de Aldeias para o Futuro’ foi elaborada sob uma ideia matriz que assenta na procura por novas soluções para dinamizar e revitalizar aldeias com um papel estruturante na oferta de bens e serviços na sua envolvente territorial, intervindo em espaços públicos significantes da identidade local, para criar novas centralidades e estimular a sua apropriação para novos usos comerciais, sociais e culturais, a partir de abordagens contemporâneas, pensadas em conjunto com a comunidade e focadas na religação das atividades quotidianas com a natureza.

Em Arronches, esta candidatura vai surtir efeitos na área envolvente da Ponte Internacional do Marco, em Esperança, onde se irá proceder à requalificação da área, respeitando a natureza que a envolve, através da aplicação de material de longa duração, da plantação de vegetação que requeira pouca manutenção, melhorando ainda a acessibilidade e dotando a área de coerência formal. Esta intervenção vai complementar aquela que o Município de Arronches já tem a decorrer na mesma área.

Esta foi uma de duas candidaturas deferidas em Portugal, sendo a outra na ilha açoriana do Faial, e a aprovação da mesma vai garantir o apoio à concretização dos projetos com acompanhamento interdisciplinar por peritos internacionais designados pela Comissão Europeia, que em cada aldeia colocarão os seus conhecimentos técnicos especializados ao serviço dos projetos, auxiliando na definição das intervenções e na identificação de mecanismos de financiamento comunitários.

Terrugem recebe corrida de touros a 6 de agosto

No âmbito das Festas em Honra de Santo António da Terrugem, realiza-se no dia 6 de agosto, sábado, pelas 22 horas, uma corrida de touros.

Em praça, vão estar os cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos e Duarte Pinto, a lidar seis touros da ganadaria São Marcos. As pegas ficam a cargo dos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

Feira do Chocalho em Alcáçovas começa com Buba Espinho

Alcáçovas recebe a partir de hoje e até domingo a Feira do Chocalho, contando com animação musical e artesanato.

Luís Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo revela que a Feira “tem inauguração por volta das 19.30 horas e o recinto é o Largo da Gamita”, sendo que neste certame “o chocalho tem sempre um lugar de destaque na feira das Alcáçovas”.

Quanto à programação, o autarca revela que “este ano podem contar uma diversidade bastante alargada. Temos o Buba Espinho no primeiro dia, temos Tais Quais no sábado e temos Miguel Moura no domingo”, estando ainda no cartaz “outros grupos da terra, os grupo corais, temos aqui um grupo que que as pessoas estão muito habituadas a ouvir, nos últimos dias, o Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas”.

Para além da animação musical “temos aqui outras opções, o quinto Concurso de Rafeiros Alentejanos, para as pessoas mostrarem os seus cães, temos também a Praça da Agropecuária que volta a acolher a sua terceira edição da mostra agropecuária”, revela.

O presidente de Viana do Alentejo deixa o convite a toda a população para visitar a Feira do Chocalho, referindo que “para os jovens temos o Summer Spot a partir da meia-noite e meia”.

Para a este primeiro dia de estreia Buba Espinho sobe ao palco da Feira do Chocalho. Mais tarde, no Summer Spot, Diego Miranda anima o resto da noite.

População de São Vicente vai à praia a 4 de agosto

A população de São Vicente e Ventosa tem marcada, para dia 4 de agosto, uma ida à Praia da Comporta, numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas.

A partida com destino ao Litoral Alentejano está marcada para as 7.30 horas, junto à fonte de São Vicente.

As inscrições dos interessados para esta viagem gratuita podem ser feitas na Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Caminhada noturna esta noite em Elvas

O Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas promove hoje, sexta-feira, às 21.30 horas, uma caminhada noturna, para toda a população.

Os participantes devem levar roupa e calçado adequados para o efeito, bem como lanterna e colete refletor.

A Praça da República é o ponto de partida e chegada da caminhada, que pelo caminho vai passar por vários locais emblemáticos do Centro Histórico e arredores. Antes da saída para o trajeto, decorre um “aquecimento geral” no tabuleiro da Praça.

A caminhada é organizada pela Câmara Municipal de Elvas e Universidade Sénior.

Feira de Artesanato para promover Alegrete

A Junta de Freguesia de Alegrete, no concelho de Portalegre, vai promover entre amanhã e domingo, dias 22 e 24, a Feira de Artesanato e Gastronomia da Freguesia de Alegrete.

“O certame conta com 16 expositores de artesanato e produtos típicos da região, como vinho e enchidos, além da vertente musical que promete animar os presentes e que dá destaque aos artistas da região. Durante os três dias, apenas no domingo temos um grupo que não é de cá. As restantes atuações são todas de grupos da região”, como nos referiu o presidente da junta de Alegrete, Luís Ricardo.

“A feira é organizada pela Junta de freguesia, com o apoio do município de Portalegre, mas as verbas angariadas revertem a favor das associações que vão trabalhar durante estes três dias”.

