CPCJ de Elvas apresenta Plano de Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens

Uma análise às problemáticas e potencialidades relacionadas com os direitos da infância e juventude do concelho resultou num Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens de Elvas, apresentado oficialmente, ao final da manhã desta quinta-feira, 30 de junho, no Auditório São Mateus.

Trata-se de um plano, que tem como entidade promotora a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, mas que foi, segundo Raquel Guerra, a presidente deste organismo, elaborado com “inteligência colaborativa”, através da participação de diversas entidades com competência nestas áreas. O plano, adianta a responsável, é um instrumento de planeamento elaborado no âmbito do projeto Adélia, promovido e patenteado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

“Parámos para refletir sobre quais é que são as problemáticas do nosso concelho relativamente às crianças e jovens e, baseado nisso, fizemos um diagnóstico”, adianta Raquel Guerra. Sendo “dinâmico”, este plano será repensado e atualizado, anualmente, até 2026, resultando também da análise feita às ações de prevenção já existentes, com o complemento de novas.

O Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos de Crianças e Jovens de Elvas é assente em três eixos de intervenção: “prevenir e combater a violência contra crianças e jovens”; “promover o sucesso escolar e da saúde mental”; e “promover competências nas famílias e comunidades”.

Presente na sessão de abertura da apresentação do plano esteve Vitória Branco, vereadora na Câmara de Elvas, que não tem dúvidas que este instrumento pode vir a ajudar reduzir o número de casos de maus-tratos a crianças e jovens. “Cada vez mais assistimos, diariamente, a situações em que, se houvesse uma planificação, a um plano como este, muitas das situações poderiam não acontecer”, assegura. Vitória Branco espera ainda que a CPCJ consiga implementar, “da melhor forma”, este plano, com a colaboração de todos os seus parceiros.

Na elaboração deste Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens do Concelho de Elvas, a CPCJ contou com a colaboração, para além de diversas entidades com competência em matéria de infância e juventude, do Município de Elvas e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.