Fusão Don Benito e Villanueva: Concordia del Guadiana ou Mestas del Guadiana

Foto: El Periodico Extremadura

Concordia del Guadiana ou Mestas del Guadiana são os nomes candidatos para a nova cidade que nasceu da fusão de Don Benito e Villanueva de la Serena. Um anúncio feito pelos alcaides dos dois municípios, José Luis Quintana e Miguel Ángel Gallardo.

Agora as duas propostas são remetidas aos órgãos autárquicos destes dois municípios, para que seja eleito em sessão plenária. O responsável pela divulgação das duas propostas foi Julio Carmona, presidente da comissão, que também foi acompanhado pela sua secretária, Esther Rodríguez.

O próprio Carmona foi o responsável por explicar as razões pelas quais a comissão determinou que os dois nomes possíveis, principalmente os ligados ao território e os que unem as duas cidades, como o rio Guadiana, se repete em ambos. Como o próprio Carmona explicou, o de Concórdia obedece “ao passado, sinal da identidade histórica de Don Benito, Villanueva e os seus arredores”. Entretanto, o Mestas vem também satisfazer os municípios na procura de “valores históricos, culturais e topónimos da área geográfica de influência”.

A comissão também propôs topónimos para as duas possibilidades, que seriam mestenses ou mestanos e mestanas, no caso de Mestas del Guadiana, e concordense no caso de Concordia del Guadiana.

Do lado de fora do Ayuntamiento de Don Benito, onde foi realizado este ato, um grupo de pessoas, contra esta fusão, manifestou sua a discordância com apitos e sirenes.

Nas duas propostas, Gallardo valorizou o trabalho da comissão e sua “discrição”. “Isso mostra a seriedade da comissão e que foi um processo limpo e transparente”. Por outro lado, José Luis Quintana acrescentou que a nomeação da nova cidade representa “mais um passo” no processo de fusão, sobre o qual disse que “não vamos parar até que esteja concluído, já que a maioria das pessoas decidiu que deveria ser executado”.

Quanto aos prazos para definir o nome final, os dois alcaides não estabelecem uma data específica, mas indicaram que as duas sessões plenárias serão realizadas no mesmo horário.