Solidários com Paula Remédios, elvenses tornam-se dadores de medula óssea

A cidade de Elvas está solidária com Paula Remédios, a bombeira de 35 anos que luta contra um linfoma raro e que precisa, com a maior urgência, de um transplante de medula óssea, para vencer esta dura batalha (conheça toda a história aqui).

Na manhã deste sábado, 30 de abril, foram muitas as pessoas que, respondendo ao repto lançado pelos Bombeiros de Elvas, procuraram tornar-se dadoras de medula, no serviço de sangue do Hospital de Santa Luzia. Para esta pronta resposta, não tem dúvidas Paula Remédios, tem contribuído a ampla divulgação que tem sido feita e que tomou proporções que a própria não esperava. “As pessoas têm sido incansáveis, nas partilhas e na divulgação. Tem sido uma coisa linda de se ver”, garante.

Tendo esperança que possa inspirar outras pessoas e incentivar a que mais gente se torne dadora de sangue e de medula, Paula, apesar da sua condição, não baixa os braços e revela-se com bastante força para continuar a enfrentar a esta dura batalha.

Já o diretor do serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia, Diego Cruz, lembra que quanto mais pessoas se inscreverem enquanto dadores de medula, maior será a possibilidade, ainda que pequena, de ajudar a salvar pessoas na mesma situação de Paula. “Existe sempre essa possibilidade de encontrar algum dador compatível, pelo que quanto mais gente inscrita, maior número de possibilidade teremos. Mesmo assim, a probabilidade é sempre pequena, mas há que agradecer o apoio que estamos a ter de Elvas”, comenta.

Qualquer pessoa que se inscreva, agora, pode ajudar um doente em qualquer parte do mundo, até porque passam a integrar um banco internacional de dadores de medula. O médico revela ainda que, contrariamente ao que se possa pensar, a dádiva de medula óssea, que não tem qualquer complicação para o dador.