Exposição “Um Aqueduto entre Aquedutos” inaugurada na Cisterna em Elvas

A exposição ”Um Aqueduto entre Aquedutos” foi inaugurada esta quinta-feira, 23 de junho, na Cisterna da Praça, em Elvas, numa iniciativa desenvolvida pela AIAR (Associação de Desenvolvimento pela Cultura), para assinalar os 400 anos do Aqueduto da Amoreira

Jacinto César, presidente da AIAR, revela que tendo em conta este marco, “dedicou a maioria das suas atividades, este ano, ao Aqueduto da Amoreira”, lamentando “o facto de os elvenses não terem noção do que é o Aqueduto, passam por ele, nem olham, não sabem para que serviu e isso entristece-me um bocadinho e todo o património da cidade deveria ser ensinado nas escolas primárias”.

A exposição conta com dez fotografias do Aqueduto da Amoreira e outras dez são relativas a outros aquedutos do país.

As imagens foram captadas pelo museólogo e investigador na área do Património Cultural da Água, Pedro Inácio, que destaca que o aqueduto de Elvas, “é dos mais belos do mundo, relativamente à sua travessia, tem 1113 metros e, com quatro níveis de arcos, é a maior travessia do mundo”. Pedro Inácio revela que este “é um património muito singular” que aprecia muito, e há algum tempo que faz o levantamento deste tipo de monumento”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, reconhece o trabalho feito pela AIAR, no sentido de “lembrar a todos os elvenses esta obra que nos foi deixada pelos nossos antepassados” e “é extremamente interessante que saibamos assumir responsabilidades na sua manutenção e conservação, para respeitar o que foi feito por esses antepassados”.

Exposição “Um Aqueduto entre Aquedutos” está patente na Cisterna da Praça até dia 4 de julho e de 17 de agosto a 25 de setembro. As visitas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 9 às 18 horas, sob marcação que deve ser feita através do contacto telefónico 268 737 510

Fátima Pinto reeleita diretora do Agrupamento nº 3 de Elvas

Fátima Pinto continua, nos próximos quatro anos, como diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, tendo tomado posse esta tarde de quinta-feira, 23 de junho.

Para a diretora do agrupamento, a sua reeleição, por unanimidade do Conselho-Geral foi “uma honra, por sentir que após tantos anos ainda tenho credibilidade suficiente, para delegarem em mim esta grande responsabilidade, que é levar os desafios deste agrupamento àquilo que eu me pretendo e àquilo que os pais também todos os dias me dizem que é por aí que devo ir e é por aí que eu sigo também”.

Fátima Pinto revela que, são vários os desafios diários, na gestão deste agrupamento, que se quer “manter como uma instituição com algum crédito, no nosso concelho”

Um dos objetivos da diretora continuar a “apostar numa escola profissional de excelência”, no que à Secundária D. Sancho diz respeito. Fátima Pinto diz que quer “apostar nesta via profissional, que é uma mais-valia para o nosso concelho, daí estarmos a iniciar também uma candidatura para um Centro Tecnológico Industrial, no agrupamento, que dará resposta a todos os cursos, da área industrial”.

Ciar uma escola de referência para o ensino especial, em Vila Boim, é outro dos objetivos da diretora, que explica que a “aposta é na integração, porque temos que melhorar algumas coisas e gostava de poder dar resposta a tantos encarregados de educação que não sentem que haja, no nosso concelho, essa resposta”.

A tomada de posse decorre no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Festival “Fora da Casca” de regresso ao Castelo de Alandroal

O município de Alandroal vai voltar a promover o Festival “Fora da Casca”, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia.

Durante três dias, entre 1 e 3 de junho, o castelo do Alandroal acolhe os mais diversos petiscos de caracol, caracoleta e lagostim disponibilizados, maioritariamente, por associações locais.

Está prevista animação musical e animação de rua para os três dias, assim como um espaço dedicado às crianças com insufláveis e outras atrações.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O município espera que o festival volta a merecer a atenção de quem está na região e convida quem está um pouco mais longe a programar um fim-de-semana diferente, aproveitando para conhecer, por exemplo, a nova praia fluvial das Azenhas D’ El Rei, em Montejuntos ou as piscinas municipais, no Alandroal e passar os finais de tarde/noite no castelo.

Para João Grilo, o presidente da autarquia, o investimento realizado neste evento, tal como em todos os outros, tem subjacente a projeção da atratividade do concelho, a atração de novos visitantes e a dinamização da economia local.

[/shc_shortcode]

Gala do Desporto do Alentejo Central é sábado em Vendas Novas

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e a Câmara Municipal de Vendas Novas organizam a 15ª Gala do Desporto do Alentejo Central, n o próximo sábado, dia 25, pelas 21.30 horas, no Fórum Cultural “A Praça”, em Vendas Novas. Na cerimónia, vai ser prestada uma homenagem a cerca de 150 atletas da região, pelos resultados obtidos na época desportiva 2020/2021.

