Câmara de Arronches desinfesta esgotos do concelho

A Câmara Municipal de Arronches volta a promover uma intervenção com o objetivo de fazer o controlo de pragas na rede de esgotos do concelho, na linha de operações promovidas com regularidade.

Os serviços da Câmara Municipal encontram-se, por estes dias, a realizar uma ação de tratamento da rede de saneamento do concelho, que se iniciou pela freguesia de Assunção, em Arronches, e que posteriormente se estende a Esperança e Mosteiros.

Este trabalho complementa o serviço de saneamento efetuado diariamente e é de extrema importância para o Município de Arronches, “repetindo-se com a frequência necessária, no sentido de contribuir positivamente para a saúde pública”, divulga a autarquia.

O processo a decorrer consiste numa ação de desbaratização e desratização da rede de esgotos, com o intuito de garantir o controlo de pragas.

Câmara Municipal vai proteger Lugares com História de Évora

O executivo da Câmara Municipal de Évora, na sua reunião do passado dia 22, deliberou aprovar a constituição de um grupo de trabalho que inicie a criação de condições para o desenvolvimento de um programa designado por “Lugares com História de Évora”. O objetivo assenta na proteção de locais específicos da cidade (estabelecimentos comerciais tradicionais, como exemplo) que mereçam, de acordo com critérios a estabelecer, apoios para a sua respetiva conservação e valorização.

Na mesma sessão de trabalho, foi aprovada a proposta de desenvolvimento de contactos com vista à celebração de um protocolo, entre a Câmara Municipal de Évora e o Centro Qualifica AP sediado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, para promover a formação profissional dos trabalhadores municipais.

Mais de cem nadadores no Meeting Cidade de Elvas

A 39ª edição do Meeting de Natação Cidade de Elvas, organizada pelo Clube Elvense de Natação (CEN), decorreu no espaço de ar livre das Piscinas Municipais de Elvas, neste sábado, dia 25.

Nesta prova, revela o presidente do clube, José Caldes, é preocupação do mesmo colocar os mais pequenos, desde logo, em ação, assegurando que o clube nasceu para ensinar as crianças a nadar e para evitar tragédias como àquela que aconteceu muito recentemente na cidade. “Apelo às pessoas que tragam os seus filhos (para a natação), porque é muito importante as crianças saberem nadar ou, no mínimo, saberem estar dentro de um plano de água. É de extrema importância. Foi para isso que o clube nasceu e foi criado”, começa por dizer.

“É com muito orgulho que nós estamos hoje, mais uma vez, presentes com este torneio na piscina municipal descoberta, onde é hábito trazermos logo os mais pequenos, porque é aí que começa a prova e o bichinho deles pela natação”, assegura ainda José Caldes, adiantando que, neste prova, estive mais de uma centena de atletas, em representação de um total de dez clubes: nove portugueses, oriundos, desde Campo Maior, passando por Castelo Branco, Sertã, Coimbra, Guarda e Entroncamento, e ainda um espanhol, de Don Benito.

Já a treinadora do CEN, Ana Cristina Jantarão, explica que esta prova acontece já na fase final da presente época desportiva, faltando apenas os campeonatos regionais, marcados para o próximo fim de semana e, pelo menos, e no caso do clube elvense, um campeonato nacional. Importante, nesta altura, diz ainda a professora, é conseguir “agarrar” as crianças que se estrearam hoje neste meeting, assegurando que, na próxima época, já vão estar a competir de uma outra maneira. “Temos de apanhar esta malta, para continuarmos a crescer”, assegura.

Apesar da natação ter sido uma das modalidades que, durante a pandemia, menos saiu prejudicada, uma vez que só esteve impedida durante os confinamentos, durante cerca de dois anos, lembra Ana Cristina Jantarão, as competições não se realizaram.

Presente neste meeting, como já é habitual, esteve o Sporting Clube Campomaiorense, com sete atletas. O treinador, José Mercês, garante que é sempre “um prazer” marcar presença nesta prova, tendo esperança que, na próxima temporada, a normalidade total seja alcançada. “Vamos ver o que é que conseguimos fazer na próxima época”, remata.

