Cerca de 30 docentes estrangeiros na Semana Internacional do IPP

Tem início esta segunda-feira, 9 de maio, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), uma Semana Internacional, num conjunto de iniciativas que se estende à Escola Superior Agrária de Elvas.

Até sexta-feira, dia 13, serão muitos os docentes que, oriundos de países como França, Polónia e Espanha, irão promover diversas sessões de ensino, segundo explica a pró-presidente para a internacionalização e cooperação institucional no Politécnico de Portalegre, Maria José Ascensão.

“O IPP vai ter uma forte componente de internacionalização, de aulas dadas por pessoas de outros países. Teremos também algumas atividades para colaboradores, docentes e não docentes, não só de caráter lúdico e cultural, mas também de troca de experiências, de melhores práticas”, adianta.

Com esta Semana Internacional, procura-se ainda “fazer uma troca cultural e linguística”, que de acordo com Maria José Ascensão, vai traduzir-se em “mais-valias, não só em termos de componentes científicos, mas em termos de componentes culturais”.

Esta Semana Internacional inclui cerca de 30 professores, alguns deles, e pela primeira vez, de países de fora da Europa, como do Brasil. A última Semana Internacional aconteceu em 2019, ainda antes da pandemia, sendo que, agora, garante ainda a pró-presidente, a abrangência é “maior e mais global”.

Para além das sessões de trabalho, os visitantes terão a oportunidade de conhecer alguns dos locais mais representativos da região e visitar empresas e instituições relevantes.