Este ano, somam-se 48 homenagens individuais e 96 homenagens coletivas, de 18 equipas, atribuídas a atletas e equipas de 17 modalidades: andebol, atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquetebol, ciclismo, desportos de combate (kickboxing e muaythai), desportos gímnicos (trampolins), natação artística, paraquedismo, patinagem artística, pentatlo moderno, pesca desportiva, pólo aquático, râguebi, triatlo e xadrez.

Também vão ser atribuídas seis homenagens de prestígio, nas seguintes categorias: Prémio Carreira, Prémio Menção Honrosa, Prémio Formação Desportiva, Prémio Gala do Desporto do Alentejo Central, Prémio Clube do Ano e por último o Prémio Ética Desportiva, patrocinado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

A CIMAC e os seus municípios associados realizam anualmente a Gala do Desporto do Alentejo Central, cujo objetivo principal é distinguir e premiar os “Campeões” do Alentejo Central que alcançaram posições cimeiras no panorama nacional, nas mais diversas modalidades, em cada época desportiva.

Tim e Ensemble Ibérico atuam esta quinta-feira em Arronches

Em véspera do feriado municipal de Arronches, e no âmbito das comemorações do São João, esta quinta-feira, 23 de junho, no Jardim do Fosso, a partir das 20 horas, há sardinhada regada com vinho da região.

Pelas 21 horas, a feira do livro abre ao público, sendo que meia hora depois, decorre uma “Hora do Conto”, para os mais pequenos.

A partir das 22 horas, há espetáculo com Tim e Ensemble Ibérico e às 23.30 horas decorre um baile com animação musical a cargo de Vítor Realinho.

À meia-noite, há um pequeno apontamento de fogo de artifício.

Convívio de Pesca Desportiva este domingo no Monte da Rocha

O XI Convívio de Pesca Desportiva tem lugar este domingo, 26 de junho, no Monte da Rocha, na barragem do Caia.

Esta iniciativa tem concentração marcada para as 6.30 horas de domingo, no Café “O Valentim”, terminando com um almoço convívio, pelas 13.30 horas e entrega de prémios e lembranças.

Esta é uma organização da Junta de Freguesia de Assunção, em Arronches, em colaboração com a Secção de Pesca Desportiva do Centro Republicano Arronchense e o município de Arronches.

Projeto português vence prémio europeu

O projeto REPLAY é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida”.

O projeto,” liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, desenvolveu uma rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, para a transformação em novos brinquedos”, de acordo com Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

Na edição desta semana do programa Espaço Europa, Ana Pereira revela que “é um grande orgulho para o país que um projeto europeu vença um prémio, logo na primeira edição do concurso”.

O programa “Espaço Europa” é emitido às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Comissões de Proteção de Crianças e Jovens reunidas em Reguengos

O Encontro Nacional de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens está a decorrer, até amanhã, sexta-feira, 24 de junho, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras de Reguengos de Monsaraz.

Numa altura em que Portugal coloca a proteção de crianças e jovens na ordem do dia, pela ocorrência de situações de grande gravidade, esta reunião assume importância e atualidade, sendo efetuada sob o tema “Ser criança em contexto de crise”.

Este encontro nacional tem organização conjunta da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz.

Arraial de São João da ARKUS adiado para 1 de julho

O Arraial de São João promovido pela Associação Juvenil ARKUS e agendado para amanhã, sexta-feira dia 24, foi adiado para 1 de julho, às 20 horas, informa a Associação.

Em comunicado, a ARKUS revela que “por motivos alheios à organização o Arraial na ARKUS, Associação Juvenil, irá ser celebrado dia 1 de julho. Não iremos comemorar o São João no dia, mas não vamos deixar de celebrar! Festa não vai faltar! Contamos com a presença de todos para os Santos Populares. Sardinhas e animação para toda a noite bailar! “

Projeto Além Risco rega mil plantas no sábado em Juromenha

O projeto Além Risco, no próximo sábado, dia 25, vai regar, com a ajuda dos Bombeiros do Alandroal, da Câmara Municipal de Alandroal e da União de Freguesias de Alandroal, as plantas do projeto de restauro ecológico da encosta de Juromenha, plantadas em novembro passado.

O ano, como sabemos, tem sido seco. Desde janeiro, choveu pouco mais de metade do que é expectável. Assim, no dia 25, vamos ajudar estas plantas. Começamos cedo para acabar também cedo e evitarmos as horas de maior calor.

Quem quiser participar nesta iniciativa, que tem início às 9 horas e término previsto para as 13 horas, pode inscreve-se até ao meio-dia desta quinta-feira, 23 de junho, aqui.

