Semana da Leitura arranca em Elvas com assinatura do Plano Local de Leitura

Elvas foi a cidade escolhida, este ano, para a abertura nacional da Semana da Leitura que teve lugar esta manhã de segunda-feira, 18 de março,na biblioteca municipal Dra. Elsa Grilo.

Para a vereadora na Câmara de Elvas, Vitória Branco, “é um privilégio” receber a abertura desta iniciativa, na cidade, uma vez que “a leitura cada vez mais precisa de ser impulsionada, nos interesses diários dos jovens e crianças”.

Na ocasião foi também assinado o Plano Local de Leitura. A vereadora explica que prevê a dinamização das orientações do Plano Nacional: “este protocolo está relacionado com as responsabilidades e competências de cada uma das partes, em que o município se compromete a dinamizar, seguir, receber as orientações e ferramentas do Plano Nacional de Leitura, através dos serviços educativos da biblioteca e os agrupamentos de escolas”.

A Comissária do Plano Nacional de leitura, Regina Duarte, revela que é importante que o pontapé de saída desta iniciativa tivesse acontecido em Elvas, de forma a descentralizá-las do litoral do país. “Para nós é muito importante que seja no interior no país e no Alentejo, são regiões que muitas vezes são esquecidas, nestas iniciativas, tendemos a centrar estas ações em Lisboa, por isso é muito importante para o Plano Nacional de Leitura é muito importante estarmos por todo o país”.

Quanto ao protocolo, Regina Duarte explica que se pretende “contribuir e ajudar os territórios a dar coerência e estratégia às suas ações, porque há muita ação de promoção de leitura, mas que é dispersa, não tem uma visão estratégica ou coerência, por isso o nosso papel passa por dar ferramentas, apoio, especialistas, consultoria e tudo o que for necessário para dar maior impacto a estes planos locais”.

Já o presidente do Conselho Nacional de Educação, Domingos Fernandes afirma que “o Plano Nacional de Leitura, que existe há mais de 20 anos no nosso país, tem prestado um serviço público de excelência ao desenvolvimento da leitura e dinamização de estruturas, espalhadas pelo país, no desenvolvimento de projetos que divulguem da leitura e chamem mais pessoas para a leitura”, que considera ser uma forma de “desenvolver a imaginação”.

A programação do arranque da Semana da Leitura em Elvas prosseguiu com a apresentação do projeto Leitura no Museu (PNL), no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, com uma mesa-redonda sobre “Literacia nos Museus”, com a curadora Ana Cristina Cachola e a autora e artista Gisela Casimiro, e uma visita guiada à exposição “Sempre e Nunca Mais”, com declamação de poesia.

Da parte da tarde decorrem visitas às bibliotecas escolas do da cidade. O programa encerra com uma visita guiada à Rota de Obra Literária “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, no Centro Histórico de Elvas.