Miguel Azevedo abre Festival da Juventude e Académico de Elvas

O Festival da Juventude e Académico de Elvas tem início esta quinta-feira, 12 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, onde decorre até sábado, dia 14.

Neste primeiro dia do evento, sobem ao palco os Bomb’Alen, as Roncas de Elvas e as Tunas Académicas Papamisto e Tuninfas, pelas 21 horas.

Atuam depois Double Mars e Miguel Azevedo. Até às quatro horas da manhã, é com Desbunda que se faz a festa.

Os bilhetes diários têm um custo de 15 euros, enquanto a pulseira para os três dias custa 25 euros. Os bilhetes encontram-se à venda na Tickeline e nas bilheteiras do Coliseu, das 19 horas à uma da manhã.

A organização é da Câmara Municipal de Elvas, em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre e Escola Superior Agrária de Elvas, contado com o apoio do IPDJ e da Escola Secundária D. Sancho II.

Extremadura passa a ter oito bandeiras azuis nas suas praias

Foto: El Periodico Extremadura

A bandeira azul vai ser hasteada, este verão, em oito praias da Extremadura, todas na província de Badajoz, conforme anunciado esta quarta-feira em Madrid num evento organizado pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Associação para a Educação Ambiental e do Consumo (Adeac), a entidade que concede este reconhecimento em Espanha.

Desta forma, a Extremadura passa de dois para oito rótulos de qualidade e torna-se a comunidade autónoma com mais bandeiras azuis nas praias continentais, à frente do País Basco (3), Andaluzia (2), Galiza (2) e Madrid (1).

A praia da Costa Dulce em Orellana la Vieja, a primeira da Extremadura a obter bandeira azul, em 2010, e a praia de La Dehesa de Cheles, em 2019, revalidaram as suas distinções na época balnear de 2022. A estas, somam-se, pela primeira vez, as de Alange, Campanario, Los Calicantos (Casas de Don Pedro), Isla del Zújar (Castuera), El Espolón-Peloche (Herrera del Duque) e Talarrubias-Puerto Peña (Talarrubias).

A Estremadura também conseguiu que cinco centros de interpretação possam exibir o galardão de “Centros Azuis”, atribuídos pela Adeac a locais com bandeira azul que sensibilizam a opinião pública para o ambiente e a sustentabilidade. Ao Centro de Interpretação Ambiental e Bandeira Azul de Orellana la Vieja, que já tinha este reconhecimento, juntou-se o Centro de Interpretação das Zonas Húmidas da Isla del Zújar (Castuera), o Centro de Interpretação da Natureza de La Serena (Castuera), o Centro Azul de Sustentabilidade Ambiental em Alange e o Centro de Interpretação da Fauna Rochosa de Puerto Peña (Talarrubias).

A entrega das distinções será feita às localidades da Extremadura no dia 24 de maio no 1º Congresso Ibérico Bandeira Azul em Águas Continentais, que terá lugar em Mérida (23) e Alange (24) com o objetivo de promover estas áreas de interesse ambiental e turístico. Especialistas de Espanha e Portugal participarão neste encontro com apresentações, debates e mesas redondas.

Depois de saber que a Estremadura é a região com mais bandeiras azuis nas praias continentais, a Ministra da Cultura, Turismo e Desporto, Nuria Flores Redondo, felicitou os autarcas dos diversos municípios e agradeceu o trabalho desenvolvido para alcançar “uma sustentabilidade turística”.

GNR regista mais de 280 crimes por condução com álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 4 e 10 de maio, no âmbito do planeamento anual efetuado pela RoadPol, realizou uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool e substâncias psicotrópicas, com o objetivo de promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave, em todo o território nacional continental.

Desta forma, os militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) que diariamente estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário, fiscalizaram 35 249 condutores neste período, tendo registado os seguintes dados operacionais no âmbito desta operação:

– 578 autos de contraordenação por condução sob influência de álcool, com uma taxa de álcool no sangue inferior a 1,2 g/l;

– 287 crimes por condução em estado de embriaguez, com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Relativamente às substâncias psicotrópicas, foram ainda testados 111 condutores, tendo sido detetados dois casos positivos, os quais se encontram a aguardar confirmação laboratorial.

No decorrer desta operação foi ainda registado um total de 10 672 autos de contraordenação nas estradas portuguesas, dos quais se destacam: 2 744 por excesso de velocidade; 770 por falta de inspeção periódica obrigatória; 477 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças; 341 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Para além dos 287 crimes por condução em estado de embriaguez, foram ainda registados 124 crimes por condução sem habilitação legal.

