CTT conquista estatuto de empresa inovadora 2022

Os CTT – Correios de Portugal foram reconhecidos, pelo segundo ano consecutivo, pelo seu posicionamento na área de inovação, empreendedorismo e ligação ao tecido empresarial português e são novamente, para a COTEC, a empresa merecedora do Estatuto Inovadora 2022. Esta distinção reforça a posição dos CTT como uma empresa com elevados padrões de solidez financeira, competências de inovação e desempenho económico.

Resultado de uma parceria entre as instituições do sector financeiro e a COTEC Portugal, o Estatuto Inovadora COTEC tem como propósito distinguir as empresas de desempenho superior através do reconhecimento do exemplo, elevação da notoriedade e reforço do valor pelo mercado.

Para João Bento, CEO dos CTT, “a inovação está no nosso ADN, pelo que, esta distinção, vem reconhecer todo o trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos e é com grande orgulho que a recebemos. Este reconhecimento, por parte da COTEC, vem reforçar de forma muito positiva aquilo que já é o posicionamento dos CTT na área da inovação e do empreendedorismo”.

Os CTT assumem-se como uma empresa orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta segmentada para particulares e empresas, com soluções que começam no envio de correio e expresso, passam pelas melhores ofertas de poupança, crédito seguros, e por um portefólio alargado de produtos de conveniência na sua rede de lojas e, ainda uma oferta completa de soluções para apoiar as empresas no seu processo de digitalização e crescimento. Tais serviços incluem publicidade, pagamentos, logística incluindo fulfilment, outsourcing de processos e apoio à presença no mundo do comércio eletrónico.

Para reforçar a sua ligação ao tecido empresarial nacional e de forma a impulsionar o desenvolvimento da inovação das empresas, os CTT têm um programa de interação com start-ups e recentemente criaram, em 2021, um Fundo de Investimento no valor de cinco milhões de euros para apoiar atividades de inovação nas Pequenas e Médias Empresas e start-ups. Recentemente, os CTT anunciaram o investimento em duas start-ups portuguesas com soluções na área das Operações e Logística, a KIT-AR, na área de realidade aumentada (augmented work) para a produção industrial e na Sensefinity, na área da logística.

Os CTT empregam 12.015 pessoas em Portugal, país onde opera com 2356 Pontos CTT e mais de cinco mil agentes Payshop. Em 2021, os CTT obtiveram rendimentos operacionais de 848 milhões de euros e um resultado líquido de 38,4 milhões de euros. Nesse mesmo ano, os CTT transportaram 484,6 milhões de objetos de correio endereçado e 73,8 milhões de objetos expresso, tendo Espanha representado 45,9% das receitas do segmento Expresso e Encomendas.

Feira de Artesanato e Gastronomia de Alegrete dias 22 a 24

A Junta de Freguesia de Alegrete (Portalegre) vai promover, em conjunto com as instituições da freguesia, nos próximos dias 22, 23 e 24, de sexta-feira a domingo, a Feira de Artesanato e Gastronomia da Freguesia de Alegrete.

O certame tem como principal objetivo a divulgação de Alegrete, contanto com vários artesãos, a participação de vários produtores que darão a conhecer os seus produtos e a vertente gastronómica, com os pratos típicos da região. Ao mesmo tempo, os visitantes poderão desfrutar de várias atuações musicais.

Évora já tem Equipa de Intervenção Permanente de bombeiros

Nos termos do protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Évora, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e na sequência de despacho da diretora nacional de Bombeiros da ANPC, foi homologada a constituição da Equipa de Intervenção Permanente (EIP) do Corpo de Bombeiros de Évora, que entrou em funções nesta segunda-feira, 18 de julho.

A nova EIP é constituída por cinco elementos do corpo de bombeiros que, dotados de formação e qualificação adequada às suas funções, estão em alerta permanente para missões de socorro à população, designadamente em casos de incêndio, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os casos de acidentes ou catástrofes, incluindo socorro a náufragos, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar. Para além destas, as EIP estão ainda preparadas para cumprir missões de colaboração com outras entidades de proteção civil no âmbito das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.

