Extremadura passa a ter oito bandeiras azuis nas suas praias

Foto: El Periodico Extremadura

A bandeira azul vai ser hasteada, este verão, em oito praias da Extremadura, todas na província de Badajoz, conforme anunciado esta quarta-feira em Madrid num evento organizado pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Associação para a Educação Ambiental e do Consumo (Adeac), a entidade que concede este reconhecimento em Espanha.

Desta forma, a Extremadura passa de dois para oito rótulos de qualidade e torna-se a comunidade autónoma com mais bandeiras azuis nas praias continentais, à frente do País Basco (3), Andaluzia (2), Galiza (2) e Madrid (1).

A praia da Costa Dulce em Orellana la Vieja, a primeira da Extremadura a obter bandeira azul, em 2010, e a praia de La Dehesa de Cheles, em 2019, revalidaram as suas distinções na época balnear de 2022. A estas, somam-se, pela primeira vez, as de Alange, Campanario, Los Calicantos (Casas de Don Pedro), Isla del Zújar (Castuera), El Espolón-Peloche (Herrera del Duque) e Talarrubias-Puerto Peña (Talarrubias).

A Estremadura também conseguiu que cinco centros de interpretação possam exibir o galardão de “Centros Azuis”, atribuídos pela Adeac a locais com bandeira azul que sensibilizam a opinião pública para o ambiente e a sustentabilidade. Ao Centro de Interpretação Ambiental e Bandeira Azul de Orellana la Vieja, que já tinha este reconhecimento, juntou-se o Centro de Interpretação das Zonas Húmidas da Isla del Zújar (Castuera), o Centro de Interpretação da Natureza de La Serena (Castuera), o Centro Azul de Sustentabilidade Ambiental em Alange e o Centro de Interpretação da Fauna Rochosa de Puerto Peña (Talarrubias).

A entrega das distinções será feita às localidades da Extremadura no dia 24 de maio no 1º Congresso Ibérico Bandeira Azul em Águas Continentais, que terá lugar em Mérida (23) e Alange (24) com o objetivo de promover estas áreas de interesse ambiental e turístico. Especialistas de Espanha e Portugal participarão neste encontro com apresentações, debates e mesas redondas.

Depois de saber que a Estremadura é a região com mais bandeiras azuis nas praias continentais, a Ministra da Cultura, Turismo e Desporto, Nuria Flores Redondo, felicitou os autarcas dos diversos municípios e agradeceu o trabalho desenvolvido para alcançar “uma sustentabilidade turística”.