Cultura Inclusiva do Alentejo Central com atividades em Redondo e Évora

O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, promove uma cultura verdadeiramente inclusiva, potenciando a participação social, valorizando a expressão criativa, promovendo o acesso generalizado à cultura e capacitando agentes e organizações locais.

As Ações de Inclusão pela Cultura fazem parte de um conjunto alargado de atividades deste programa que tem como destinatários finais grupos mais expostos a situações de exclusão social, contudo, os seus conteúdos visam ainda envolver as comunidades de forma alargada, contribuindo para uma verdadeira inclusão através da cultura.

Neste contexto, nas próximas semanas, serão realizadas duas Ações de Inclusão pela Cultura que se relacionam com efemérides – 25 de abril e Dia Mundial da Dança – e que têm estado a ser desenvolvidas, respetivamente, pela Fénix – Associação dos Músicos de Redondo (na imagem) e pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), duas das várias entidades parceiras do programa Transforma que têm desenvolvido atividades nas áreas do teatro, música, narração e dança, promovendo o contacto das pessoas que têm participado nestas atividades com conteúdos culturais a elas dedicados.

No próximo dia 23 de abril, a Fénix – Associação dos Músicos de Redondo apresenta o espetáculo “Estação Abril Redondo” no Centro Cultural de Redondo pelas 21.30 horas.

Este espetáculo de entrada gratuita, representa o culminar de vários meses de trabalho com jovens dos municípios de Arraiolos e Redondo, e Idosos da ARPI Redondo, em torno do 25 de Abril de 1974 e pretende promover a valorização e registo dos testemunhos e do papel dos idosos na preservação da memória. O espetáculo cruza várias Artes Performativas como Teatro, Música e Narração Oral.

Nos dias 29 e 30 de abril, o Programa Transforma destaca as Visitas Culturais promovidas pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Dança que se celebra, precisamente, a 29 de Abril.

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) tem vindo a desenvolver ações de inclusão na vertente Dança do Programa Transforma e que decorrem em nove municípios do Alentejo Central. As atividades são essencialmente dirigidas a três grupos-alvo do Programa: idosos, crianças e jovens e pessoas portadoras de deficiência, em que algumas poderão encontrar-se em situação de isolamento social, absentismo/insucesso escolar e exclusão social.

Estes são os destinatários destas Visitas Culturais que, no âmbito do Dia Mundial da Dança, terão a oportunidade de visitar a Black Box, espaço de trabalho da CDCE, participar de um atelier com bailarinos e, finalmente, assistir a um espetáculo especificamente pensado para a ocasião.

O Transforma é programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, coordenado pela CIMAC, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Alentejo 2020, que pretende promover a inclusão social junto de populações excluídas ou isoladas, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural e de baixa densidade, envolvendo entidades locais que já têm experiência nas áreas culturais em que se foca o programa.