Feira de São João chega ao fim em Badajoz

A Feira de São João termina hoje em Badajoz. O programa deste sábado, dia 25, aposta muito em atividades para o público mais jovem com a gala do XIX Festival Nacional de Folclore Infantil, às 22 horas (hora espanhola), na Terraza do teatro López de Ayala.

No auditório do recinto ferial realiza-se o espetáculo de circo do palhaço Tallarin, às nove da noite e na caseta municipal atuam Josemi Carrasco e o musical amazonas, a partir das 22 horas.

Antigos colaboradores da Conveniência em jantar convívio em Elvas

Os antigos funcionários da loja da Conveniência, no centro histórico de Elvas, reuniram na noite de ontem, 24 de junho, num jantar convívio, na Vinha da Amada.

Pela mesma ocasião, foram lançados balões brancos, junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em memória de um outro funcionário, já falecido, José Chambel.

Marchas Populares este sábado à noite em Estremoz

As Marchas Populares de Estremoz vão voltar a animar a cidade com um arraial, com sardinha assada e bailarico, na noite deste sábado, dia 25, às 21 horas, em frente à sede da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), organizadora do evento.

“A tradição é para se cumprir”, promete a autarquia, assegurando que não vai faltar a habitual alegria das noites dos Santos Populares, com “cores, música, sardinhas, manjericos, marchantes e muita folia”.

São João de Arronches ainda com quatro dias de festa

A festa de São João, em Arronches, já se aproxima do fim. Este sábado, 25 de junho, pelas 15 horas, há demonstração de desportos extremos, como skate, inline e BMX, no skate park da vila.

No Jardim do Fosso, a feira do livro abre hoje pelas 21 horas, sendo que, uma hora depois, tem início um baile com animação a cargo do Duo Musical.

Amanhã, domingo, dia 26, é Zé Pedro quem dá música a quem quiser participar em mais um baile, no Jardim do Fosso.

Para terça-feira, dia 28, está prevista a apresentação do livro “Around the World – A Viagem dos 50 Anos”, de Diamantino Martins, com a participação especial de Liliana Campos, na Biblioteca Municipal. Pelas 20 horas, há sardinhada regada com vinho da região, no Jardim do Fosso, onde às 21.30 horas tem início um baile animado pelo grupo Sol Nascente. À meia-noite realiza-se a tradicional queima do mastro.

Por fim, a 3 de julho, também no Jardim do Fosso, decorre, a partir das 19 horas, a audição final dos alunos da Escola de Música de Arronches.

Sardinhada de São João este sábado em Varche

Foto arquivo

A Sociedade de Recreio de São Brás organiza hoje, sábado, 25 de junho, uma sardinhada de São João, em Varche, marcada para as 20 horas.

A iniciativa conta com animação musical a cargo de Rui Teixeira.

A organização informa que a marcação de mesa deve ser feita junto de qualquer membro da direção ou, através dos seguintes contactos telefónicos: 963 522 602; 964 050 586.

Antigos jogadores de Jorge Almeida prestam-lhe homenagem com convívio em Elvas

Um grupo de ex-jogadores elvenses, formado por Jorge Almeida, promove este sábado, 25 de junho, um primeiro convívio de homenagem ao antigo treinador de futebol, no Campo António Semedo, no Estádio Municipal de Elvas.

Para além de um jogo de futebol, ao final da manhã, a festa faz-se também com um almoço, que conta, tarde fora, com animação musical.

Para o homenageado, este convívio representa o apreço que estes homens têm por aquilo que, ao longo dos anos, fez “de positivo” por eles. “Está a juventude aqui toda a mexer, eles próprios é que estão a organizar as coisas, a montar as mesas”, começa por dizer. Jorge Almeida garante sentir um “imenso prazer” por ver o envolvimento dos seus antigos pupilos neste convívio.

Dos muitos anos que dedicou ao futebol, enquanto treinador do Clube de Futebol Os Elvenses, “O Elvas”, da Juventude Desportiva da Terrugem e até do Estrela de Portalegre, com passagens ainda pela seleção distrital, Jorge Almeida diz ter muitas histórias para contar, mas aquilo que nunca esquece é o percurso que, durante vários anos, estes antigos futebolistas fizeram a seu lado.

