InnovPlantProtect de Elvas divulga investigação de biopesticidas na Ovibeja

Já teve início a 38ª edição da Ovibeja, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, onde o certame decorre até segunda-feira, feriado nacional de 25 de Abril.

No pavilhão institucional do evento, encontra-se, entre muitos outros, o laboratório colaborativo do InnovPlantProtect de Elvas, que, através do seu stand, explica Cristina Azevedo, em representação do departamento de novos biopesticidas, procura dar a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver, sobretudo, ao nível da proteção de plantas. “Temos aqui alguns exemplos do trabalho que estamos a desenvolver na área dos biopesticidas, temos bactérias que inibem fungos patogénicos de plantas, nomeadamente doenças do arroz e do tomate”, explica.

Para as crianças das escolas, no seu stand, o InnovPlantProtect de Elvas tem disponível um microscópio, para que possam observar fungos. As atividades do laboratório, adianta Cristina Azevedo, passam por “fazer serviços, para agricultores ou empresas que tenham problemas na área da fitossanidade”. “Queremos também, no fundo, darmo-nos a conhecer a esse nível, de fazer serviços de diagnóstico”, acrescenta.

O InnovPlantProtect tem procurado “fugir dos pesticidas de origem química”, tentando, por outro lado, “arranjar alternativas mais sustentáveis e amigas do ambiente”, e é esse trabalho que, em Beja, até segunda-feira, os investigadores e colaboradores do laboratório de Elvas procuram dar a conhecer.

Esta 38ª edição da Ovibeja abriu ao público às 11 horas desta quinta-feira, 21 de abril, sendo que a inauguração oficial vai acontecer às 15 horas, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar o certame no domingo à tarde.