Dia da Hispanidade atrai espanhóis até Elvas

O Dia da Hispanidade, feriado em Espanha é comemorado este sábado, dia 12. Desta forma, muitos espanhóis deslocam-se até Elvas para desfrutar da gastronomia e também de produtos sobretudo a hotelaria e restauração.

A gastronomia e o comércio ganham uma grande afluência, o que maximiza a economia local.

Abel Cortes proprietário da loja Novex, referiu que “nos feriados espanhóis há uma maior afluência de cidadãos do país vizinho até à cidade, muitos vêm pela restauração, mas também pelos têxteis, que são muito apreciados, porque os espanhóis reconhecem que são artigos de qualidade, bem confecionados”.

Paula, proprietária da Pastelaria Paula, na Rua de Alcamim, explicou que neste dia os cidadãos do país vizinho procuram principalmente “o pastel de nata, mas também o sericaia, e nos feriados, dinamizam bastante a rua e o comércio local.”

O Dia da Hispanidade é celebrado a 12 de outubro, porque além de ser uma homenagem à língua espanhola e às contribuições que fizeram uma diferença na história da humanidade, o Dia da Hispanidade comemora a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, algo muito importante para a união entre a velha Europa e o continente americano, concretizada por meio da colonização das terras conquistadas.