Grande fogo de artifício no São João de Badajoz esta quinta-feira

No âmbito da Feira de São João, que decorre desde a passada sexta-feira, em Badajoz, tem lugar hoje, quinta-feira, dia 23, o grande fogo de artifício, na Ponte Palmas, às 22.30 horas.

Esta é uma Feira que conta, este ano, com “um programa muito ambicioso, não só no recinto, mas também no centro histórico, com inúmeras atividades para as famílias, e que desfrutemos todos desta feira, porque a cidade precisa e nós merecíamos”, revela o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, adiantando que esta feira irá dar “mais alegria à cidade”.

Um dos visitantes que encontrámos nesta feira, Sergio, revela que o certame “já fazia muita falta à cidade” pacense.

Feira de São João em Badajoz que decorre até sábado, sendo que hoje tem lugar o grande fogo de artifício de São João.

Ferido ligeiro em despiste seguido de capotamento em Vila Fernando

Imagem de arquivo

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros, seguido de capotamento, na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, na estrada entre Vila Fernando e Barbacena, no concelho de Elvas, resultou num ferido ligeiro: uma mulher de 36 anos que foi transportada, para observação, ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para o local, foram mobilizados um total de dez operacionais, apoiados por uma ambulância do INEM e as viaturas de desencarceramento e de comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, segundo fonte do CDOS de Portalegre. A GNR tomou conta da ocorrência.

O alerta para a ocorrência foi dado às 10 horas.

Arraial de São João esta sexta-feira na ARKUS

A Associação Juvenil Arkus realiza amanhã, sexta-feira, 24 de junho, o tradicional Arraial de São João, nas suas instalações.
O arraial, que conta com animação, sardinhas, petiscos e música ao vivo, está marcado para as 20 horas.

Fogaças e arraial esta quinta-feira na Ermida de São Joãozinho

As Festas em honra de são Joãozinho prosseguem esta quinta-feira, dia 23, em Campo Maior.

Como revela a vereadora no município campomaiorense, São Silveirinha, para hoje está prevista, para além da “Eucaristia solene às 19 horas, às 20 segue-se a procissão em honra de São Joãozinho, seguindo-se a venda de fogaças e arraial, no recinto da Ermida.

As Festas em honra de São Joãozinho terminam amanhã, dia 24 de junho, com missa, às 19 horas, seguida de procissão em honra de São João Batista.

Câmara de Portalegre faz acesso a novos escola e quartel da GNR

A Câmara de Portalegre, através da sua presidente, Fermelinda Carvalho, assinou ontem, 22 de junho, juntamente com a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, um protocolo de colaboração para a execução das obras nos arruamentos junto ao terreno onde serão construídas as novas instalações do Comando Territorial da GNR e do Centro de Formação de Portalegre, na zona industrial da cidade.

Esta intervenção, da responsabilidade do município, de acordo com Fermelinda Carvalho, deverá estar terminada até final de 2023, resultando de um investimento de cerca de três milhões de euros, comparticipados em 85% pelo FEDER – Alentejo 2020. (ver aqui). O concurso público para a “Empreitada de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre” foi publicado em Diário da República na passada terça-feira, 21 de junho.

O protocolo foi assinado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, depois de ter presidido à cerimónia de Compromisso de Honra de 303 novos militares do 46.º curso de formação de Guardas da GNR, em Portalegre (ver aqui).

Aqueduto da Amoreira assinala 400 anos

Faz precisamente hoje, dia 23 de junho, 400 anos desde o dia em que a água correu pela primeira vez na Fonte da Misericórdia, em Elvas, depois de concluída a obra do Aqueduto da Amoreira.

“Este é um monumento que foi construído devido às necessidades da população em ter água e tem a particularidade de ter sido pago pelos elvenses”, como nos referiu Carlos Correia Dias, membro da AIAR.

Com o intuito de comemorar a data, a AIAR preparou duas iniciativas. A primeira, trata-se de uma exposição de fotografia, inaugurada esta quinta-feira, às 19 horas, na Cisterna da Praça Militar, ao fundo da rua de São Francisco. O segundo momento acontece amanhã, na sexta-feira, dia 24, com uma conferência, a decorrer entre as 9 e as 18.30 horas, na Casa da História Judaica de Elvas. Subordinada ao tema “Boas práticas na gestão sustentável do património hidráulico”.

Durante a conferência, vai ser apresentado o projeto de Erasmus +, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, bem como com estabelecimentos de ensino de Castellón, em Espanha, e Pavia, em Itália. Elsa Nascimento, membro da direção da AIAR e em representação do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, explica que “a integração do projeto H2O MAP nestas comemorações faz todo o sentido pois ele aborda a água. O projeto consiste num levantamento do património hidráulico da região, através da utilização de ferramentas digitais, em que se recorre a uma série de dados que são levantados, em campo, pelos alunos, para depois serem colocados em formato digital, para se vir a construir mapas digitais”.