Campo Maior evoca valores de abril em Assembleia Municipal

Foi ao som de “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, que teve início, na tarde desta segunda-feira, a sessão extraordinário pública comemorativa do 48º aniversário do 25 de Abril, da Assembleia Municipal de Campo Maior: um momento em que todos os presentes se levantaram e entoaram a música, muitos envergando um cravo vermelho na mão.

O presidente do órgão deliberativo da Câmara Municipal, Jorge Grifo, assegura que, com esta assembleia, o importante é enaltecer os valores de abril e dar-lhes continuidade:  “temos de trabalhar diariamente para que esses valores de abril possam fortalecer-se ainda mais, para que abril chegue, de uma vez por todas, a todos os portugueses”. “O povo ainda não tem os mesmos direitos, nem tem todo as mesmas oportunidades”, acrescenta.

No decorrer da sessão, duas crianças do Agrupamento de Escolas de Campo Maior – Martins Remudas e Margarida Cardoso – tiveram oportunidade de expor um pequeno texto e um poema sobre o 25 de Abril. Envolver os jovens nestas questões, garante Jorge Grifo, é importante para que estes sintam que a Assembleia Municipal “também lhes pertence”. Este acaba por ser o “pontapé de saída” para o projeto que está a ser desenvolvido pelo Município de Campo Maior, para ter, dentro em breve, uma Assembleia Municipal Jovem, para dar voz aos mais novos. “É fundamental trazermos os jovens, as crianças, para este mundo que é a política”, remata.

Passar a palavra e os 48 anos de história de democracia, em Portugal, aos jovens de Campo Maior, é também, para o presidente da Câmara, Luís Rosinha, algo muito importante, até porque caberá aos mais novos “prosseguir e levar estes valores de abril por diante”. “São 48 anos de muitas histórias e de muitos acontecimentos no nosso concelho e aquilo que, a mim hoje me apraz trazer aqui é fazer um relato daquilo que é a história do poder local democrático”, explica ainda.

“Eu venho enaltecer aquilo que homens da minha geração, os capitães de Abril, que tanto lutaram para que nós hoje tenhamos liberdade e vivemos em convivência e democracia”, revela, por sua vez, João Camélo, do grupo municipal do Partido Socialista. Espera ainda que os jovens “nunca deixem acabar o espírito do 25 de Abril”.

Presente nesta sessão solene esteve também Pedro Reis, do grupo municipal da CDU, que lembra a importância desta data e da paz a ela associada: “nunca nos podemos esquecer que o 25 de Abril foi uma revolução longa, que culminou com a paz, simbolizada pelos cravos vermelhos, colocados nas espingardas”. Para além disso, Pedro Reis recorda as conquistas de Abril, consagradas na Constituição da República Portuguesa, como a da democracia económica e política, da defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações.