Ministro da Cultura: “MACE é um museu singular que dá centralidade a Elvas”

O livro Caminhos Cruzados, da exposição com o mesmo nome, de José Pedro Croft, foi ontem sábado, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

O lançamento deste livro contou com a presença do ministro da cultura, Pedro Adão e Silva que destacou a importância do MACE para Elvas “trata-se de um museu singular e exemplar, pois está numa região de fronteira e de certa forma dá um centralidade a Elvas. Quando acervo da coleção visita outros locais é de Elvas que se fala. Por outro lado, é singular também porque é uma coleção de um colecionador, António Cachola que permite a fruição destas obras num lugar público”.

Para Adão e Silva, a “democratização da cultura é um desígnio político fundamental em que o Estado e a  Administração tem uma responsabilidade gigantesca, mas os privados podem também contribuir e o contributo de António Cachola é um contributo muito significativo”

O colecionador António Cachola considera que foi um dia muito importante para o MACE dada a presença do novo Ministro da Cultura, pois “foi um enorme prazer, mas sobretudo  um honra ter o senhor Ministro Pedro Adão e Silva em Elvas. Trata-se uma exposição de obras de José Pedro Croft que mostram desenhos, de gravuras e esculturas que permitem uma narrativa do que é a presença deste artista na coleção”

A exposição de José Pedro Croft vai estar patente no MACE até 3 de julho.