A cerimónia marcou o início de funções da EIP, teve lugar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Évora e contou com a presença de representantes de diversas entidades ligadas ao socorro e proteção civil, que cumprimentaram os elementos constituintes da nova EIP com desejo de felicidades no cumprimento da importante missão que lhes foi cometida.

A Câmara Municipal de Évora esteve representada pelo vice-presidente, Alexandre Varela, que deixou claro que “a entrada em funções desta equipa só agora foi possível porque finalmente foram criadas condições financeiras às entidades envolvidas para garantir o seu funcionamento”. O autarca assegurou ainda que, para além dos compromissos assumidos nos termos do protocolo, o Município “vai dar todo o apoio possível ao funcionamento deste importante instrumento de socorro à população”.

Tapetes de Arraiolos em exposição no Centro Interpretativo

A exposição “A decoração dos tapetes de Arraiolos: dos Pessanhas a Maria de José Mendonça” está patente no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

Datados dos séculos XVII e XVIII, estes tapetes “apresentam as cores originais deste período. É hoje sabido, através de um estudo feito pelo laboratório Hércules, da Universidade de Évora, que muitos destes tapetes chegaram aos nossos dias com cores mortiças, os beges, os brancos e os cor de grão, precisamente por serem expostos à luz e se perder a sua cor. Nesta exposição tentámos ter tapetes, o mais aproximados possível dos originais”, de acordo com Rui Lobo, responsável pelo centro.

Nesta mostra estão destacados três autores: José Pessanha, Dom Sebastião Pessanha, seu filho, e Maria de José Mendonça. A exposição está patente até dia 12 de Fevereiro de 2023.

Punishers de Elvas organizam caminhada para ajudar criança com doença rara

Recentemente oficializada uma delegação dos Punishers Law Enforcement Motorcycle Club em Elvas, esta organização sem fins lucrativos promove, este domingo, dia 24 de julho, na cidade, uma caminhada solidária com vista a angariar fundos para os tratamentos e intervenções cirúrgicas a que se precisa de submeter a pequena Clara Duarte, uma menina elvense, de quatro anos, que sofre de Síndrome DiGeorge, uma doença rara e incapacitante.

Cem por cento da verba angariada com a iniciativa irá reverter para os tratamentos, revelou esta tarde, no Magazine de Informação e Música, da Rádio ELVAS, o presidente do núcleo de Elvas dos Punishers, Carlos Vaz, adiantando que tiveram conhecimento da situação através da televisão e das redes sociais. “Identificámo-nos com a causa. Acompanhámos a situação da Clarinha através da página dela e vimos que não era uma situação fácil”, começa por dizer.

Com o dinheiro angariado para o primeiro tratamento, falta agora conseguir a verba necessária para o segundo. “Ao vermos essa situação, os Punishers não puderam ficar de braços cruzados”, adianta Carlos Vaz, que não esconde que esta caminhada só é possível tendo em conta os vários apoios com que têm contado.

A participação nesta caminhada, com um percurso com pouco mais de quatro quilómetros, tem um custo de cinco euros, sendo que os cem primeiros inscritos têm direito a uma tshirt, adianta o vice-presidente dos Punishers de Elvas, Dinis Oliveira. Neste momento, contudo, já não há mais tshirts disponíveis, dada a pronta resposta dos elvenses a este evento. Ainda assim, não vão faltar águas e fruta fresca, no decorrer da caminhada, para todos os participantes.

A concentração no domingo está marcada para as 8.30 horas, na Praça D. Sancho II, sendo o percurso pela cidade antecedido de um aquecimento, a cargo de Cláudia Brotas.

Quanto aos Punishers, que têm origem 1999, nos Estados Unidos, chegam a Elvas, depois de outros dois motoclubes – um em Lisboa e outro na Madeira -, totalmente focados na vertente social, terem sido fundados no país. Carlos Vaz explica ainda que o Punishers, sendo uma organização sem fins lucrativos e de cariz solidário, é destinado exclusivamente a membros das forças de segurança, militares, ex-militares, bombeiros e similares.

