Fim de semana do caracol decorre em Borba

O já tradicional fim-de-semana do caracol, em Borba, decorre entre hoje e domingo, dias 1, 2 e 3 de Julho de 2022. A iniciativa é desenvolvida pelas juntas de freguesia de Matriz e São Bartolomeu e pretende promover este petisco tão característico da região.

Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz, revela que, este ano, “são entre 20 a 24 os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa, que decorre desde 2018, e como Borba é muito conhecida pelo petisco dos caracóis, tentámos ajudar os comerciantes a divulgar este petisco e trazer mais pessoas até Borba”.

Pelos restaurantes aderentes, no sábado, dia 2, o acordeonista Tiago Afonso irá animar os restaurantes aderentes, já no domingo, dia 3, é a vez da Banda Filarmónica de Borba

Já a presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, Maria da Luz Véstia, adianta que é também “objetivo mostrar como somos hospitaleiros e como bem sabemos receber, e acrescenta que haverá, para além da animação musical, “insufláveis e carrosséis para as crianças”.

Diogo Fernandes, produtor de caracoleta em Borba, refere que “estes eventos são muito importantes para toda a economia da região. Tanto para nós, produtores, como para potenciar tudo, desde os vendedores aos cafés, pelo que acho que estas iniciativas beneficiam, não só a zona de Borba, como todo o Alto Alentejo”.

A empresa Caracoleta de Borba, de cariz familiar, surgiu “há cerca de cinco anos e dedica-se à produção e venda de caracoleta nacional. Não é muito tempo e tem sido uma aprendizagem através do trabalho, melhorando de ano para ano. Não tem sido fácil mas também, nos últimos anos, nada tem sido fácil”.

Diogo Fernandes refere que no período pré pandemia “o número de produtores de caracoleta aumentou muito. Nesta altura, a oferta é muito inferior à procura e a nossa empresa, que sofreu muito com a pandemia e ainda está a reagrupar-se, não consegue dar resposta”.

O fim-de-semana do caracol conta ainda com uma prova cega dos cerca de 20 a 25 pratos de caracóis dos estabelecimentos aderentes, no domingo, às 17.30 horas.

Para além dos artistas que vão atuar pelos estabelecimentos, a animação musical também acontece na Praça do município, hoje, Às 22.30 horas com Rui Alves e Banda 7ª arte; amanhã, à mesma hora atua o grupo Chave D`Ouro e, no domingo, há espetáculo com Bellota Trompetera, às 18 horas.