A Feira de Artesanato e Gastronomia de Alegrete conta com vários artesãos e produtores, que darão a conhecer os seus produtos, bem como com a vertente gastronómica, com os pratos típicos da região. Ao mesmo tempo, os visitantes poderão desfrutar de várias atuações musicais.

Camião que transportava palha incendeia-se perto de Santa Eulália

Imagem: Carlos Santos

Um veículo pesado de mercadorias, destinado ao transporte de fardos de palha, incendiou-se na manhã de sexta-feira, dia 22, na estrada entre Barbacena e Santa Eulália.

O alerta para o incêndio foi dado às 8.37 horas e, no local, estão os Bombeiros Voluntários de Elvas, Campo Maior e Monforte, bem como a Guarda Nacional Republicana, num total de 30 operacionais e dez viaturas.

Campo Maior: Mariana Santos eterniza Festas do Povo em mural

As Festas do Povo vão ficar eternizadas, numa das paredes da antiga escola do Bairro Novo, em Campo Maior. Trata-se de uma obra de urban street art, da autoria da artista Mariana Santos que tem estado na vila para retratar o maior ex-líbris de Campo Maior e proporcionar um workshop aos jovens interessados nesta área.

A artista explica este mural acaba por ser “uma lembrança da tradição” e “uma inspiração para o futuro”, sendo que, sendo natural de Lisboa, foi convidada pela Câmara Municipal a realizar este trabalho. “Enviaram-me várias fotos, vários vídeos e havia uma fotografia que eu achei que estava muito bem. Alterei as caras das mulheres, para não haver chatices, porque são pessoas daqui e algumas não queriam aparecer. Alterei as caras, mas fica a homenagem ao povo de Campo Maior e sobretudo às mulheres, que contribuem bastante para esta festa”, explica.

Sendo pintada em tons de preto, cinza e branco, esta obra, com “uma luz cinematográfica”, explica Mariana Santos, pretende ser “uma memória do passado”. “Gosto muito de trabalhar com fotos de arquivo e de lembranças de tradição”, adianta.

Apesar de sempre se ter dedicado à pintura e ao desenho, só há três anos enveredou por este caminho da urban street art. “Vim parar a este mundo um bocado por acaso, por querer fazer algumas coisas em escala maior e as coisas começaram a desenvolver-se por aí”, revela Mariana. Se antes estava habituada a pintar em papel e tela, a artista garante que a única coisa que muda, em relação à pintura numa parede, é a escala, quer do suporte, quer dos próprios instrumentos. Para poder produzir esta obra, a artista precisa de se socorrer de uma grua, sendo que, por vezes, também trabalha com andaimes.

Esta sexta-feira, 22 de julho, ao final da tarde, e à semelhança do que aconteceu ontem, Mariana Santos estará ainda a promover um workshop alusivo a esta sua arte, com os jovens a participar na pintura de uma parede. De recordar que esta é a última das iniciativas que decorre ainda âmbito da programação da edição deste ano do Festival Raya.

Elvas no topo do calor na quinta-feira

Elvas registou 39,4 graus às 18 horas desta quinta-feira, dia 21, no que foi a temperatura mais elevada entre todas as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Amareleja, no concelho de Moura, com 38,8 graus, e Mirandela, com 38,3 graus, foram os pontos mais quentes no nosso País, a seguir a Elvas. No Alentejo, destaque para 37,3 graus em Mértola, 36,8 graus em Ponte de Sor e 36,4 graus em Portel. As capitais de distrito, às 18 horas, tinham 35,7 graus em Évora, 34,6 graus em Beja e 34,5 em Portalegre.

Para Elvas, o IPMA prevê temperaturas máximas do ar elevadas no fim de semana: 41 graus neste sábado, dia 23, e 40 graus no domingo, 24 de julho.

Noite de Fados decorre na Praça da República

O Festival Sons do Guadiana está de regresso para a sua segunda edição e com algumas novidades, entre hoje e domingo, dias 22 e 24 de julho.

A partir do imaginário do Rio Guadiana, celebra-se a música e a cultura de Portugal e Espanha induzindo o público num sentimento de que se devem construir pontes em vez de erguer muros.

Assim, nestes três dias, em Elvas, dá-se a conhecer a gastronomia, os vinhos e o Património com as atividades do Festival Sons do Guadiana.

Esta sexta-feira, a partir das dez da noite, há fados na Praça da República, com Olinda Moriano, Rui Grilo e Helena Brita, na voz, Paulo Cachinho, na guitarra portuguesa, e Joaquim Ferreira, na viola de fado.

No que diz respeito às sessões de poesia associadas aos restaurantes aderentes, esta sexta-feira decorrem às 21 horas, no Hotel Vila Galé, às 21.45 horas na Adega Regional e pelas 22.30 horas no Mercato.