“Temos aqui rapazes com 20, 30, 40 anos, que trabalharam comigo durante seis, sete, oito anos. Alguns vieram para ao pé de mim com seis, sete anos e que já tinham vinte e tal e ainda eram meus jogadores”, diz ainda, lembrando que o seu lema sempre foi formar estes homens, na altura miúdos, em primeiro lugar, “na vertente humana” e, só depois, na desportiva.

Com o valor que reconhecem a Jorge Almeida, serão cerca de cem os participantes neste convívio. “Dentro da minha humildade, acho que é fantástico”, garante o homenageado.

“Um pai, um amigo, uma pessoa indescritível”: assim descreve José Canhão o treinador, seu antigo atleta e um dos responsáveis pela organização deste convívio. O antigo jogador assegura que Jorge Almeida fez um “excelente trabalho”, não só a título desportivo, como ao nível dos valores que sempre procurou passar a todos os atletas.

 

1º Ialbax Cross Country percorre fosso das muralhas de Elvas

O 1º Ialbax Cross Country, organizado pela associação elvense com o mesmo nome, decorre hoje, sábado, à noite.

“A prova, de oito quilómetros, vai decorrer toda pelo fosso das muralhas da cidade, sendo constituída por duas voltas, para os mais velhos. As crianças vão percorrer distâncias associadas à idade de cada um”, de acordo com Humberto Pestana, presidente da direção da Associação Desportiva Ialbax.

O presidente da associação assume que “as inscrições não superaram as expetativas, talvez devido aos eventos que temos este fim de semana. Apesar de não se tratar de provas desportivas, temos o São João a acontecer em Badajoz, o que nos tira logo os participantes do outro lado da fronteira”.

Os atletas mais novos começam a competição por volta das sete da tarde e Humberto Pestana garante que “as provas podem ser vistas em qualquer ponto da cidade, desde que as pessoas se coloquem perto do fosso”.

O 1º Ialbax Cross Country tem partida e chegada no Museu Militar de Elvas.

Sardinhada em Orada este sábado

Uma sardinhada na Orada encerra este sábado, 25 de junho, a iniciativa levada a cabo pelo município de Borba, “Arraiais e sardinhadas”, que decorreu ao longo deste mês.

A sardinhada acontece no Largo da Igreja de Orada, numa organização da Associação Jovem de Orada.

Azulejaria de Elvas dada a conhecer por Vítor Rafael Sousa

A azulejaria de Elvas é dada a conhecer, na manhã deste sábado, 25 de junho, por Vítor Rafael Sousa, a todos aqueles que quiserem participar em mais uma edição dos Percursos pelo Património, uma iniciativa promovida pelo Município de Elvas.

A componente azulejar, em Elvas, revela o guia deste passeio de hoje, é ainda pouco conhecida dos próprios elvenses. “Tenciono com esta visita guiada dar a conhecer um pouco mais este património, que é importantíssimo, não só a nível de Elvas, como a nível nacional”, revela Vítor Rafael Sousa.

O percurso desta manhã conta com passagens pelas igrejas de Nossa Senhora da Assunção, de São Domingos e do Convento das Domínicas, bem como pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, Beco de São João e Nossa Senhora da Dores. Apesar de, em Elvas, a arte azulejar estar muito associada à Igreja, pode também estar “à parte civil, ao nível da azulejaria de fachada, que aparece muito no século XIX e continua no século XX”. Ainda assim, “ela também aparece em palácios, em jardins, em todos os locais que possamos imaginar”, acrescenta o guia.

A arte azulejar, garante ainda Vítor Rafael Sousa, “marca muito a arte portuguesa, por isso é que o azulejo português é candidato a Património Mundial”. Atualmente, e “infelizmente”, já são poucas as fábricas que ainda produzem azulejos.

O próximo Percurso pelo Património está marcado para 9 de julho, sob o tema “Artistas e Diferentes Artes nas Igrejas de Elvas”, com orientação de Patrícia Monteiro.

Arraial Escutista anima Urbanização do Revoltilho

O Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas organiza hoje, sábado, um Arraial Escutista, no Polidesportivo do Revoltilho, em Elvas.

Ana Pires, da secção de exploradores, refere que a iniciativa pretende “angariar verbas para uma atividade que vai decorrer na Madeira. Vamos contar com sardinha assada, bifanas, bebida e muita animação”.

