“Poucos doentes têm assistência para cuidados paliativos”, garante enfermeiro Ricardo Serra

Com o intuito de abordar a importância dos cuidados paliativos na doença avançada, realizou-se esta terça-feira, dia 24, em Campo Maior, uma conversa com Ricardo Serra, enfermeiro na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Para o profissional de saúde, é essencial que “os cuidados paliativos sejam iniciados numa fase precoce da doença para que os doentes usufruam de melhores condições de vida. Reconhecer estas necessidades para os doentes permite aos doentes fazer um melhor controlo sintomático e aos familiares terem um melhor acompanhamento profissional. Não nos podemos esquecer que, quando existem doenças encaminhadas para os cuidados paliativos, o sofrimento não é só para os doentes mas também para os familiares e, muitas das vezes, as necessidades dos familiares são descuradas pelo Serviço Nacional de Saúde”.

Para Ricardo Serra, o Serviço Nacional de Saúde “não consegue dar resposta às necessidades dos doentes que precisam de cuidados paliativos, uma vez que a população que precisa de cuidados paliativos, a nível nacional, por ano, ronda os 86 a 92 mil pessoas. Destes, muito poucos têm assistência para cuidados paliativos”.

O enfermeiro na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, lamenta que “no distrito de Portalegre não existam equipas comunitárias que consigam dar resposta às necessidades dos doentes e aos profissionais que trabalham com estas pessoas”.

A conversa surgiu no âmbito do projeto “Vidas Ligadas”, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. Rosália Guerra, técnica na instituição, explica que “este projeto procura estar perto das pessoas, pelo que se torna oportuno abrir à comunidade uma reflexão sobre a importância dos cuidados paliativos”.

A sessão sobre cuidados paliativos decorreu no Jardim do Palácio Visconde d’Olivã, em Campo Maior.