A empresa Ambisolution, especializada em energias renováveis, inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 22 de julho, as suas novas instalações, na Rua da Carreira (número 33-B), em pleno centro histórico de Elvas, depois de também hoje ter sido assinada a escritura para a abertura de um novo armazém na zona industrial da cidade.
Segundo explica o responsável pela empresa, Bruno Rodrigues, este escritório, agora aberto ao público, na Rua da Carreira, era já “uma necessidade”, sendo agora possível acolher os clientes, para, entre outros, realizar reuniões. “Aqui podemos mostrar o nosso trabalho, projetar, reunir com os clientes, dar formações, com sala de formação, como temos aqui agora”, adianta. A escolha do centro histórico de Elvas para a abertura do escritório prende-se com uma “obrigação moral e social” que Bruno Rodrigues considera que as empresas devem ter, no sentido de não “deixar morrer” o “coração” da cidade.
Com o novo espaço de armazém, adianta o responsável, a empresa detém agora um total de “800 metros quadrados”, nos quais se pretende “fazer um projeto no futuro”. “Já estamos a projetá-lo”, garante, sem adiantar grandes pormenores.
Com a Ambisolution a celebrar o seu 15º aniversário, estes, garante Bruno Rodrigues, têm sido anos de uma “evolução gratificante”, em que a preocupação tem sido também a de empregar pessoas de Elvas, daí também o protocolo estabelecido com a Secundária D. Sancho II. “Vamos buscar os nossos trabalhadores à escola da nossa cidade. Vêm, fazem o estágio curricular, acabam por fazer o estágio profissional e depois ficam nos quadros da empresa”, explica ainda.
Criada em 2007 e com sede em Elvas, a Ambisolution desenvolve a sua atividade, ao nível da energia solar, eólica, aquecimento e arrefecimento por piso radiante e tratamento de águas, em todo o território nacional.


A Câmara Municipal de Elvas organiza, em julho, agosto e outubro, quatro visitas teatralizadas: duas ao Forte da Graça e duas Forte de Santa Luzia.
O Município de Arronches, juntamente com as autarquias de Pampilhosa da Serra, Reguengos de Monsaraz, e Sabugal e ainda com a Comunidade Autónoma da Estremadura de Espanha, vai integrar o projeto, apoiado pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo, assim como da Região Autónoma da Estremadura e com a colaboração das Redes Aldeias Históricas de Portugal e Aldeias do Xisto, denominado ‘Rede de Aldeias para o Futuro’ que foi candidato e um dos vinte selecionados no âmbito do Novo Bauhaus Europeu.
No âmbito das Festas em Honra de Santo António da Terrugem, realiza-se no dia 6 de agosto, sábado, pelas 22 horas, uma corrida de touros.
Alcáçovas recebe a partir de hoje e até domingo a Feira do Chocalho, contando com animação musical e artesanato.
A população de São Vicente e Ventosa tem marcada, para dia 4 de agosto, uma ida à Praia da Comporta, numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas.
O Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas promove hoje, sexta-feira, às 21.30 horas, uma caminhada noturna, para toda a população.
A Junta de Freguesia de Alegrete, no concelho de Portalegre, vai promover entre amanhã e domingo, dias 22 e 24, a Feira de Artesanato e Gastronomia da Freguesia de Alegrete.


As Festas do Povo vão ficar eternizadas, numa das paredes da antiga escola do Bairro Novo, em Campo Maior. Trata-se de uma obra de urban street art, da autoria da artista Mariana Santos que tem estado na vila para retratar o maior ex-líbris de Campo Maior e proporcionar um workshop aos jovens interessados nesta área.
Apesar de sempre se ter dedicado à pintura e ao desenho, só há três anos enveredou por este caminho da urban street art. “Vim parar a este mundo um bocado por acaso, por querer fazer algumas coisas em escala maior e as coisas começaram a desenvolver-se por aí”, revela Mariana. Se antes estava habituada a pintar em papel e tela, a artista garante que a única coisa que muda, em relação à pintura numa parede, é a escala, quer do suporte, quer dos próprios instrumentos. Para poder produzir esta obra, a artista precisa de se socorrer de uma grua, sendo que, por vezes, também trabalha com andaimes.
Elvas registou 39,4 graus às 18 horas desta quinta-feira, dia 21, no que foi a temperatura mais elevada entre todas as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Festival Sons do Guadiana está de regresso para a sua segunda edição e com algumas novidades, entre hoje e domingo, dias 22 e 24 de julho.