Confraria organiza Feira de Maio já a pensar no São Mateus

Depois da última edição em 2019, a Feira de Maio está de regresso, já amanhã, sexta-feira, dia 13, e até domingo, ao Parque da Piedade, em Elvas, numa organização da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

O evento, confessa o juiz da confraria, Carlos Damião, convidado na edição desta quinta-feira, do Magazine de Informação e Música da Rádio ELVAS, regressa, ainda não da forma como gostaria, mas “melhor que em 2019”. “Felizmente, regressa, não tão grande como pretendíamos, mas com mais expositores, na área dos stands de automóveis, com diversões, bares e um pouco de artesanato”, revela. “Há muitas feiras agora, nesta época, e há muitos expositores que preferem ir para outras feiras melhores que esta”, diz ainda.

Já de olhos postos na preparação do São Mateus, Carlos Damião revela que o evento se vai realizar de 20 a 25 de setembro, sendo que, na semana antes, já haverá comerciantes no parque da Piedade. “Os feirantes vão ter logo oportunidade de fazer algum negócio. Nós ajudamo-los a eles e eles ajudam-nos a nós”, assegura.

O juiz adianta ainda que, para este ano, o plano da Confraria passa por organizar a feira de São Mateus de uma forma diferente do habitual, mais organizada por setores. “Não queremos que esteja tudo misturado”, garante. Encher, quer a parte de cima, como a de baixo, do Parque da Piedade, é o principal objetivo.

Gestão de riscos de desastres em regiões fronteiriças no dia 17

Um encontro online, promovido pela Comissão Europeia, e gerido pela Direção-Geral Regio, vai decorrer no dia 17 deste mês, através da plataforma Zoom, com o objetivo de analisar a gestão de desastres em regiões fronteiriças.

Tendo em conta que a maior parte das regiões fronteiriças têm rios, florestas ou montanhas em comum, Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo revela que, “a natureza não conhece fronteiras”, no que aos desastres naturais diz respeito, ou seja, por exemplo, um incêndio que comece numa destas zonas, facilmente atinge o país vizinho.

Este encontro destina-se a entidades, de territórios fronteiriços, que lidam no terreno com estas situações e, “que trabalham nestas áreas de prevenção, atuação e recuperação destas zonas fronteiriças, de forma a cooperarem e partilharem experiências e boas práticas”.

As inscrições para participar neste encontro, que decorre no dia 17 deste mês, podem ser feitas aqui.

Casa do Benfica de Elvas tem caminhada em Barbacena dia 22

A Casa do Benfica de Elvas promove este domingo, 22 de maio, uma caminhada aos monumentos, em Barbacena.

A caminhada, num total de nove quilómetros tem início marcado para as 9 horas, no Castelo de Barbacena, seguindo-se um almoço de cozido de grão alentejano.

As inscrições, quer para a caminhada, quer para o almoço, já estão abertas e podem ser feitas através do contacto telefónico 91 844 85 86, ou do email casabenficaelvas@gmail.com.

“As Idades do Homem” abriu portas em Plasencia com Felipe VI presente

O Rei de Espanha inaugurou a exposição de arte sacra de 183 peças, com muitas autoridades regionais, locais e muito público junto da  Catedral de Plasencia.

Foi um cidade orgulhosa da presença do monarca que mostrou enorme entusiasmo, enchendo as ruas circundantes à  catedral, com Felipe VI a corresponder e a cumprimentar com apertos de mão, jovens e menos jovens.

A mostra estará patente até ao dia 11 de dezembro, e conta com sete capítulos e um epílogo, mostrando o “Transitus”, o trânsito de Plasencia ao Novo Mundo, desde a fundação cidade ate´à época dos Reis Católicos, Carlos V, Felipe II, dos conquistadores estremenhos e os missionários que rumaram às Américas.

Obras de El Greco, Zurbarán, Luis de Morales, estátuas de Cristo, Virgens, Santos, uns sonetos de Lope de Vega, ânforas e cartas de navegação.

Manuel Pires vence etapa 2 do Chefe Cozinheiro do Ano 2022

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, realizou ontem, dia 11 de maio, a 2ª Etapa Regional, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal. Esta é a Etapa Regional Sul e Ilhas.

Em 1º lugar ficou Manuel Pires do Santa Maria Petiscaria, em Faro, que apresentou ao júri o menu composto por: Entrada (Biqueirão, Ostra e Gamba da Costa), Prato de Peixe (Bacalhau, Línguas e Chícharos), Prato de Carne (Coelho bravo, Feijoca e Segurelha) e Sobremesa (Melosa, Figueira e Laranja), cozinhado durante a prova com a duração de 4 horas e 30 minutos.

