Árbitro de Badajoz presente no Euro feminino

Amanhã, quarta-feira, 6 de julho, pelas 21 horas espanholas (20 horas em Portugal), a árbitro Guadalupe Porras Ayuso (Badajoz, 1987) voltará a fazer historia no mundo da arbitragem, já que assistirá a arbitro principal espanhola Marta Huerta de Aza no jogo inaugural do Europeu feminino, entre Inglaterra e Áustria no Estádio Old Trafford de Manchester.
O jogo será histórico, uma vez que é a primeira vez que um encontro de um europeu feminino de futebol será dirigido por arbitras espanholas, acontecendo ainda para mais numa partida inaugural.
As duas árbitros estavam pré-seleccionadas pela FIFA para o mundial feminino, que se disputará no verão de 2023 na Austrália e Nova Zelândia, além de ter sido designadas oficialmente para arbitrar partidas do mundial Sub 20 de futebol feminino, que se disputará de 10 a 28 de agosto deste ano na Costa Rica.
La pacense Guadalupe Porras Ayuso é árbitro internacional desde 2014 e árbitro assistente na primeira divisão masculina espanhola desde 2019, tendo sido a primeira mulher em Espanha a participar numa equipa de arbitragem na Final da Copa do Rei (Athletic Club de Bilbao vs Real Sociedad – 03 de abril de 2021).