A festa tem início marcado para as 19 horas e é prometida “muita animação, comida e bebida”, para lá da animação musical ser assegurada pela presença de David Melão. A venda de manjericos, no local por parte dos escuteiros, assegura o ambiente e tradição dos Santos Populares.

Karyna Gomes e Os Sabugueiros este sábado no festival Outros Sons

Este sábado, 25 de junho, naquele que é segundo dia de festival “Outros Sons”, atuam hoje, no jardim municipal de Campo Maior, “Os Sabugueiros”, pelas 18 horas, bem como Karyna Gomes, às 21.30 horas.

Inspirados na floresta do Alto Alentejo, o leque de músicos Viajantes que compõem o grupo “Os Sabugueiros” conheceu-se em Marvão, onde se juntaram para criar e misturar melodias vindas de várias regiões do mundo. Oferecem um concerto interativo, cheio de energia, humor, histórias e de ritmos variados, criando um som próprio e sólido como a paisagem serrana do interior.

As suas letras transmitem uma clara mensagem de esperança e resistência e recordam-nos a necessidade de retornar aos ritmos naturais de outrora, num mundo onde cada vez mais é necessário recuperar os valores ancestrais que a mãe terra nos ensinou.

Já Karyna Gomes é cantora e compositora. Filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana, Karyna nasceu em Bissau, cidade pequena da África Ocidental onde cresceu a ouvir música tradicional, urbana e ritmos de todo o mundo. Considera que a sua musicalidade está enraizada nos convívios de quintal, típicos das sociedades mestiças dos trópicos e do hemisfério sul e que é influenciada pela sua vivência em três continentes – África, América Latina e Europa.

Karyna Gomes iniciou a sua carreira musical a cantar gospel no grupo Rejoicing Mass Choir em São Paulo, onde viveu cinco anos. Após ter regressado ao país natal, foi convidada por Adriano Ferreira (Atchutchi) a integrar o histórico e revolucionário grupo Super Mama Djombo. Em 2011 decide mudar-se para Portugal em busca da realização de um sonho, deixando para trás uma carreira em Comunicação para o Desenvolvimento.

Euromilhões: jackpot de 176 milhões no próximo sorteio

O sorteio de ontem, 24 de junho, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que na próxima terça-feira, dia 28, estará em jogo um jackpot de 176 milhões de euros.

O segundo prémio, de 540 mil euros, contemplou dois jogadores no estrangeiro, e o terceiro, no valor de 28 mil euros, outros nove, também fora de Portugal.

Os 1.430 euros do quarto prémio saíram a um total de 55 apostadores, quatro deles em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 10, 17, 28, 44 e 50 e as estrelas 8 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados na página dos Jogos Santa Casa.

11 clubes e 150 atletas no Meeting de Natação Cidade de Elvas

A 39ª edição do Meeting de Natação Cidade de Elvas realiza-se este sábado, dia 25, nas piscinas municipais da cidade.

A prova, “que é das mais antigas do país, conta com nadadores de diversas localidades e também de Espanha”, de acordo com José Caldes, presidente do clube. Apesar de não ser uma prova muito longa, este meeting tem a particularidade de servir “para que os nadadores consigam os tempos necessários para as competições nacionais”. De acordo com José Caldes, participam neste meeting “11 clubes, num total de, pelo menos, 150 atletas”.

O Meeting de Natação Cidade de Elvas é organizado pelo Clube Elvense de Natação (CEN) e reúne nadadores de várias partes do país e da vizinha Espanha. As provas têm início marcado para as 14.30 horas e deverão terminar entre as 18 e as 18.30 horas.

Helena Madeira e Sax on The Road abrem Festival Outros Sons

O Festival Outros Sons, a nova aposta cultural do Município de Campo Maior teve início na noite desta sexta-feira, 24 de junho, com dois espetáculos musicais, junta ao Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada, na Praça Velha.

A harpista Helena Madeira e os Sax on The Road mostraram o seu trabalho aos campomaiorenses, bem como àqueles que se deslocaram a este espaço emblemático do Centro Histórico da vila.

O Festival Outros Sons continua este sábado, 25 de junho, no Jardim Municipal de Campo Maior, com as atuações de Os Sabugueiros, pelas 18 horas, e de Karyna Gomes, às 21.30 horas.

Fonte: Município de Campo Maior