La Albuera comemora a batalha até domingo

Battle of Albuhera, de William Barnes Wollen

A Batalha de Albuera foi travada em 16 de Maio de 1811, há 211 anos, no decurso das Invasões Francesas. Durante a Guerra Peninsular, um corpo de tropas composto por forças britânicas, portuguesas e espanhola enfrentou o exército francês de Soult, que pretendia socorrer a guarnição francesa que se encontrava em Badajoz. A batalha atingiu o seu objetivo, mas à custa de pesadas baixas: o exército de Soult foi obrigado a retirar e o cerco a Badajoz foi mantido.

Este ano, decorre um conjunto de realizações evocativas da data, a maior parte neste fim de semana de 20 a 22 de maio, que constituem “festas de interesse turístico regional”, segundo o município de La Albuera, na Estremadura espanhola.

Na sexta-feira, dia 20, em horário de Espanha, realiza-se um desfile dos regimentos presentes, equipados com fardamento da época, às 21 horas; uma marcha noturna, às 22 horas; e atuação da orquestra O’Hara, às 23 horas, seguida do DJ Fran Díaz.

No sábado, 21 de maio, também em horário de Espanha, entre as 12 e as 21 horas, decorrem comboio turístico, mercado da época, animações, malabaristas e gastronomia, na Praça de Espanha; às 13 horas, há um desfile de regimentos infantis; às 14.30 horas, realiza-se um desfile dos regimentos presentes, equipados com fardamento da época; às 15 horas, é revivida a batalha; entre as 17 e as 19 horas, Festival Retama Folk; 20 horas, recreação histórica da Batalha de La Albuera; a partir das 23.30 horas, atuação da orquestra Grupo Liverpool, seguida da atuação do DJ Juanma Dávila.

Por fim, no domingo, dia 22, ainda em horário de Espanha, entre as 12 e as 21 horas, há comboio turístico, mercado da época, animações, malabaristas e gastronomia, na Praça de Espanha; às 13 horas, desfiles de regimentos infantis; às 14.30 horas, realiza-se um desfile dos regimentos presentes, equipados com fardamento da época; às 15 horas, é revivida a batalha; às 16 horas, Festival Mansaborá Folk; e às 18 horas, recreação histórica da Batalha de La Albuera.