Elisa Ferreira: momento “delicado” na Europa pode ser “especial” para Portugal

Elisa Ferreira, a comissária europeia para a Coesão e Reformas, à margem da inauguração do Centro Infante Dom Henrique, o primeiro dos quatro novos edifícios da fase de ampliação do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, assegurou esta manhã aos jornalistas que, embora o “momento delicado” que a Europa vive, com a guerra na Ucrânia, esta é também uma fase de oportunidades.

Para Portugal, garante Elisa Ferreira, este é um “momento especial”, até porque “já se conseguiu resolver os problemas mais elementares de infraestruturas e o que se pede é que haja, de facto, construção de valor”. Agora, adianta, é preciso que “as empresas consigam criar a sua própria dinâmica, afirmarem-se com produtos novos, que geram empregos de qualidade, bem pagos”.

Com acesso a “fundos históricos”, como os do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do próximo quadro comunitário 2030, a comissária europeia garante que não haverá perdão se Portugal, e outros países, “não os utilizarem de uma maneira inteligente e estratégica”.

Quanto ao momento que se vive, de conflito na Ucrânia, Elisa Ferreira lembra que agora se percebe “o quanto os ucranianos desejam aceder a este espaço, o espaço da democracia”. “A democracia é que as pessoas, nasçam em que território nasçam, tenham acesso à educação e à saúde, para além daqueles bens essenciais e é para isso também que nós trabalhamos”, disse ainda.

Elisa Ferreira garantiu ainda que os fundos estruturais são “fundamentais para quebrar barreiras” e possibilitar boas condições de vida, sendo o PACT um bom exemplo para se alcançar esse fim. Assegurou ainda que não havia melhor forma de se iniciar as comemorações deste Dia da Europa, mostrando as potencialidades que também o Alentejo tem. “Agora têm de continuar a estimular esta junção do saber fazer, para mostrar que polos como este, que têm boas acessibilidades e acessos digitais, têm ótimas condições para permitir uma ótima qualidade de vida”, frisou.

A visita de Elisa Ferreira a Évora insere-se no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala hoje em todos os 27 Estados-membros da União Europeia. A escolha, este ano, para ser o centro das atividades relacionadas com a data recaiu sobre a cidade alentejana.