A exposição ”Um Aqueduto entre Aquedutos” foi inaugurada esta quinta-feira, 23 de junho, na Cisterna da Praça, em Elvas, numa iniciativa desenvolvida pela AIAR (Associação de Desenvolvimento pela Cultura), para assinalar os 400 anos do Aqueduto da Amoreira
Jacinto César, presidente da AIAR, revela que tendo em conta este marco, “dedicou a maioria das suas atividades, este ano, ao Aqueduto da Amoreira”, lamentando “o facto de os elvenses não terem noção do que é o Aqueduto, passam por ele, nem olham, não sabem para que serviu e isso entristece-me um bocadinho e todo o património da cidade deveria ser ensinado nas escolas primárias”.
A exposição conta com dez fotografias do Aqueduto da Amoreira e outras dez são relativas a outros aquedutos do país.
As imagens foram captadas pelo museólogo e investigador na área do Património Cultural da Água, Pedro Inácio, que destaca que o aqueduto de Elvas, “é dos mais belos do mundo, relativamente à sua travessia, tem 1113 metros e, com quatro níveis de arcos, é a maior travessia do mundo”. Pedro Inácio revela que este “é um património muito singular” que aprecia muito, e há algum tempo que faz o levantamento deste tipo de monumento”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, reconhece o trabalho feito pela AIAR, no sentido de “lembrar a todos os elvenses esta obra que nos foi deixada pelos nossos antepassados” e “é extremamente interessante que saibamos assumir responsabilidades na sua manutenção e conservação, para respeitar o que foi feito por esses antepassados”.
Exposição “Um Aqueduto entre Aquedutos” está patente na Cisterna da Praça até dia 4 de julho e de 17 de agosto a 25 de setembro. As visitas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 9 às 18 horas, sob marcação que deve ser feita através do contacto telefónico 268 737 510


Fátima Pinto continua, nos próximos quatro anos, como diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, tendo tomado posse esta tarde de quinta-feira, 23 de junho.
O município de Alandroal vai voltar a promover o Festival “Fora da Casca”, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia.
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e a Câmara Municipal de Vendas Novas organizam a 15ª Gala do Desporto do Alentejo Central, n o próximo sábado, dia 25, pelas 21.30 horas, no Fórum Cultural “A Praça”, em Vendas Novas. Na cerimónia, vai ser prestada uma homenagem a cerca de 150 atletas da região, pelos resultados obtidos na época desportiva 2020/2021.
Em véspera do feriado municipal de Arronches, e no âmbito das comemorações do São João, esta quinta-feira, 23 de junho, no Jardim do Fosso, a partir das 20 horas, há sardinhada regada com vinho da região.
O XI Convívio de Pesca Desportiva tem lugar este domingo, 26 de junho, no Monte da Rocha, na barragem do Caia.

O projeto REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”.
O Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens está a decorrer, até amanhã, sexta-feira, 24 de junho, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras de Reguengos de Monsaraz.
O Arraial de São João promovido pela Associação Juvenil ARKUS e agendado para amanhã, sexta-feira dia 24, foi adiado para 1 de julho, às 20 horas, informa a Associação.
O projeto Além Risco, no próximo sábado, dia 25, vai regar, com a ajuda dos Bombeiros do Alandroal, da Câmara Municipal de Alandroal e da União de Freguesias de Alandroal, as plantas do projeto de restauro ecológico da encosta de Juromenha, plantadas em novembro passado.
No âmbito da Feira de São João, que decorre desde a passada sexta-feira, em Badajoz, tem lugar hoje, quinta-feira, dia 23, o grande fogo de artifício, na Ponte Palmas, às 22.30 horas.


A Associação Juvenil Arkus realiza amanhã, sexta-feira, 24 de junho, o tradicional Arraial de São João, nas suas instalações.

As Festas em honra de são Joãozinho prosseguem esta quinta-feira, dia 23, em Campo Maior.
A Câmara de Portalegre, através da sua presidente, Fermelinda Carvalho, assinou ontem, 22 de junho, juntamente com a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, um protocolo de colaboração para a execução das obras nos arruamentos junto ao terreno onde serão construídas as novas instalações do Comando Territorial da GNR e do Centro de Formação de Portalegre, na zona industrial da cidade.
Faz precisamente hoje, dia 23 de junho, 400 anos desde o dia em que a água correu pela primeira vez na Fonte da Misericórdia, em Elvas, depois de concluída a obra do Aqueduto da Amoreira.