Surpreendido com a vitória, Manuel Pires afirmou: “não estava nada à espera de ganhar o 1º lugar. Tive algumas dificuldades durante a prova mas acabou bem”. Relativamente à preparação para a prova e à escolha do menu: “resolvi trazer os sabores do Algarve, onde estou, com produtos muito bons. Treinei muito bem os pontos de cozedura de cada prato”.

Em 2º lugar ficou Fábio Santos, do Landeira em Tomar e em 3º lugar ficou Eulitério Assunção do Palácio de São Silvestre, em Coimbra. Estiveram ainda a concurso Carlos Marques do Montargil Monte Novo, João Carneiro do Páteo Real e Nuno Martins do NUMA Restaurante.

A avaliar a prova estiveram os chefes Luís Gaspar da Sala de Corte, em Lisboa, André Magalhães da Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, Michelle Marques da Mercearia Gadanha em Estremoz e Louis Anjos, do Al Sud em Lagos.

Os concorrentes tiveram como desafio recriar o menu com que se apresentaram na fase de inscrições e que, segundo o regulamento do concurso, deverá defender e preservar as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”.

O almoço para os convidados da etapa foi elaborado por Tony Martins, vencedor deste concurso, em 2020, e chefe de cozinha dos JASE Hotels & Resorts em conjunto com Luís de Matos, chefe residente da EHT Portalegre e a sua equipa de alunos.

De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), António Loureiro (CCA 2014) e Luís Gaspar (CCA 2017). Em 2022 o concurso cumpre a 33ª edição.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 continuará com a 3ª e última Etapa Regional, com mais 6 concorrentes a prestar provas. Dia 19 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional, serão também atribuídos as distinções Helmut Ziebell, designado ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova. Serão valorizados temas como a separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar.

Segurança dos cidadãos no objetivo do novo comandante da GNR

O novo comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, tenente-coronel António Rodrigues Gomes, tomou posse ontem, 11 de maio, substituindo no cargo Coronel de Infantaria Manuel Barata dos Reis.

“É um prazer estar aqui, na cidade de Portalegre, e venho com espírito de missão, para trabalharmos todos em conjunto, naquilo que é a segurança dos cidadãos”, assegurou o tenente Coronel António Gomes.

A cerimónia foi presidida pelo 2º Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Nuno Augusto Teixeira Pires da Silva que revela que os militares que servem, nesta região, “fazem-no de forma leal, e zelam pela segurança de todos”, nas suas diversas valências.

O 2º Comandante-Geral da GNR destaca ainda que a zona de ação do Comando Distrital de Portalegre abrange “mais de 83 mil habitantes, situado no interior com zonas urbanas e rurais, muitas isoladas, obrigam, esta força de segurança a dedicar especial atenção e empenho”.

Os resultados operacionais obtidos, acrescenta, “refletem a dedicação afincada e atenta das mulheres e homens que servem a GNR, neste comando territorial e, contribuem para que a população viva um ambiente de paz e tranquilidade pública, bem como livre exercícios de direitos, liberdades e garantias”.

Presente na cerimónia esteve o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, onde desejou as maiores felicidades ao novo comandante e garantiu que “o município estará disponível para tudo o novo comandante precisar, porque só de forma articulada entre todas as instituições é que poderemos fazer deste território, um território melhor”.

Luís Rosinha falou ainda do aniversário da GNR, em Campo Maior onde foram homenageou os militares desta força de segurança no concelho. “Foi um dia com muito sentimento e com uma iniciativa muito bonita, com a abertura de um mural dedicado a todos aqueles que prestaram serviço, sendo um reconhecimento justo de todos aqueles que contribuíram para o nosso concelho”, acrescenta Rosinha.

O presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, acompanhou a tomada de posse do novo comandante da GNR e destaca que “é de extrema importância podermos partilhar este momento com o novo coronel e colaborar em parceria de forma a conseguir proporcionar a segurança ideal para o nosso distrito”.

Para o autarca de Sousel, Manuel Valério, refere que “o município tem uma relação muito estreita com a GNR”, desejando as maiores felicidades ao comandante que agora assume estas funções.

O presidente de Arronches, João Crespo, afirma que a GNR é “bastante importante no concelho”, bem como a estreita ligação entre instituições, para que “a segurança seja a melhor”.

O comandante do regimento de cavalaria n3 de Estremoz, Coronel José Pimenta explica que existe “uma estreita colaboração entre o RC3 e a GNR, em várias áreas”.

A tomada de posse do novo comandante do Comando distrital da GNR de Portalegre decorreu ontem, nas instalações desta unidade, na capital de distrito, onde estiveram presentes várias entidades.