Desde maio, altura da sua fundação na cidade, os Punishers de Elvas já meteram mãos ao trabalho com diversas iniciativas de âmbito social, com destaque para entregas de bens essenciais, roupas, camas e carrinhos de bebé e até a pintura de uma casa que albergou uma família ucraniana.

GNR recolhe uma cegonha-branca em Reguengos

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz, no dia 13 de julho, recuperou uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) juvenil, nas Piscinas Municipais de Reguengos de Monsaraz.

A ave foi recolhida, sem ferimentos, para as instalações da GNR em Reguengos de Monsaraz, tendo sido entregue, posteriormente, no Centro de Acolhimento de Animais Silvestres de Évora, para observação e recuperação.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Jessie J a 26 de agosto no Festival do Crato

A britânica Jessie J é a nova confirmação no cartaz da edição deste ano do Festival do Crato, que decorre de 23 a 27 de agosto. A artista irá atuar a 26 de agosto, no mesmo dia de St. Lundi.

Confirmados, para já, estão também, a 23 de agosto, Maninho, Nenny e Paula Fernandes; a 24 de agosto, Dino D’Santiago, Dillaz e Gabriel O Pensador, com o convidado Carlão; no dia 25, The Happy Mess, Bárbara Tinoco, com as convidadas Carolina de Deus e Nena, e Miguel Araújo, com os convidados Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão. No dia 27, atuam Amor Electro e The Jesus and Mary Chain.

Para além da programação musical, o público poderá usufruir também da já conhecida Feira de Artesanato e Gastronomia com entrada gratuita, bem como de uma zona de camping ocasional e do palco After-Hours com DJs pela madrugada dentro.

Os bilhetes diários e os passes de cinco dias já estão à venda nos locais habituais. A segunda fase de venda de bilhetes termina a 31 de julho. A fase seguinte inicia-se a 1 de agosto, com preços ligeiramente mais caros.

Condução sem carta e com álcool nas detenções da PSP

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, entre os dias 11 e 17 de julho, sete homens, com idades compreendidas entre os 17 e os 44 anos.

Dos detidos, dois conduziam com excesso de álcool (taxas de álcool no sangue de 1,56 e 2,25 gramas de álcool por litro de sangue) e outros dois sem carta de condução. Os restantes três indivíduos foram detidos por cumprimento de mandado de detenção e condução, emitido pelas autoridades judiciárias competentes.

No mesmo período, a PSP realizou 11 operações de fiscalização rodoviária, com 1499 veículos controlados e 39 autos de notícia por contraordenação levantados: 27 por excesso de velocidade durante a condução, seis por falta de inspeção periódica obrigatória, um por utilização do telemóvel no ato de condução, três por falta de seguro obrigatório e dois por não utilização de cinto de segurança durante a condução.

Foram também realizadas quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e 11 ações de vigilância e fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, no decorrer da semana passada, registou ainda um acidente de viação, do qual resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes.

Quatro feridos em colisão de ligeiro com ambulância dos Bombeiros de Vila Viçosa

A colisão, ontem à tarde, segunda-feira, 18 de julho, entre uma ambulância de transporte de doentes não urgentes dos Bombeiros de Vila Viçosa e um veículo ligeiro, resultou em quatro feridos ligeiros.

O acidente deu-se na Estrada Nacional 4, junto à localidade dos Arcos, no concelho de Estremoz. As vítimas, depois de assistidas no local, foram transportadas ao Hospital do Espírito Santo, em Évora.

O alerta para a ocorrência, que mobilizou 16 operacionais e oito viaturas, foi dado às 16.08 horas.

Ponto de recolha de tampas de plástico disponível em Degolados

Degolados, no concelho de Campo Maior, tem disponível um local específico para depósito de tampas de plástico, que resultam, em muitas situações, na angariação de fundos com vista a ajudar pessoas com necessidades especiais.

Em forma de coração, aquele infraestrutura, que se encontra junto ao Centro Polivalente da aldeia, surge no seguimento de “uma prática habitual”, em Degolados, uma vez que a população já antes fazia a entrega de sacos e garrafões cheios de tampas, à Junta de Freguesia.

“Pensámos em colocar aquele ponto de recolha, na aldeia, no sentido de abranger mais pessoas. Como tem aquele formato de coração, que é chamativo, é mais para sensibilizar a população a fazer essa reciclagem e essa entrega, que faz toda a diferença em algumas instituições, que estão sempre a pedir para que colaboremos com tampinhas plásticas”, revela a secretária da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira.

O depósito, adianta Olga Madeira, foi produzido pelos serviços de serralharia do Município de Campo Maior. Quando o número de tampas é considerável, cabe à Junta de Freguesia as fazer chegar ao Coração Delta que, por sua vez, as conduz até às instituições que mais delas precisam.

Aquele depósito acaba por permitir também a reciclagem de plástico, cujos resíduos levam mais de 400 anos para se decompor.

Festival da Idade de Ouro e viagens a Fátima têm inscrições abertas

O Festival Idade de Ouro decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço no dia 10 de setembro (sábado). O evento, direcionado para os reformados e idosos do concelho de Elvas, tem início agendado para as 13 horas com a realização de um almoço.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, garante que “todos os idosos do concelho são convidados a inscrever-se para uma jornada de convívio entre todos. Não vamos ter vouchers nem nada do género, como durante a pandemia”. A Câmara Municipal de Elvas disponibiliza o transporte de ida e volta aos participantes que desejem deslocar-se nas viaturas da câmara para o efeito.

“Também as inscrições para as viagens a Fátima, que se realizam de 1 a 9 de setembro, se encontram abertas”, de acordo com o presidente. A participação é gratuita nas duas atividades e, para tal, basta realizar a inscrição no Balcão Único do Município ou numa das Juntas de Freguesia rurais.

Sorteio do Torneio de Futsal da ADBC

O sorteio do Torneio de Futsal Ricardo Gama (“Pita”) foi realizado no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas, ao fim da tarde desta segunda-feira, dia 18. Nesta organização da Associação Desportiva do Bairro das Caixas (ADBC), a edição deste ano envolve 13 equipas: oito de seniores e cinco de veteranos.

José Gago (na foto), presidente da Direção da ADBC, declarou à Rádio ELVAS que o número de equipas seniores é igual ao da edição anterior, enquanto os veteranos têm, este ano, uma equipa a menos. Este torneio, devido à pandemia, não se realizava desde 2019 e o recinto tem vindo a ser limpo e pintado nos últimos dias, para a abertura de sexta-feira.

Os seniores foram divididos em dois grupos: Cláudia Viagens, ADBC, Café Cidade Nova e Century 21, no Grupo A; e Matraquilhos, Boa-Fé, Revoltilho e Unossobar, no Grupo B. Na primeira fase, em cada grupo, jogam todos com todos; nos quartos-de-final, o primeiro de cada grupo joga com o quarto do outro grupo, o segundo com o terceiro, o terceiro com o segundo e o quarto com o primeiro do outro grupo; os quatro vencedores apuram-se para as meias-finais; e os dois vencedores das meias disputam a final.

Em veteranos, há cinco equipas: Meu Super, ADBC, Revoltilho, Boa-Fé e Unossobar/Cláudia Viagens. Neste escalão, numa fase inicial, jogam todos com todos; o quinto classificado é eliminado; o quarto classificado defronta o primeiro e o terceiro joga com o segundo classificado; os dois vencedores defrontam-se na final.

O torneio começa na próxima sexta-feira, dia 22, com três jogos: às 21 horas, em veteranos, ADBC-Revoltilho; às 22 horas, em seniores, Revoltilho-Matraquilhos; e às 23 horas, em seniores, ADBC-Café Cidade Nova.